share

Decoração

Decorar apartamento alugado: 5 dicas que cabem no bolso

20/01/2022

11min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Decorar apartamento alugado: 5 dicas que cabem no bolso

Você sabe como decorar apartamento alugado? Quando se fala em decoração, opções de estilo e dicas não faltam — e incluem desde a personalização de pequenos objetos como verdadeiras reformas na casa! Se você já pesquisou sobre isso, sabe bem como é. 

E, vamos combinar, por mais lindas que elas sejam, nem sempre podem ser feitas, ainda mais se você mora em um apartamento alugado. 

Pensando nisso, a Luggo preparou um guia completo que reúne os melhores truques para você decorar o seu apartamento de forma rápida, econômica e claro, sem quebrar as regras! 

Bora lá? 

Como reformar um imóvel alugado?

Ao decorar um apartamento alugado é normal surgirem dúvidas sobre o que pode ou não ser mudado. 

Antes de se decidir sobre o que você deseja fazer para decorar um apartamento alugado, é importante saber o que é ou não possível alterar dentro do imóvel. Isso porque alguns proprietários permitem que pequenas mudanças estruturais sejam feitas.

Porém, reformas que envolvam quebra de paredes, troca de janelas e esquadrias e obras que possam afetar a estrutura do prédio não são permitidas. 

Por isso, nada de planejar mudanças que possam comprometer a originalidade do apartamento e a segurança dos demais moradores, ok? 

Depois de ter em mente o que as regras do seu condomínio dizem sobre isso, você já pode começar a pensar no que de fato quer para o espaço. 

Para isso, pesquise diferentes estilos e os benefícios que eles dão ao seu apartamento, afinal de contas, não compensa escolher um tipo de decoração que pode atrapalhar a sua rotina, né? 

Lembre-se: funcionalidade e decoração têm tudo a ver! 

Pode colocar papel de parede em apartamento alugado?

Tá aí uma pergunta que é bastante comum para quem busca decorar apartamento alugado. E adivinha? A resposta é sim! 

Você pode aplicar papel de parede em  um imóvel alugado. Só que pra isso é preciso estar atento com dois pontos: 

1) escolha um modelo de adesivo que seja fácil de ser aplicado e retirado (a ideia é manchar a parede, ok) e 

2) se for se mudar ao fim do contrato de aluguel, verifique a pintura do local e entregue o imóvel exatamente do mesmo jeito em que ele estava antes. Dá uma olhada no seu laudo de vistoria e veja o que ficou combinado em contrato, beleza?!

E veja só, contar com o papel de parede é super vantajoso, já que, se comparado com a pintura, é bem mais simples, rápido e prático de ser feito! Isso tudo sem contar as possibilidades e a limpeza, afinal, você não corre o risco de sujar nenhum móvel. 

Dá para aplicar papéis de parede diferentes e divertidos, criar composições variadas com quadros, vasos e outros objetos que trazem harmonia para a decoração do espaço. 

Isso significa que dá para modificar a aparência do apartamento alugado, mesmo sem fazer nenhuma grande reforma. 

Outra grande vantagem dos papéis de parede é que eles são muito versáteis, ou seja, caso você enjoe e queira dar uma repaginada no espaço, pode fazer isso com muito mais simplicidade. 🤩

Cuidados para decorar apartamento alugado

Antes de iniciar uma mudança no visual do seu apartamento, é preciso ter em vista que alguns cuidados devem ser tomados

Antes de realizar qualquer mudança em um apartamento alugado, você precisa ficar de olho em alguns pontos Então, para evitar arrependimentos, a gente destacou  três dicas pra te ajudar. 

Veja só:

1. Determine a função de cada cômodo

Muitas pessoas procuram por apartamentos com dois ou três dormitórios justamente para ter espaço para montar um escritório ou uma sala de estudos, por exemplo. 

Sabendo disso, é importante ter em mente a função que você deseja atribuir a cada cômodo. E é sério, saber isso facilita muito na hora de decorar também. 

E tudo bem se depois da mudança para o apartamento você notar que algo ficaria melhor organizado de uma outra maneira. O ponto de atenção é para se planejar de acordo com a função do cômodo, assim, você poderá colocar os móveis de acordo com o objetivo do espaço. 😉

2. Alinhe permissões com o proprietário

Anote na sua agenda, bloco de notas, despertador de celular, enfim, porque se tem uma coisa que não pode ser esquecida é a conversa com o proprietário ou administradora do condomínio.

A gente já te falou que alguns locais permitem umas coisas e outras não, e é sempre bom você estar por dentro disso. 

Além do mais,dependendo do tipo de moradia e do contrato que você fizer, alguns outros acordos podem ser feitos, por isso, leia atentamente antes de assinar e, na dúvida, procure o responsável do imóvel para alinhar o que pode ou não, ok?

Já imaginou montar uma área externa gourmet com churrasqueira, por exemplo, e ela não pode ser usada durante as confraternizações no apartamento? É disso que se trata!

Mas não fique chateado caso alguma restrição afete uma ideia que você queria. Saiba que elas foram muito pensadas antes e servem para garantir a segurança e bem-estar de todos os moradores do prédio. 

3. Medir espaços disponíveis e a mobília

Para decorar um apartamento alugado sem gastar muito, o que é o nosso foco aqui, é bacana reaproveitar a mobília que você tem. 

Mas caso queira trocar, na hora da compra, não se esqueça de ter em mente o tamanho do seu espaço, já que móveis muito grandes podem deixar o local sobrecarregado.

Por outro lado, se o mobiliário for pequeno e o cômodo for maior,  é possível que a estética do ambiente fique um pouco confusa  e sem uma personalidade bem definida. 

