Jogar lixo na lixeira é uma regra que a gente aprende quando é criança, mas parece que algumas pessoas esquecem da importância dessa orientação.
O descarte de resíduos afeta áreas óbvias, como o meio ambiente, e outros setores que nem imaginamos. A Economia é um deles.
Vamos aprender mais sobre a regrinha de jogar lixo na lixeira?
4 pontos positivos de descartar resíduos do jeito certo
Metais na lixeira amarela, papéis na lixeira azul, vidros na lixeira verde e plásticos na lixeira vermelha.
Colocar os resíduos nos recipientes para reciclagem leva pouco tempo, mas transforma o condomínio e o entorno dele.
Confira!
1. Crescimento econômico
A Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) compartilhou que o Brasil perde R$ 14 bilhões anualmente com o descarte errado de resíduos recicláveis.
Imagina o que dá pra ser feito com todo esse dinheiro? As áreas da educação, da saúde e do trabalho poderiam ter mais recursos para oferecer serviços melhores à população!
O lixo que você descarta corretamente pode mudar vidas.
2. Preservação do meio ambiente
O último Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) mostrou que 50% das cidades brasileiras descartam resíduos em lixões. Esses espaços promovem a contaminação do solo, da água e do ar.
A poluição gerada pelo despejo incorreto de lixo transforma paisagens lindas em cenas dignas de filme de terror. As areias das praias ficam cinzas, os rios se tornam impróprios para banho, o ar parece pesado pra respirar e por aí vai.
Quando seguimos o conselho que ouvimos na infância, evitamos danos à natureza: lugar de lixo é no lixo.
3. Controle sobre mudanças climáticas
Ninguém precisa ser cientista para perceber que o tempo está muito diferente do que era. Faz calor no inverno, faz frio no verão e, parte disso, tem a ver com o descarte incorreto de lixo.
Nos aterros sanitários e nos lixões, o gás metano dos resíduos são queimados pra evitar explosões. A medida de segurança é ruim para o meio ambiente porque libera gás carbônico, que acelera o efeito estufa.
Quem recicla e reutiliza materiais contribui para o controle das mudanças climáticas. Menos resíduos em lixões é igual a um nível menor de gás carbônico no ar.
4. Valorização do condomínio
A limpeza é super importante pra gente se sentir bem e querer estar em determinado lugar.
Condomínios costumam ter equipes para manter as áreas comuns limpas, mas essa tarefa também é responsabilidade dos moradores.
A consciência de todos em prol do descarte correto de resíduos faz o condomínio ficar conhecido por ser “um brinco”, como diriam as nossas avós. 😁
Como descartar resíduos?
Jogar o lixo fora do jeito certo é uma atitude simples que traz muitos benefícios.
Compartilhamos 3 dicas para deixar as coisas ainda mais fáceis para você!
1. Separe os tipos de resíduos
O primeiro passo do descarte correto é definir o que é reutilizável, reciclável, lixo orgânico e sólido.
Celulares, bateria e pilhas não entram nessa relação porque precisam ser descartados em pontos de coleta específicos.
2. Limpe os resíduos
Muitos materiais sujos acabam sendo classificados como “não recicláveis” por estarem contaminados!
Limpar os materiais é garantia de que eles vão fazer parte de um ciclo de descarte sustentável. Lave bem caixas de leite, garrafas de vidro, entre outros recipientes. 😉
Ah, secar os resíduos também é essencial! Os materiais molhados atraem hospedeiros de vírus.
3. Coloque os resíduos no lugar certo
Chegou a parte mais fácil do processo sustentável de descarte do lixo!
Em locais que há coleta seletiva dá pra colocar os resíduos nas lixeiras externas nos dias de passagem do caminhão da prefeitura.
O ecoponto é outra opção pra ajudar a preservar o meio ambiente. O espaço tem capacidade para armazenar resíduos grandes, como móveis, e também permite o despejo de itens recicláveis.
O Luggo Cipreste, em Belo Horizonte, tem um Abrigo de Resíduos Sólidos (ARS), um lugar onde os moradores descartam o lixo sem precisar sair de casa.
Saiba mais sobre os nossos condomínios!