Você já ouviu o termo aluguel sem burocracia? Apesar de ser um assunto muito comentado no momento, nem todo mundo sabe o que esse termo quer dizer.
Pensando nisso, preparamos um artigo para tirar todas as dúvidas sobre o aluguel sem burocracia! Ah, também criamos um passo a passo completo pra você encontrar seu apartamento sem dores de cabeça!
Vamos lá? 😉
Aluguel sem burocracia: como funciona?
Esqueça aquele monte de documentos, fiadores, seguro-caução e outras palavras que chegam a dar um frio na espinha. Alugar um imóvel com menos processos e mais agilidade envolve etapas rápidas para que você pegue logo as tão desejadas chaves.
Se você já alugou um apartamento de forma tradicional, sabe que é preciso um mundo de papeladas e comprovações para só depois entrar começar a morar na nova casa. Mas se você nunca passou por isso (sorte a sua) a gente te conta como é: o primeiro passo é entrar em contato com a imobiliária e agendar um horário para visitar o imóvel que tenha as descrições do seu interesse.
Se após a visita você decidir que não era bem o que gostaria, o caminho continua e você visita outros imóveis até achar um que te agrade.
Caso você goste de alguma casa ou apartamento, vai precisar fazer um cadastro e só depois a imobiliária fará a análise de seus documentos. Ah, e precisa ter fiador, viu? Ele é a garantia de que você irá honrar com o pagamento do aluguel.
Dependendo do local, ao invés do fiador será preciso ainda o famoso cheque caução, que é um outro tipo de garantia.
E além de perder tempo correndo atrás de tudo isso, todo esse processo é lento, burocrático e pode demorar semanas. 😭
O aluguel sem burocracia é a especialidade da Luggo! E você pode virar um Lugger em 6 passos simples.
6 passos para alugar sem burocracia
1. Contato inicial
Nessa fase, você precisa acessar o site da Luggo, escolher o seu apartamento preferido e se cadastrar. Preencher as informações pedidas é essencial para iniciar o processo de locação e visitar o imóvel.
2. Visita ao condomínio
No nosso site você encontra fotos, planta e até um tour 360º que te dá uma dimensão real do tamanho do espaço. Mas se você não abre mão de conferir tudo pessoalmente, sem problemas! É só agendar a visita pelo site no melhor dia e horário pra você. Ela é totalmente gratuita e, caso surja um imprevisto, você pode reagendar do mesmo jeito rápido e simples.
E vale a pena mesmo conferir de pertinho se o apartamento é a sua cara, quais as facilidades disponíveis no local e, claro, como é o bairro e a vizinhança.
3. Análise de crédito
Essa é a etapa do aluguel sem burocracia em que surgem mais dúvidas. Por isso, primeiramente, vamos entender como ela funciona.
Basicamente, o seu perfil de crédito e a sua saúde financeira serão analisados. Como? Com base no score de crédito, que é um tipo de pontuação que mostra o resultado dos hábitos de pagamento e do seu relacionamento com o mercado.
Ou seja, quem é bom pagador, sai na frente e tem ótima pontuação!
Além disso, o seu rendimento mensal e movimentações financeiras serão analisados, apenas para comprovar se os gastos que você tem são compatíveis com a sua renda bruta e com os rendimentos declarados.
E tem como aumentar as chances de aprovação? Sim, tem! Você pode, por exemplo, buscar pessoas com um score de crédito alto para serem responsáveis pelo contrato junto com você.
Legal, né?
Aliás, você pode incluir até 4 pessoas no contrato de locação e nenhuma delas precisa morar no apartamento.
Essas pessoas servem apenas para compor a renda bruta mensal, isso significa que o valor dessa soma deve cobrir os gastos com aluguel, condomínio, IPTU e seguro incêndio.
Ah, e como você já deve imaginar, as pessoas que você escolher pra dar aquela força na renda também precisam ter o score de crédito aprovado.
