share

Decoração

Decoração de apartamento pequeno: dicas para ampliar o espaço

3/03/2022

13min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Decoração de apartamento pequeno: dicas para ampliar o espaço

Você sabia que morar em um apartamento pequeno não precisa ser um problema e nem uma dor de cabeça? Afinal, com as dicas certas de decoração de apartamento pequeno, você consegue ganhar mais espaço e aconchego. 😍

Isso significa que usando os móveis, as cores e os detalhes certos, seu apartamento pode parecer maior e ficar ainda mais funcional, deixando sua rotina prática e simples. 

Se você pensou que parece muito complicado conseguir tudo isso, saiba que a gente separou dicas fáceis para você colocar em prática hoje mesmo. 

Confere aí, porque não tem nada de mágica!

Como decorar um apartamento pequeno?

Explore na decoração coisas que te agradam e transmitam a sua personalidade.

Você já pensou em como a decoração de apartamento pequeno é extremamente importante? 

Porque, se ela não for pensada adequadamente, você poderá acabar com um ambiente que pareça ainda menor e sufocante. O que está totalmente fora do que você deseja, certo?

Então, antes mesmo de comprar algum móvel ou tinta para pintar as paredes, lembre-se de que é importante planejar os ambientes. 

Para isso, meça todos os cômodos, avalie a luminosidade, analise quantas janelas há no espaço e onde elas estão localizadas, verifique a quantidade de tomadas e, claro, pense no seu estilo.

E veja só, não há limites quando se fala em estilo decorativo! Ou seja, todos os estilos funcionam super bem para ambientes pequenos. 😃

É claro que, em alguns, você terá que fazer algumas adaptações. Mas é possível ter um apartamento pequeno e super moderno, ou com uma pegada mais vintage e até com detalhes rústicos, lembrando uma deliciosa casinha no campo.

Não sabe seu estilo? Bom, comece pensando nas suas características e na personalidade de outras pessoas que moram com você: Vocês são aventureiros? Desejam um apartamento confortável e cheio de boas lembranças? Amam plantinhas? Adoram animais? Todos esses pontos devem estar presentes no seu décor, criando um cantinho cheio de afeto e único.

Além disso, é importante pensar na funcionalidade. Um imóvel pequeno precisa ser prático. E a praticidade depende da sua rotina. 

Se você ama cozinhar, é importante dar atenção especial à cozinha, com uma bancada que permita trabalhar adequadamente e bons armários, ajudando a organizar todos os objetos e utensílios.

Assim, tudo começa com um bom projeto e muito planejamento. Depois dessa etapa, você já pode colocar em prática as dicas que separamos logo abaixo  😉

Decoração de apartamento pequeno: dicas para ganhar mais espaço

Use e abuse das nossas dicas e perceba como melhorar a sua decoração de apartamento pequeno!

Independente do estilo que você escolher para decorar seu apartamento pequeno, existem algumas dicas e truques que fazem toda a diferença. Veja só: 👇

Cores claras

A escolha da paleta de cores é super importante. Afinal, ela ajuda a transmitir sensações para seus espaços e contribuem para dar aquela “enganada” no olhar, fazendo com que os cômodos pareçam mais amplos e bem iluminados. 

Essa é a ideia!

Para isso, o ideal é optar por um jogo de cores que exploram os tons mais neutros e claros, como branco, off-white, cinza claro, bege ou ainda as cores “bebê”, como rosa bebê, azul bebê, lavanda e outros tons conhecidos como candy colors. 

Eles são perfeitos para quem deseja trazer um ar ainda mais leve e descontraído à decoração sem ir para o tradicional 😍

Para conseguir esse resultado, as cores claras devem ser a maioria no espaço. Isso significa usá-las em paredes, móveis, tapetes, pisos, bancadas, teto etc.

Contraste

Mas para que a sua decoração não fique monótona, que tal adicionar um toque de contraste? 

Assim, além de fazer o ambiente parecer maior, você ainda terá aquele efeito de decoração profissional. 😎

Como? Escolha 1 ou 2 tons, no máximo, que sejam mais fortes para sobressair no espaço decorado. A escolha dependerá das suas preferências e também do ambiente. 

Achou forte demais? Então contraste com os tons terrosos, que são verdadeiros hypes e não pesam demais. Entre os tons terrosos estão: terracota, telha, verde musgo, mostarda etc.

Como a ideia é criar contraste, essas cores devem aparecer em pequenos detalhes. Por exemplo: 

  • uma parede do ambiente, 
  • um estofado estampado, 
  • uma parede com um revestimento de cor diferente, 
  • algum detalhe nos móveis, as molduras dos quadros etc.

Além da cor, você pode trabalhar com estampas. Mas tome cuidado para não usar demais e “entupir” de informação! 

