share

Inspirações e DIY

Conheça as cidades do chocolate no Rio Grande do Sul

4/07/2023

8min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Conheça as cidades do chocolate no Rio Grande do Sul

O chocolate no Rio Grande do Sul atrai turistas de todo o mundo para essa região do país. E não é para menos: os doces são produzidos de forma artesanal, com cacau selecionado. Além de saborear diferentes tipos de chocolate, ao visitar a região, os turistas aprendem sobre a história e acerca do processo de produção do doce. 

Que tal arrumar as malas e embarcar nessa viagem cheia de sabor? Conheça algumas cidades do chocolate no Rio Grande do Sul e monte o seu roteiro!

Por que os chocolates gaúchos são especiais?

A história do chocolate no Rio Grande do Sul teve início nos anos 70 quando o porto-alegrense Jayme Prawer abriu uma fábrica artesanal batizada com o seu sobrenome, inspirada nos chocolates de Bariloche, na Argentina.  

O modelo de negócio e o doce sabor do chocolate inspiraram outras famílias a criarem marcas próprias na região. A produção expressiva começou a atrair pessoas de todo o mundo, que se apaixonaram rapidamente pelo chocolate do Rio Grande do Sul. O sucesso se deve em grande parte a excelente qualidade dos doces e pela produção artesanal, que segue a tradição dos colonos.

Chocolates de Gramado

Gramado é um dos locais mais procurados por quem ama chocolate no Rio Grande do Sul. Isso se justifica pela variedade de itens ofertados e pelo modo caseiro de fabricação. A temperatura média anual na cidade é de 18º, ou seja, mesmo durante o verão, saborear as delícias produzidas nas inúmeras chocolaterias da cidade é uma experiência com a cara da Europa.

Entre os melhores lugares para experimentar os chocolates artesanais de Gramado, vale destacar:

Prawer Chocolates

Fundada em 1975 pelo empresário Jayme Prawer, a Prawer é a primeira fábrica de chocolate no Rio Grande do Sul de produção artesanal. A loja vende chocolates finos em diferentes formatos e sabores: são mais de 250 itens que podem ser saboreados com sorvetes deliciosos. 

Uma boa dica é aproveitar a visita à cidade para conhecer a loja que oferece uma experiência sensorial única e a chance de provar algumas das delícias que a fábrica produz. As visitas acontecem de segunda a sexta, de manhã e à tarde. 

Balcão interno da loja Prawer Chocolates, com diversas vitrines de de chocolates à vista.
Vivencie diversas experiências açucaradas nas cidades do chocolate do Rio Grande do Sul! / Créditos: foto de Prawer Chocolates via Facebook

Lugano

A Lugano se inspira no método europeu de produção de chocolates. As lojas são lindas e, além de chocolates, vende bebidas preparadas com café e cacau, como o chocolate quente com chantilly. A fábrica, que produz 300 toneladas de chocolate por mês, recebe visitas de segunda a sexta.  

Em 2015, a marca inaugurou o Mundo de Chocolate, que exibe réplicas açucaradas da Grande Muralha da China, do Taj Mahal e da Torre Eiffel, por exemplo. O parque temático tem mais de 200 peças, espalhadas por 3 mil metros quadrados. Esse passeio delicioso dá direito a uma degustação farta. 

Chocolate Planalto 

Entre as lojas de chocolates no Rio Grande do Sul, a Planalto se destaca por oferecer aos visitantes um verdadeiro complexo de opções, onde dá para saborear bebidas, cafés, lanches, sorvetes, e, é claro, uma enorme variedade de chocolates.

No andar de cima, os turistas descobrem como é fabricado o chocolate branco e as outras delícias vendidas na Planalto, como os bombons recheados com passas e banana. A loja fica na Avenida Borges Medeiros, parte do roteiro do Natal Luz da cidade e, por isso, fica sempre cheia nessa época do ano.

Chocolates de Canela

Canela é outro destino procurado por quem ama chocolate no Rio Grande do Sul. Além de degustar os doces, os turistas aprendem sobre a história da iguaria e acerca do processo de produção dela. As chocolaterias mais conhecidas da cidade são as seguintes:

Florybal

Florybal é um dos lugares mais encantadores da Serra Gaúcha e une a doçura do chocolate à magia das histórias infantis. A loja é repleta de criaturas saídas dos contos de fada e cenários temáticos parte de histórias como Floresta Encantada, A Fantástica Fábrica de Chocolate e João e Maria.