Entendeu o processo? Então, bora ver quais são os documentos necessários para fazer essa análise. São eles:
➡ Nome completo
➡ Certidão de casamento, se houver
➡ Documentos pessoais como RG (ou carteira de motorista) e CPF
➡ Números do telefone celular e do telefone residencial
➡ Documentos pessoais do cônjuge, como RG e CPF
➡ Vínculo empregatício, profissão e renda mensal
➡ Nome da empresa onde trabalha, endereço completo e telefone de contato
Dando tudo certo e se sua análise for aprovada, preenchemos o contrato de locação com os seus dados e informações do imóvel, para que você possa seguir pras as próximas etapas.
E olha só: no aluguel sem burocracia da Luggo, você aluga sem precisar de fiador ou cheque caução. Acredita nisso?! 😎
4. Assinatura do contrato
Mas já?! Pois é! Aprovada a sua análise, não tem enrolação, a gente agiliza e já escreve e envia o contrato para você, via whats ou e-mail, se preferir.
Depois é com você: leia o documento com bastante atenção e cheque se todas as informações estão corretas.
Tá tudo em ordem? É só assinar e avisar a gente.
Simples, né??
Agora você já pode agendar a retirada das chaves!! Uhull!! 😍
5. Vistoria
Na Luggo, você não perde tempo. Te passamos o laudo de vistoria na hora da retirada das chaves.
Nesse documento, você vai encontrar informações sobre o estado de conservação do imóvel que você escolheu e uma vistoria completa das condições estruturais do apartamento.
Além disso, a vistoria pode conter outros dados importantes, como a descrição de objetos e utensílios que já estiverem no imóvel, caso seu apartamento for mobiliado.
E um detalhe: é mais do que recomendado visitar o imóvel nessa fase, para ter aquela garantia de que tudo está funcionando corretamente e se o laudo que recebeu está de acordo com o que você viu no apartamento.
Isso é importante porque caso você encontre algum dano ou problema no imóvel que não esteja descrito no documento, poderá ter que consertá-lo.
Fique atento 🧐
6. Mudança
Após todos os documentos assinados, chaves na mão e vistoria em ordem, o momento da mudança chegou!
Agora é só arrumar as suas malas, agendar uma data e fazer a mudança.
Tá vendo como o caminho é bem mais curto e simples na Luggo?!
Como saber quais serviços estão disponíveis no condomínio?
Com o aluguel sem burocracia, até saber informações sobre o condomínio pode ser prático e rápido!
Na página do empreendimento no site, você descobre quais são os serviços disponíveis no condomínio onde vai morar.
A maioria dos condomínios da Luggo, por exemplo, tem academia, spa, coworking e área de lazer completa.
Você ainda pode encontrar apartamentos com serviços diferenciados para facilitar o seu dia a dia, como bicicletas, carros ou lavanderia.
Olhando assim parece caro? Pois saiba que não é! Cada serviço tem seu valor e, enquanto alguns são no estilo pay per use, que você só paga se usar, outros já vêm inclusos na taxa de condomínio.
Fala aí, já viu algo assim?
E quer mais vantagem do que ter acesso a diferentes serviços sem pagar demais por isso?! É só colocar na ponta do lápis pra ver a diferença, até porque todas essas comodidades estão disponíveis para os Luggers por um preço bem abaixo do valor de mercado.
É exclusividade que você quer? ✨
Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente que te damos mais detalhes. Ah, e claro, você também pode visitar nosso site e conhecer muito mais!
Empresas também podem utilizar o aluguel sem burocracia?
Sim! Em alguns serviços de moradia atuais, as empresas também podem usufruir da praticidade do aluguel sem burocracia.
Esse é o caso da Luggo: você pode entrar em contato para que os seus funcionários possam usar o condomínio e tudo pode ser combinado de forma rápida e segura.
Mas como funciona? Bem parecido com as etapas que falamos aqui, o que muda mesmo é a listinha de documentos, já que envolve pessoa jurídica.
E é aquela história: trabalhadores felizes produzem mais e melhor. Investir na qualidade de vida dos funcionários é investir na saúde da empresa também!
Bom, depois de tudo que falamos aqui, já deu pra ver que essa forma de alugar chegou para facilitar o dia a dia: em até 24 horas você se prepara para a mudança.
Alugar seu cantinho pode, sim, ser livre de dores de cabeça.