Na dúvida, use uma estampa só e para não errar, prefira aquelas mais suaves, como as geométricas ou as florais, desde que os desenhos não sejam muito grandes.

Iluminação

Essa é uma dica de ouro para decorar um apartamento pequeno ✨

Lembra que a gente disse sobre verificar a quantidade de janelas e onde elas estão? Então, a ideia é sempre favorecer e aproveitar a luminosidade natural.

Por isso, nada de barrar as janelas com móveis ou outros itens que reduzam a entrada de luz solar no seu apartamento, ok? Isso porque, quanto mais iluminado ele for, mais amplo ele parecerá.

O seu apartamento não pega muita luz natural? Não tem problema. Você pode investir em um projeto de iluminação artificial. 

E aqui você pode usar spots direcionáveis, fitas de LED, luzes de LED de diferentes tonalidades, luminárias, lustres pendentes, abajures, entre outros.

Inclusive, uma boa iluminação, além de ampliar os cômodos, tornam os espaços mais funcionais.

Por exemplo, na sala de estar vale a pena usar luzes indiretas (aquelas que focam um ponto e se espalham suavemente pelo ambiente, sabe?) e amarelas, que favorecem o relaxamento. 

Você pode conseguir isso com spots embutidos no forro de gesso ou alguns abajures e luminárias em pontos estratégicos. O mesmo vale para o quarto. 😉

Já na cozinha, nos banheiros e nos quartos em que você trabalha ou estuda, é preciso uma iluminação mais focada. A dica, então, é apostar em luzes brancas, que ajudam na concentração. 

Já na cozinha você pode instalar uma fita de LED debaixo do armário, favorecendo o uso da bancada. No banheiro, os spots acima do espelho ajudam a tornar o espaço mais prático de usar.

Menos é mais

Você já ouviu esta expressão? Bom, ela é o “feijão com arroz” da decoração de apartamento pequeno. 😅

Sabe aquela decoração cheia de “penduricalhos” espalhados por aqui e por ali? 

Ela até pode ter seu charme, mas a verdade é que ela não combina em nada com um espaço pequeno. Nada contra, tá? É que esse monte de informação deixará o ambiente sufocante e fará com que ele pareça ainda menor.

Assim, use a máxima do “menos é mais”. 

Então, comece fazendo uma verdadeira “limpa” nos seus itens e deixe nos ambientes apenas o necessário. 

E olha só, essa ideia deve ser considerada para todos os pontos da casa, incluindo mobiliários, objetos de decoração, acessórios de cozinha e assim por diante, beleza?

Nas cozinhas, deixe as bancadas livres, sem utensílios domésticos, atrapalhando o uso.

Na sala de estar, reveja a necessidade dos móveis e se eles têm  função real ou só decorativa. Nos quartos, guarde tudo dentro do armário e evite a bagunça.

Pois é, o momento é de fazer um verdadeiro pente fino em todo o espaço.

Mantenha essa ideia na hora de escolher os objetos decorativos, preferindo os que trazem conforto e diminuem a sensação de poluição visual.

Use e abuse daquela dica que já demos por aqui: sempre meça todos os cômodos, para ter certeza que os móveis escolhidos caberão perfeitamente.

E para não atrapalhar a circulação no apartamento, uma dica de ouro é sempre deixar, no mínimo, 70 cm entre um móvel e outro.

Móveis planejados e multifuncionais

Os móveis são importantíssimos quando falamos em decoração de apartamento pequeno. Eles ajudam a transformar o ambiente, deixando-o bonito e muito mais prático.

Os planejados e modulados são os “queridinhos” e isso não é por acaso; com eles, você consegue aproveitar melhor todos os cantinhos disponíveis, criando soluções de armazenamento adequadas à sua rotina e estilo de vida.

Se você tem filhos, por exemplo, é bacana pensar em móveis para o quartinho deles que sejam capazes de organizar todos os brinquedos e que também tenham um ar mais lúdico, divertido e colorido.

Os móveis multifuncionais são uma verdadeira “mão na roda”, por oferecerem diversos jeitos de uso.

Aquela cama com gaveteiros embaixo ou um belo baú, uma banqueta com rodízios e baú interno, uma escrivaninha que pode virar penteadeira ou ficar escondida na parede, um móvel de cozinha com uma mesa de correr, são alguns exemplos desse tipo de móvel.

O mais bacana é que com esses móveis você amplia as formas de uso no seu apartamento Por exemplo, se você precisa criar um home office, pode investir em uma escrivaninha retrátil. 

Aí, quando não estiver trabalhando, é só dobrar e “esconder” sua mesinha dentro de algum móvel. Se o home office for na sala, ao receber visitas, ninguém saberá que você tem um escritório ali. Bem versátil, não?

