A aposentadoria é uma das etapas mais importantes da vida: é hora de desacelerar, colocar a leitura em dia e desfrutar de um pouco de paz e tranquilidade ao lado daqueles que tanto amamos.
Por isso, é importante saber quais são as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil e, assim, escolher o local que mais se ajuste às suas necessidades e de sua família.
Pensando nisso, preparamos um ranking com alguns locais que atraem a população mais vivida do país por serem seguros e terem boa infraestrutura e bons serviços de saúde. Confira!
Como escolher onde morar quando se aposentar?
Não sabe onde morar quando se aposentar? Nesse momento da vida, não é mais necessário acordar cedo para o trabalho, sobrando tempo para longas caminhadas ao ar livre, ir ao cinema, ao teatro e aproveitar a vida cultural. Isso tudo, sem abrir mão de conforto, segurança e bem-estar.
Conheça os indicadores mais avaliados para escolher as melhores cidades para aposentados morarem no Brasil:
Segurança e tranquilidade
- Número de assassinatos por número de habitantes;
- Mortalidade por causas não naturais;
- Número de assaltos por habitantes;
- Endividamento do município;
- Carga tributária.
Saúde
- Óbitos por doenças respiratórias, endócrinas, circulatórias e por causas externas;
- Número de leitos hospitalares por habitante;
- Profissionais que atuam na área da saúde;
- Procedimentos ambulatoriais;
- Clínicas médicas e hospitais;
- Cobertura vacinal.
Economia
- Qualidade de vida para as pessoas com mais de 60 anos;
- Representatividade da população de idosos;
- Capacidade de consumo de aposentados;
- Vulnerabilidade social dos idosos;
- Segurança financeira dos idosos.
Lazer e cultura
- Oportunidade de aprendizado entre idosos;
- Engajamento cívico de idosos;
- Promoção das relações afetivas;
- Conectividade.
Melhores cidades para aposentados morarem no Brasil: confira a lista!
Entre as melhores cidades para envelhecer com tranquilidade e qualidade de vida, vale destacar:
1. Curitiba
Curitiba, a capital do Paraná, ocupa a 10ª colocação entre as cidades brasileiras com melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Tranquila, arborizada e com infraestrutura de primeiro mundo, Curitiba também se destaca em saúde e educação. Quem gosta de pedalar pela cidade com certeza vai se adaptar rápido, já que o município conta com uma ciclovia de mais de 200 km.
Já quando o assunto é Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDH), Curitiba é destaque por ter bons profissionais e estabelecimentos de saúde, atendendo toda a população.
Quer morar em Curitiba com conforto e qualidade de vida? O Luggo Ecoville, o Luggo Lindóia e o Luggo Rebouças ficam perto de tudo que você precisa e contam com unidades mobiliadas, ideais para quem quer se mudar rapidamente!
Conheça melhor os condomínios da Luggo em Curitiba!
2. São Caetano do Sul
Não é surpresa para ninguém que São Caetano do Sul esteja na lista das melhores cidades para aposentados morarem no Brasil. Localizada a 15 km da cidade de São Paulo, tem o melhor IDHM do país.
Nesse sentido, a cidade tem boa infraestrutura, sistema de saúde especializado e atividades culturais voltadas para todas as idades como cinemas, teatros, parques e museus. Em São Caetano só fica em casa quem quer!
A cidade ocupa a terceira posição no IDL, pois seus moradores têm alta expectativa de vida. Além disso, é a segunda maior população do país com mais de 60 anos.
3. Vitória
Vitória, a capital do Espírito Santo, é uma cidade litorânea com boa infraestrutura, sistema de saúde eficiente e opções culturais como teatros, casas de show, parques e cinemas. Quem ama praias vai amar morar na cidade que tem praias limpas e tranquilas.
Tem o 4º melhor IDHM do país e um bom IDL, por ter poucos óbitos por doenças infecciosas e por doenças do sistema circulatório. Foi eleita a segunda melhor cidade para um aposentado morar no Brasil, onde é possível aproveitar o dia a dia com sua infraestrutura de ponta.
4. Campinas
Campinas é a maior cidade do interior de São Paulo e se destaca por ser tranquila e segura. Sua população diversificada conta com boa infraestrutura, rica oferta cultural e boas opções acadêmicas.
De fato, a cidade abriga algumas das instituições mais renomadas do país, como a Unicamp e a PUC-Campinas. Outro ponto importante são as opções de lazer: o Museu de Arte Contemporânea, o Jockey Club Campineiro e o Bosque dos Jequitibás são alguns dos espaços mais frequentados.
Quem ama gastronomia também encontra ótimas opções nessa cidade, repleta de cafés, bares e restaurantes. Porém, se você é o tipo de pessoa que prefere passeios ao ar livre, também há muitas opções de trilhas e parques. No panorama do IDHM, Campinas ocupa a 28ª posição entre as 5.565 cidades brasileiras.
