Você já pensou em morar em um condomínio fechado? Muita gente escolhe esse tipo de moradia para viver em um espaço com mais qualidade de vida, conforto e segurança.
Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, explicaremos quais são os benefícios de morar em um condomínio fechado e quais as diferenças entre esse tipo de moradia e o loteamento.
Vamos lá? Acompanhe! 😉
Afinal, o que é um condomínio fechado?
Condomínio fechado é um espaço que conta com prédios, casas e, algumas vezes, com os dois. Para morar nesse tipo de imóvel, o interessado compra a chamada fração ideal.
Nessa pequena parte do empreendimento estão inclusas as áreas de uso comum como ruas e a área de lazer, e as de uso privativo, ou seja, o apartamento em si.
Beleza. Mas o que isso significa?
Basicamente, isso quer dizer que quem compra um imóvel é dono de uma unidade residencial, que pode ser um apartamento ou casa, e também das áreas de uso comum e que são divididas conforme a fração ideal de cada um.
Qual a diferença entre condomínio fechado e loteamento fechado?
Simples: em condomínios fechados toda a propriedade é privada, desde as unidades até as áreas comuns, já em loteamentos fechados a área das construções é totalmente pública.
O que isso quer dizer? Bom, nos loteamentos as ruas e a estrutura física pertencem à prefeitura do município. Por isso, qualquer pessoa pode circular pelo local e só o imóvel é privativo.
Mas não significa que isso aconteça na prática, já que é bem comum que os loteamentos tenham o suporte de uma portaria para fazer o controle do fluxo de pessoas e de veículos. 🚗
E olha que curioso: para fechar um loteamento, os moradores precisam de permissão da prefeitura.
Isso significa que essa autorização pode ser revogada a qualquer momento, fazendo com que esse investimento não valha tanto a pena como ter um apartamento em condomínio fechado. 😬
Outra característica do loteamento é que ele é administrado por uma associação que cuida das ruas, da manutenção de parques, ciclovias e da limpeza. Só que para garantir que esses serviços sejam feitos, os moradores pagam uma taxa que não é obrigatória, já que se filiar a associação é opcional.
No caso de quem mora em condomínio fechado, esse morador adquire não só a fração de terras, mas também outros benefícios de uso comum, como playgrounds, quadras e jardins, por exemplo.
E quem administra tudo isso? Os síndicos! Eles são os responsáveis por gerir os condomínios, cuidando desde a parte estrutural do prédio até a resolução de conflitos que acontecem no dia a dia.
Dependendo do condomínio, você pode encontrar um morador assumindo essa função ou o síndico pode ser um profissional contratado para cuidar desses assuntos.
Quais as vantagens de morar em um condomínio fechado?
Os condomínios fechados atendem duas das principais necessidades dos moradores: praticidade e segurança. Isso por si só torna esse tipo de imóvel um dos queridinhos dos brasileiros.
Mas tirando isso, há outras vantagens que só quem mora em condomínio consegue aproveitar. Entre elas, estão:
Maior controle sobre o orçamento
Se você mora em uma casa independente e não é muito disciplinado com as finanças, sabe que é difícil acompanhar certinho os gastos do mês, porque eles podem variar demais. 💸
O mesmo não acontece em um condomínio fechado, já que os serviços são divididos entre todos os apartamentos. Dessa forma, os gastos não pesam demais no bolso de ninguém e todos podem aproveitar igualmente a vida nesse lugar tão especial.
E fica bem mais fácil ter controle sobre o orçamento quando o valor do condomínio é fixo e ainda conta com um fundo de reserva para emergências (aquele sustinho com gastos inesperados no fim do mês? Nunca mais!).
A história é diferente para quem mora em loteamento fechado: todas as despesas e reparos são pagos pelos proprietários das casas.