Mas para que isso funcione, os móveis devem ser adaptados à sua rotina e necessidades. Daí, a importância de fazer um bom planejamento antes, pensando exatamente no que você precisa. 💡

Outra dica é preferir os móveis com linhas retas e tons claros. Eles são mais modernos, pesam menos visualmente e são fáceis de combinar. 

Você ainda pode escolher um ou outro móvel translúcido. Por exemplo, uma mesa de jantar com tampo de vidro ou algumas cadeiras de plástico transparente. 

Eles não pesam o olhar e, assim como os móveis claros, ajudam com a sensação de ampliar os espaços.

Prateleiras e nichos

Tá sem grana para investir em móveis planejados? Use o espaço das paredes. As prateleiras e nichos são ótimos aliados e caem muito bem na decoração de apartamento pequeno.

Elas podem aparecer nos quartos, nas salas, nos banheiros, nas cozinhas e nas lavanderias, com modelos específicos para cada ambiente. 

E é possível organizar uma infinidade de itens, como livros, documentos, brinquedos, objetos de decoração ou de coleção, louças, produtos de limpeza e muito mais.

Os armários aéreos seguem essa mesma linha e também são ótimas opções.

Espelhos

“Espelho, espelho meu, existe apartamento mais amplo que o meu?”  🤭

Ah, os espelhos. Eles são mágicos na hora de fazer os espaços parecerem mais amplos e é aquele truque que você precisa ter na manga!

Como eles refletem o ambiente, dão uma sensação de amplitude, enganando o olhar. Além de deixarem qualquer espaço muito mais elegante.

E como fazer isso? Invista em um espelho grande que possa ser colocado na parede, assim, ele irá refletir luz em todo o ambiente. Simples, não? 

Outra ideia é apostar em móveis espelhados, mas aí é preciso cuidado para distribuir os móveis de um jeito que a luz não seja forte demais, te atrapalhando de ver as coisas bem.

Uma dica tanto para o espelho quanto para os móveis é ter aquele cuidado com o que o espelho está refletindo. Ah e jamais posicione os itens diretamente com a luz do sol, vai dar ruim! 

Ambientes integrados

As casas integradas estão em alta e são ótimas para fazer com que os espaços pequenos pareçam maiores. Ao retirar as paredes, você tem uma sensação de continuidade do olhar, fazendo os ambientes ficarem mais amplos.

Para criar uma sensação de “divisão” de ambientes, indicando onde começa um e termina outro, você pode usar tapetes, móveis, painéis de madeira, cobogós, biombos e outros detalhes e tenha certeza: ambientes integrados são beemm mais fáceis de organizar. 

Como tudo está à mostra, a organização é ainda mais importante. Por isso, nada de deixar a bagunça visível, ok? Ou você terá o efeito contrário. 

Ideias para apartamentos pequenos: erros que você precisa evitar

Não quer errar na hora de fazer sua decoração? Então, não deixe de se planejar 😉

E já que é pra montar um estilo do seu jeito e acertar logo de cara, que tal conhecer alguns errinhos básicos na hora de decorar apartamentos pequenos que você precisa evitar? Dá uma olhada:

  • Usar pisos diferentes em ambientes integrados. O correto é usar o mesmo piso, porque eles dão sensação de continuidade e amplitude.
  • Exageros em termos de objetos e itens decorativos. Volte para aquela dica do “menos é mais” e evite excesso objetos, quadros e “penduricalhos” que podem atrapalhar e deixar o “olhar carregado”.
  • Não deixar uma distância mínima entre os móveis. O ideal é deixar 70 cm, no mínimo, entre um móvel e outro, facilitando a movimentação dentro de casa.
  • Incluir móveis extras, como mesa de centro ou lateral. Esses móveis não têm uma função real nos espaços e podem atrapalhar o fluxo. Se for possível incluir uma mesinha central, opte por modelos mais leves visualmente e funcionais, como as que você pode transformar em banquinho caso receba visita. 
  • Pintar todas as paredes de uma só cor escura. Embora ofereça aconchego, os tons mais escuros passam uma noção de ambientes menor. Não é o que você quer, certo? É claro que você não precisa banir as cores escuras, o segredo é o uso delas, intercalando com cores e móveis claros. Equilíbrio é tudo. ✌️
  • Não se importar com a bagunça. Itens jogados em cima dos móveis e das bancadas, brinquedos e roupas por todo lado, faz com que o espaço pareça ainda menor. Então, crie o hábito de sempre organizar sua casa. Os móveis certos ajudam nesse ponto.

Viu só, como fazer a decoração de apartamento pequeno pode ser simples? Lembre-se de decorar do seu jeito e aproveitar para unir com as nossas dicas.

Se ainda tem alguma dúvida ou quer complementar este post com mais ideias, é só deixar um comentário pra gente! E não se esqueça de ver todas as opções que a Luggo tem para você e para as suas necessidades 😉

Assine nossa

Newsletter