Fachada da Casa de Chocolates Florybal, com a estátua de um mago em frente à estrutura decorada.
Para quem visita a Florybal, a aventura vai além do paladar / Créditos: foto por documentodeviagem.com 

A fábrica tem um parque temático: a Terra Mágica de Florybal, onde há atrações exclusivas para adultos e crianças. São mais de 6 mil metros quadrados onde os visitantes podem assistir a espetáculos musicais e se deliciar com mais de 500 tipos de doces.

Caracol

Entre as marcas de chocolate no Rio Grande do Sul, a Caracol se destaca por ser uma das mais criativas. A fábrica produz barras rústicas de chocolate de sabor único e iguarias surpreendentes, como o queijo de gorgonzola com chocolate branco.

Na fábrica da Caracol, os visitantes descobrem quem inventou o chocolate e como ele se espalhou mundo afora. Também podem criar receitas únicas de chocolate na mini-fábrica dentro do Reino do Chocolate. Já quem gosta de café pode visitar a famosa Cafeteria Caracol. Inspirada no filme Alice no País das Maravilhas, o lugar tem decoração composta por xícaras gigantes e guloseimas típicas da região, entre elas está o Apfelstrudel (doce austríaco feito de uma massa fina e crocante, recheado com maçã, canela, passas e nozes).

Outro ponto alto da Caracol é a loja de chocolates que transporta os visitantes para mundos mágicos repletos de personagens encantadores, como a bailarina Cacau e o soldado Chocolito. Ao final da visita, o Urso Caramelo aguarda os visitantes para contar segredos da fabricação de chocolate e pra oferecer lanches e um delicioso chocolate quente.

Eriel Chocolates

A chocolateria fica no centro da cidade de Canela, bem perto da Catedral de Pedra. As barras de chocolate são grandes e tem nomes diferentes como “tia”, “cunhado” e “superpai”. Outras opções para os visitantes são chocolate cremoso, ramas, trufas, bombons e sorvetes com cobertura artesanal.

E o melhor de tudo: a Eriel tem preços bastante acessíveis! A barrinha de chocolate é vendida por, em média, R$ 5.

Chocolates de Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Diversos tipos de chocolates alinhados em cima de uma mesa.
Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos não ficam para trás quando o assunto é chocolate / Créditos: foto por Freepik

Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos também contam com deliciosas fábricas de chocolate. Olha só:

Mondê Chocolates

A Mondê Chocolates é uma das primeiras fábricas de chocolate do Vale dos Vinhedos e se destaca na produção de chocolates inspirados na Bélgica. Tem ainda linhas diet, sem lactose, sem glúten, 70% e 80% cacau, e trufas de vinho, champagne ou cachaça.

A chocolateria conta com Espaço Kids e oferece aos visitantes inúmeras apresentações musicais.

Devorata 

A chocolateria está em dois endereços: uma das lojas fica em frente à Cooperativa Garibaldi e a outra, ao lado do Vallontano Risoteria e Café. As lojas são parada obrigatória para quem quer comprar um doce ou algumas lembranças de viagem. Alguns dos itens mais vendidos são as barras trufadas, a barra de chocolate meio amargo e a trufa de champagne.

Benevento Chocolate & Café

O Benevento Chocolate & Café é um  estabelecimento com inspiração italiana. Os produtos vendidos na loja são exclusivos, tendo como estrela principal o cacau, matéria-prima do chocolate. O processo de produção segue o modelo bean to bar, ou seja, os frutos são selecionados para garantir a maior qualidade possível. 

Pote cheio de Nibs de chocolate, em cima de uma mesa de madeira.
Desfrute do prazer do chocolate, mesmo com restrições alimentares! Todos podem encontrar uma opção deliciosa / Créditos: foto de 8photo por Freepik

O cacau utilizado na fabricação é colhido em fazendas do Pará, passando posteriormente pelo processo de fermentação e secagem. Já na Serra Gaúcha, no ateliê do proprietário, há a seleção de amêndoas. Depois disso, os grãos são torrados e descascados para se obter o famoso Nibs, um chocolate em forma mais pura e menos processada.

Além do chocolate, a marca tem cafés especiais, tortas e doces em opção diet, para veganos e alérgicos a glúten.

Todas essas cidades ficam a apenas duas horas de Porto Alegre, por isso, quem mora na cidade e ama chocolate no Rio Grande do Sul não pode perder a oportunidade de experimentar todas essas delícias.

O Blog Luggo te ajuda a viver bem! 

Gostou do conteúdo? O Blog Luggo te ajuda com essas e mais dicas toda a semana. Saiba o que mais fazer no Rio Grande do Sul!

Assine nossa

Newsletter