Como não é comum pensar em um fundo de emergência, sempre que um portão quebrar ou a rede elétrica der pane, o morador arca com os custos sozinho, o que pode significar um rombo no orçamento. 😓
Oportunidade de fazer amigos
Você sabia que morar em um condomínio fechado é ideal para quem quer apostar em novas amizades?
As áreas compartilhadas incentivam o convívio e muitos moradores acabam se reunindo para uma tarde de jogos ou para o happy hour. Realmente, quem mora em um condomínio pode criar afinidades com os vizinhos e desenvolver um grande sentimento de comunidade.
Você sempre terá ajuda para resolver os problemas do dia a dia, como trocar uma lâmpada, ligar para o chaveiro ou pedir uma xícara de açúcar emprestada para adoçar o cafezinho da tarde.
E se você tiver filhos, é ainda melhor! Condomínios fechados são ambientes incríveis para a criançada fazer novos amigos, brincar e praticar algum esporte nas áreas comuns, o que é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos.
Menos gastos com manutenção
Com a correria da rotina, fica difícil encontrar tempo para deixar a casa totalmente em ordem, não é? E aqui está outra vantagem da vida em condomínio: o síndico.
Contar com a liderança do síndico proporciona mais organização e garante que a estrutura do condomínio seja mantida e preservada, pois é ele quem fiscaliza os serviços de limpeza e verifica o que precisa de reparação ou reforma.
Por isso, se a piscina não estiver limpa e se as áreas comuns não puderem, por algum motivo, serem usadas, você já sabe com quem conversar.
E de onde vem o dinheiro para essas manutenções? Da taxa de condomínio!
Exatamente por esse motivo é importante que todos os trabalhos feitos no prédio sejam anotados no livro do condomínio. Assim, os moradores podem acompanhar de pertinho o que está em andamento e onde o seu dinheiro é aplicado. 🧐
Segurança para você e para sua família
Tranquilidade faz parte da rotina de quem mora em um condomínio fechado. Isso porque o espaço tem câmeras de vigilância, porteiro 24 horas e portões automáticos. Claro, quem mora em uma casa em um loteamento pode ter acesso a esses equipamentos de segurança, também; o problema é que tudo isso custa muito caro. 😰
Então, se você quer morar em um ambiente seguro sem gastar demais, considere escolher um apê em um condomínio fechado.
Áreas de lazer
Por conta do espaço, geralmente os quintais são os locais adequados para as crianças brincarem ou para você fazer aquela social com os amigos, não é?
Mas nem todas as casas têm uma área de lazer, o que faz com que as famílias adotem outras alternativas para os pequenos brincarem e para os adultos se divertirem.
O mesmo acontece com os loteamentos, alguns até contam com espaço de recreação, mas quando eles existem costumam ficar cheios demais.
Já o condomínio fechado tem áreas de lazer, com locais próprios para os pequenos ou para fazer uma resenha com os chegados, por exemplo. Alguns empreendimentos contam até com sauna, piscina e academia!
O espaço ainda pode ter área verde, onde você pode caminhar, correr ou andar de bicicleta (perfeito para quem quer, finalmente, tirar a roupa fit do guarda-roupa!).
Mais privacidade
Sabe aquelas visitas inesperadas ou vendedores que batem insistentemente na sua porta? Esqueça!
Em um condomínio fechado, as pessoas só entram quando se identificam na portaria e são autorizados por você, te garantindo mais privacidade e segurança.
Aumento da qualidade de vida
Depois de todos esses benefícios que a gente pontuou, diz aí se quem mora em condomínio não vive bem melhor?
Com todas essas vantagens em um só lugar, a vida nesse tipo de imóvel é menos estressante, o que te dá mais chances de desfrutar momentos únicos em família e com amigos.
Tá preparado para viver bem? Entre em contato com a Luggo e alugue um apê completo em condomínio fechado e, melhor, sem burocracia! Estamos em 10 cidades, com 23 empreendimentos e com certeza um deles é perfeito pra você!