Alguma vez você já utilizou uma bicicleta compartilhada? Se por um lado os carros, motos, ônibus, trens e metrôs facilitam o dia a dia quando o assunto é transporte, por outro, chega a ser desanimador pegar as chaves para ir até o trabalho ou caminhar ao ponto de embarque, né?
Além disso, trânsito, poluição e muito estresse são alguns dos pontos negativos da vida nas cidades.
É por isso que cada vez mais pessoas têm buscado outros meios de transporte alternativos e as bicicletas são um deles, por causa de sua praticidade e inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar.
E esse é um caminho sem volta: ainda bem! Não é à toa que condomínios mais completos já contam com esse diferencial em sua estrutura, oferecendo bicicletas compartilhadas.
Não faz ideia de como isso funciona e se vale a pena trocar o carro pela bike? Então, vem com a gente entender mais sobre esse assunto.
Onde a bicicleta compartilhada surgiu?
Pegar uma bike emprestada e devolver em algum ponto da cidade. Hoje esse conceito é bastante familiar para milhares de pessoas, de diversas cidades no mundo. Mas você já parou para pensar de onde é que veio essa ideia? A gente te conta!
A primeira vez que se viu o projeto em ação foi lá na Holanda, mais precisamente em Amsterdã, em 1965, quando o vereador Luud Schimmelpennink distribuiu vinte mil bikes brancas pela cidade, que poderiam ser retiradas e devolvidas pelos moradores em qualquer bicicletário. 🚴♀
E pra que? Para reduzir o número de carros que circulavam no centro da cidade, exatamente como é hoje!
Projeto de sucesso,? Infelizmente não foi bem assim. A ideia era ótima e o projeto inovador, no entanto, a ação não foi pra frente porque a maioria das bikes foram roubadas em poucos dias de uso. 😓
Apesar disso, a iniciativa não passou despercebida, ganhou fama e inspirou ações semelhantes na cidade francesa de La Rochelle e em Cambridge, na Inglaterra.
Já no Brasil o primeiro local a receber as bicicletas compartilhadas foi a capital do Rio de Janeiro, em 2008, e atualmente elas estão espalhadas em mais de trinta cidades do país.
Bicicleta compartilhada no condomínio: quais os benefícios?
Se antes a segurança era o ponto principal da busca por condomínios, hoje isso não é mais o único diferencial observado e sai na frente quem oferece serviços que facilitem a vida. E vamos combinar, praticidade é tudo de bom!
E é por isso que condomínios mais modernos e completos seguem a tendência e já oferecem bicicleta compartilhada como meio de transporte aos moradores. Quero ver qual é a desculpa para não trocar o carro pela bike agora, hein! 😅
O mais legal dessa iniciativa é que ela facilita demais o acesso às bikes e é uma opção a mais para manter a saúde e o corpo em ordem, além de que a prática de pedalar pode ser feita por qualquer pessoa e sem limite de idade. Mais acessível, impossível!
Além disso, permite que você reúna toda a família para relaxar e se divertir no fim do dia ou aos fins de semana, em uma atividade para lá de prazerosa.
Quer ainda mais motivos para pegar a bike? :
Custos baixos
Esqueça gastos com manutenção, álcool, gasolina ou passagem de ônibus se no seu condomínio tiver bicicleta compartilhada! Isso porque o seu único trabalho será sair do apartamento e ir até o bicicletário retirar a bike. Diz aí se não é economia de tempo e dinheiro!
Além disso, pense na flexibilidade que só a bike dá: você não precisa mais fazer o mesmo trajeto toda vez que for ao trabalho, por exemplo, e nem acordar mais cedo para evitar trânsito!
É uma oportunidade também de aproveitar melhor a cidade que você mora e até conhecer pontos que, até então, você não tinha reparado.
E olha outra vantagem: pedalando você exercita todo o seu corpo! Alô musculatura! Inclusive, se inserir a prática na sua rotina diariamente, você nem mesmo precisa se matricular em uma academia.
Se nas bicicletas públicas você corre o risco de pegar alguma que esteja com problema, em condomínio isso não acontece, já que toda a estrutura do bicicletário passa por manutenções periódicas.
Mas atenção, hein, antes de sair pegando a bike, é bom conferir as regras do seu condomínio quanto ao uso delas, ok? Afinal, todos devem ter o direito de aproveitar ao máximo esse benefício.
Melhora a qualidade do ar
Se tem um meio de transporte mais amigo do meio ambiente, com certeza é a bicicleta, que, ao contrário dos carros e ônibus, não emite gases de efeito estufa.
E porque escolher a bike? Vamos lá, a conta é simples: menos veículos nas ruas = menos combustíveis fósseis nocivos jogados no ambiente. Ou seja, pegar uma bicicleta é optar por uma mobilidade ativa e sustentável. Viajar verde nunca foi tão fácil!
Sendo assim, a bicicleta compartilhada em condomínio permite que todos os moradores desfrutem de momentos de lazer sozinhos ou em família e estimula a cultura do transporte ecológico.