Quer morar em Campinas com qualidade de vida e tranquilidade? O Luggo Parque Industrial, Luggo Mansões e o Luggo Cenarium são unidades mobiliadas que contam com tudo que você precisa, perfeitos para entrar e morar!
Leia também: Guia completo para quem deseja morar em Campinas!
5. Santos
Santos atrai um grande número de aposentados devido a sua proximidade com a cidade de São Paulo. O clima ameno, as belas praias, os serviços médicos de qualidade e a boa infraestrutura estão entre os principais destaques da cidade.
O município tem o 6° melhor IDL do país, contando com o maior número de idosos do país e a 3º menor parcela de pessoas amparadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) — assistência destinada a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda.
6. Porto Alegre
Localizada na região sul do Brasil, a cidade de Porto Alegre oferece boas opções de ensino, tanto técnico como superior, e bons profissionais na área de geriatria e gerontologia.
Outro destaque é o clima ameno, que permite a prática de atividades ao ar livre durante o ano inteiro, e também há boas opções culturais, como a Casa de Cultura Mário Quintana, Fundação Iberê Camargo e o Farol Santander.
Porto Alegre tem o melhor IDH do Rio Grande do Sul e oferece aos moradores boas opções de trabalho e estudo, sendo classificada pela ONU como a melhor metrópole do Brasil para viver.
Quer morar em Porto Alegre com tranquilidade e conforto? O Luggo Jardim Carvalho é a opção ideal para se mudar facilmente, com unidades mobiliadas e infraestrutura completa!
Leia também: Guia da cidade de Porto Alegre para passear, morar e viver!
7. Florianópolis
Floripa, a Ilha da Magia, é uma das melhores cidades para aposentados morarem no Brasil, contando com várias áreas de proteção ambiental e o maior potencial de desenvolvimento urbano do país. Ideal para que ama gastronomia e lindas praias.
Além disso, Florianópolis ocupa a 3ª posição na lista de cidades com melhores IDHM do país. Já o IDL se destaca por ter um grande número de profissionais com curso superior e a 3ª cidade com maior expectativa de vida do país.
8. Lauro de Freitas
A cidade baiana tem a cara de interior com as facilidades dos grandes centros urbanos. Como fica bem perto de Salvador, os moradores podem visitar a metrópole sempre que precisarem.
Lauro de Freitas tem amplo serviço de saúde, casas de shows e centros comerciais, além de boas escolas e faculdades.
O maior destaque da cidade é o litoral que abriga três praias: Ipitanga, Buraquinho e Vilas Atlântico, que contam com piscinas naturais e boa infraestrutura. A região também abriga rios, cachoeiras e resquícios de Mata Atlântica.
Quer morar em Lauro de Freitas com alta qualidade de vida? O Luggo Vilas Parque conta com unidades mobiliadas e infraestrutura completa, para quem quer morar em uma cidade segura e tranquila!
Agende sua visita e conheça melhor esse empreendimento!
Cidade grande ou pequena?
Ao escolher uma das melhores cidades para aposentados morarem no Brasil, há quem prefira cidades grandes e quem não abra mão das localidades menores.
Cidades pequenas, em geral, são mais seguras. No entanto, algumas cidades grandes, como Curitiba, tem baixa incidência de crimes comuns, como assaltos, furtos e sequestros.
Outra vantagem das cidades pequenas é que, praticamente, não há trânsito. Assim, o acesso às diferentes regiões é mais simples e rápido. Além disso, dá para se locomover de carro ou de bicicleta.
Entretanto, quando o assunto é programação cultural, as cidades maiores têm mais opções de restaurantes, cinemas e teatros. Além disso, recebem mais shows e atrações culturais. Por outro lado, as pequenas são mais tranquilas, o que tende a ganhar pontos de quem ama sossego e tranquilidade.
Cidades litorâneas
Cidades litorâneas são boas opções para quem se aposentou. A proximidade do mar proporciona a possibilidade de praticar esportes aquáticos ou a beira-mar.
Estas atividades melhoram a qualidade do sono e previnem doenças crônicas, como diabetes e pressão alta.
Vantagens de morar em condomínios
Pronto! Agora, você sabe quais são as melhores cidades para aposentados morarem. Quer ainda mais facilidade e segurança no seu dia a dia?
Quem mora em um condomínio residencial tem serviços on demand como lavanderia, mercadinho e academia. O espaço é acessível e conta com uma comunidade participativa e engajada.
A Luggo se preocupa em garantir a qualidade de vida dos moradores, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e espaços de lazer que garantem mais qualidade de vida! Agende sua visita!