share

Decoração

Ambiente clean: como fazer, dicas e vantagens

25/11/2021

7min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Ambiente clean: como fazer, dicas e vantagens

Você já ouviu falar de ambiente clean? Ele é uma vertente da decoração minimalista em que se faz um jogo interessante de cores para dar a sensação de ambientes maiores e sofisticados.

Quer saber mais sobre o estilo e como aplicá-lo aí na sua casa? Continue a leitura. 😉

O que é um ambiente clean?

O ambiente clean pode parecer complicado, por ser Inspirada naquele conceito de menos é mais, mas a ideia é bem simples: propor leveza e paz aos espaços.

Como? Trabalhando com cores que não cansam os olhos, evitando o excesso de elementos e flertando com o minimalismo. 

O resultado dessa mistura é um ambiente mais limpo, muito sofisticado e funcional

Imagem de uma decoração para ambiente clean, com plantas e móveis de madeira
Investir em um ambiente clean é a aposta perfeita para o conforto.

Tá, mas não é por que o ambiente clean  seja  conhecido pela suavidade e elegância que devam ser totalmente neutros, viu. Você pode explorar objetos decorativos e de diferentes cores e texturas, desde que mantenham um equilíbrio visual.

Outra grande vantagem do estilo é que ele pode ser facilmente aplicado em apartamentos e casas pequenas, inclusive, é super recomendável, já que a simplicidade da decoração passa a impressão de que os espaços são maiores. Incrível, né? 

Como aplicar a decoração clean no seu ambiente 

Curtiu e quer colocar em prática? A primeira dica é escolher uma paleta de tons neutros. Branco, cinza, bege e gelo, por exemplo, são super bem-vindos. 


Quer ousar um pouco mais? Pode também! Combinar cores mais escuras e fortes com as mais claras traz um charme a mais à composição. 

Além disso, a decoração clean te permite brincar com acessórios, como tapetes e vasos de plantas. Nesse caso, prefira estampas florais, listras delicadas e formas geométricas, elas vão dar aquela carinha do estilo na sua casa. 

Confira outras dicas logo abaixo:  

Imagem de um escritório decorado em um ambiente clean
Tons neutros e pálidos são a chave para construir um bom ambiente clean.

Dicas práticas

Para facilitar essa etapa, separamos as dicas por tópicos de atenção, abordando rapidamente o que você deve observar para acertar na decoração clean. Bora lá?

1. Cores

Tons claros e neutros são a base desse estilo porque eles passam ar de suavidade para o ambiente. 

Mas nada impede de serem combinadas com cores mais vivas. Inclusive, o contraste fica ainda mais bonito no ambiente

E quais cores escuras usar?

Imagem da objetos utilizado em ambiente clean
Aplicar cores fortes nos pontos certos traz um contraste interessante para o ambiente clean.

Cores mais escuras como preto, roxo e cores mais vibrantes, como vermelho e laranja, também caem super bem e dão aquele toque mais vivo para o ambiente, e você pode usar sem medo em sofás, almofadas e acessórios de decoração. 

Vai pintar as paredes? Então, foco nas cores mais leves hein!? Afinal de contas, são elas que facilitam o processo de harmonização dos ambientes. 

2. Iluminação

O ambiente clean valoriza o natural e a natureza. Por esse motivo, encontrar formas de aproveitar a luz natural do sol é fundamental

As cores claras por si só já ajudam a refletir a luz solar por toda a casa, mas você pode aumentar as possibilidades. Para isso, invista em janelas grandes, claraboias e cortinas em tons neutros.

Colocar espelhos pela casa também ajuda a espalhar a luz do sol de um jeito natural e ainda dão aquela sensação de ambiente chique, sabe?

Dica: coloque os espelhos em pontos estratégicos, como em frente às janelas. 🌞

A iluminação artificial não deve ficar de fora e até mesmo as cores das lâmpadas podem — e devem — ser levadas em consideração de acordo com o objetivo de cada cômodo.

Imagem mostrando objetos pendurados na parede em uma decoração de ambiente clean
Enfeites como quadros e vasos de plantas são ótimas apostas para decorar o ambiente clean.

Por exemplo, as lâmpadas amarelas ajudam a relaxar e, por isso, devem ser usadas nos quartos e na sala. Já as lâmpadas brancas ajudam muito a manter o foco e podem ser utilizadas na cozinha, no escritório e/ou em ambientes de estudo. 

3. Móveis

No início do texto, falamos que uma das características do estilo clean é valorizar a funcionalidade do espaço. Então não dá para montar toda a decoração e esquecer dos móveis, né? 

A mobília ideal aqui são as de corte reto e sem muitos enfeites. E para fazer com que eles combinem com todo o cenário, prefira móveis mais modernos. Nesse caso, as cores não precisam ser totalmente pálidas e claras, ou seja, é bem bacana explorar tons mais vibrantes. 

Quer um exemplo? Uma peça de madeira pintada em amarelo bem forte, pode encaixar muito em um espaço clean. O segredo aqui é não colorir demais, fique de olho na harmonia e evite excessos! 

Poucos objetos fazem parte de uma decoração de ambiente clean
No ambiente clean, menos é mais, mas está longe de ser sem graça.

Com relação ao material das peças, o estilo combina demais com móveis de madeira, o que atribui uma vibe sofisticada no seu ambiente.

4.Verde natural: flores e plantas

Que decoração não fica mais leve e agradável com flores e plantas, né? Então aposte nelas! Além de lindas, elas dão um aspecto mais vivo e quebram o padrão de cores claras sem ficarem de fora de toda a composição..

Plantas como suculentas, samambaias e violetas são mais recomendadas porque conseguem se adaptar facilmente dentro de casa. Mas além das plantas e folhagens, você pode explorar os vasos e arranjos como elementos de decoração. Nesse caso, explore desenhos naturais, formas geométricas e  listras.

5. Organização é tudo

Não é à toa que a proposta passa tanta tranquilidade.  Todos os itens têm seu papel para compor o projeto, mas isso de nada vai servir sem a parte prática: organização diária da casa.

Assim, para um total clean, não tem jeito, é preciso ter disciplina e se organizar para manter o lar sempre arrumado. E vale a pena, viu. 

Um fato interessante é que como esse estilo de decoração valoriza poucos objetos, fica mais fácil deixar tudo limpinho e organizado. 

Vantagens do ambiente clean

Mas fora a beleza e a modernidade, que outras vantagens o estilo agrega? Se liga:

Praticidade: um ambiente clean é muito mais prático na hora de limpar e organizar; ; afinal de contas, por evitar o excesso, dificilmente você vai acumular muitas coisas.

Bem-estar: entrar em uma casa com esse tipo de decoração transmite a ideia de cuidado e sensação de paz.

Sensação de amplitude: devido ao visual minimalista, o ambiente clean dá a impressão de que os ambientes são maiores. 

Sofisticação e elegância: os acessórios e a mobília, que têm estilo contemporâneo e simples, dão um charme a mais para o ambiente.

Leveza: as cores neutras e suaves combinadas com a composição verde trazem leveza para a sua casa.

Agora que você já conhece todos os benefícios do ambiente clean, já pode começar a criar um que se ajuste melhor às suas necessidades da sua família seguindo as nossas dicasConfira nossos empreendimentos!

Assine nossa

Newsletter