Melhora o condicionamento físico
A essa altura você já deve ter percebido que usar uma bicicleta compartilhada é bem mais prático do que pegar um carro ou um transporte público. Filas, gastos e estresse no trânsito, são coisas que não existem quando você vai de bike.
E não tem como falar de bicicleta sem mencionar os benefícios que ela traz para a saúde, e são vários: melhora o condicionamento físico, alivia o estresse do dia a dia e ainda tonifica pernas e braços, fortalecendo a musculatura do corpo. 💪
Além disso, a bicicleta estimula e melhora a circulação sanguínea. Sabe o que isso significa? Redução da pressão arterial, que beneficia diretamente o coração, que fará menos esforço para bombear sangue para o corpo.
E você sabia que o ciclismo acelera o metabolismo, fazendo com que o colesterol ruim seja eliminado rapidamente do organismo? Pois é! Pedalar ajuda a queimar as gordurinhas de maneira rápida, prazerosa e sem sofrimento.
Quer manter a pele saudável? Coloque a pedalada na sua rotina! Andar de bicicleta contribui para o rejuvenescimento da pele ao liberar toxinas através da transpiração.
E olha só, esses benefícios não ficam só na pele, viu? Eles chegam até o sistema imunológico, que também se fortalece com a prática de exercícios físicos, o que ajuda a barrar os ataques de vírus e bactérias no organismo.
Tá vendo como os condomínios que possuem bicicletas compartilhadas promovem o bem-estar e qualidade de vida aos moradores? Vale a pena morar em um lugar assim, né?
Bicicletas compartilhadas são fáceis de usar
A bicicleta compartilhada é um sistema simples e fácil de usar. Os moradores não precisam se preocupar com a manutenção e sempre terão acesso a um equipamento novo e moderno. Segurança é tudo!
Além disso, condomínios com ciclovias e bicicletas compartilhadas ajudam os moradores a entender e a respeitar os direitos dos ciclistas, o que torna as cidades mais seguras para todos.
Afinal de contas, fica mais fácil entender as coisas quando você passa por algo parecido. 😊
Como inserir a bicicleta compartilhada na rotina?
Depois de todos esses benefícios, dá vontade de sair pedalando por aí agora mesmo, né? Mas a gente sabe que no início pode ser difícil incluir a bike compartilhada na rotina.
A boa notícia é que é possível inseri-la no seu dia a dia, fazendo algumas adaptações, de acordo com a sua necessidade, claro, e pode ter certeza: valerá a pena o esforço!
Confira então, algumas dicas para incluir a bicicleta compartilhada na sua agenda:
Comece com pequenos trajetos: vai dar um pulo no mercadinho ou na farmácia? Vá de bicicleta! Além de tornar o trajeto muito mais rápido, de quebra você vai criando o hábito e inserindo ela na sua rotina. 🚵♀
Use roupas leves e confortáveis: isso ajuda a garantir que não ocorra problemas tanto para o seu bem-estar quanto para sua segurança. Afinal, roupas pesadas não são as melhores aliadas para exercícios físicos.
Cuidado com mochila e bolsa: para a sua segurança, caso você saia para pedalar e leve mochila ou bolsa, mantenha-a próxima ao seu corpo, de preferência na região do tronco. Parece bobo, mas fazer isso deixa as pernas e braços livres, evitando acidentes.
Monte um kit de higiene pessoal e primeiros socorros: você não precisa carregar uma mala de viagem, mas contar com aqueles itens básicos para uma emergência podem salvar a sua vida em algum momento. Se quer ainda mais praticidade, já deixe um kit montado e procure não tirar ele da sua bolsa ou mochila.
Evite trajetos difíceis: quanto mais sofrido for usar uma bicicleta, mais motivos você terá para desistir dela. Então, pelo menos no início, prefira os trajetos menos pesados e, aos poucos, vá conquistando novos espaços! 🎯
Estipule metas e se dê recompensas: a gente sabe o quanto criar disciplina é difícil, ainda mais para fazer exercícios físicos. Então, que tal você estipular algumas metas para começar? Você pode deixar dias e horários fixos para dar aquela voltinha.
Cumpriu o combinado? Se dê uma recompensa: seja dormindo um pouquinho a mais, assistindo aquela série que você adora ou pedindo a sua comida preferida. Você merece! 🏆
Bicicleta compartilhada nos condomínios da Luggo
A Luggo nasceu para facilitar a vida dos moradores. É por esse motivo que os condomínios contam com o máximo de conforto e serviços diferenciados para tornar sua rotina muito mais produtiva, prática e melhor!
Coworking, lavanderia e bicicletas compartilhadas são só alguns dos benefícios que fazem parte dos nossos empreendimentos. Sem contar, é claro, com toda a segurança e modernidade que os Luggers merecem!
Diz aí se não vale a pena investir na sua qualidade de vida?
E então? Tá convencido do quão bom é poder usar uma bike compartilhada? Clique aqui e aproveite muitos outros diferenciais que a Luggo oferece!