A solução, então, é medir tanto os cômodos quanto os móveis, garantindo que tudo dê certo  na compra de novos itens. 📐

Como decorar um apartamento pequeno com pouco dinheiro?

Uma dica de ouro na hora de decorar apartamento alugado é planejar o espaço antes de realizar mudanças, assim você evita gastos desnecessários e desconfortos futuros.

Será que dá pra fazer uma decoração lindíssima, cheia de personalidade e sem gastar muito? Dá! 

Mas, assim como não é uma boa ir ao supermercado com fome, também não é possível começar uma decoração pulando três etapas fundamentais se o seu foco é economizar.  Por isso, confira como ir decorando seu apartamento alugado sem gastar muito:

Planejamento

Aqueles três tópicos de atenção antes de começar a decorar fazem parte do planejamento, mas você pode (e deve) ir além deles. 

Para isso, faça uma lista com os itens que você pretende colocar em cada cômodo. Pode parecer simples e bobo, mas ao fazer isso você consegue ter uma noção mais clara do que realmente está pensando e se faz sentido comprar (ou não) algum objeto. 

Colocar as ideias no papel te dará mais segurança para avançar para as próximas etapas, portanto, planeje tudo sem pressa e escreva tudo que estiver pensando para a decoração. 

Orçamento

Depois de ter uma visualização mais precisa de como deve ficar o espaço, é hora de checar os valores e estabelecer uma quantia máxima a ser gasta para decorar seu apartamento alugado. 

Assim, vai ficar mais fácil adaptar o projeto combinando o que você quer, o que precisa e claro, sem estourar as suas finanças.

Pesquisa

Para conseguir os melhores preços, modelos e produtos de qualidade, uma boa pesquisa é indispensável. 

Não tenha preguiça e use a internet a seu favor. Existem sites que permitem fazer a comparação de itens de forma mais prática e você pode criar listas de desejos e alertas para mapear os melhores preços. 

5 dicas de experts para decorar um apartamento alugado

Existem escolhas importantes para se fazer antes de começar a decorar seu lar. Confira as 5 dicas que separamos para você

Se você chegou até aqui, está mesmo interessado(a) em dicas práticas de como decorar o seu apartamento alugado gastando pouco, certo?

Nosso primeiro conselho é que leia este guia até o final e salve-o nos favoritos do seu computador ou smartphone, porque fizemos uma seleção especial com as 5 melhores dicas de decoração para apartamento  alugado! Partiu? 😎

1. Escolha um estilo de decoração

Para facilitar a harmonia dos ambientes, a sugestão é escolher um estilo de decoração central e predominante. 

Mas não se prenda a ele. Você pode mesclar temas e estilos para dar aquela autenticidade na sua forma de decorar apartamento alugado. Mas, atenção: vá com cautela para o seu lar não ficar visualmente poluído.

2. Priorize a praticidade dos cômodos

Existem muitos itens de decoração que arrancam elogios de qualquer visitante. Mas comprar só pensando na beleza deles não é recomendado. 

Por isso, dê prioridade para peças funcionais que combinem com o seu estilo de vida, como plantas fáceis de cuidar e que vivam bem em locais fechados, porta-retratos  e almofadas confortáveis.

3. Mostre a sua personalidade nos detalhes

Um truque muito valioso para quem quer decorar apartamento alugado é utilizar seus itens pessoais e de valor afetivo, como quadros e porta-retratos, certificados, medalhas, lembranças de viagens e presentes recebidos de familiares e amigos 🥰 

Esses pequenos detalhes ajudam a contar parte da sua história na decoração da casa. Quer algo mais seu do que a sua bagagem de vida? 

4. Opte por móveis mais versáteis

Para aumentar as possibilidades de organização quando você estiver decorando um apartamento alugado, prefira sempre móveis versáteis, de tamanho padrão e estilo convencional. 

Ao contrário dos planejados, esse tipo de mobília pode ser modificada caso você queira mudar a linha de decoração e permite, também, ser levada para um outro apê.

5. Aposte em uma boa iluminação

Decorando seu apartamento alugado? Experimente diferentes tipos de luminosidade e veja a diferença!

Talvez você não saiba, mas uma iluminação bem trabalhada tem um efeito incrível na decoração. É  ela quem  valoriza e dá destaque aos elementos de cada cômodo. 

Por esse motivo, na hora de decorar um apartamento alugado não deixe de prestar atenção se a luminosidade favorece as suas escolhas. 

Inclusive, elas podem fazer parte do design, como os lustres e abajures que podem ser encontrados em diferentes cores e formatos. E, falando em cores, é legal também pensar nos tons  das luzes. 💡

Na sala em que você for passar mais tempo, o indicado é apostar em lâmpadas brancas e de LED, que são econômicas e aumentam a concentração. Já no quarto, as lâmpadas amarelas são ótimas opções, uma vez que deixam o local com um clima mais intimista e aconchegante.

Viu só, com um pouco de planejamento e ideias dá para decorar o apartamento alugado de um jeito incrível e respeitando todas as regras! E se você quer ainda mais praticidade, se mudar para um apartamento mobiliado é uma ótima opção!

Agora se você quer um lar mobiliado e com serviços diferenciados que facilitem a sua rotina, como lavanderia compartilhada, coworking e mercado, conheça a Luggo!

Na plataforma online, além de alugar sem burocracia, você encontra apartamentos com móveis e eletrodomésticos e móveis modernos, prontos para morar! Clique aqui e veja os empreendimentos disponíveis na sua cidade.

Assine nossa

Newsletter