Nada melhor do que uma casa limpa e organizada, né? Afinal, mais importante que ter uma casa é ter um lar.
Muita gente já sabe que ambientes higienizados ficam livres de diversos microrganismos, como vírus e bactérias, coisa que a nossa saúde agradece. Mas sabia que uma boa organização também tem impacto positivo na saúde mental? Um ambiente organizado aumenta a produtividade, elimina o estresse e contribui para o bom humor.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir explicaremos por que é tão importante organizar a casa. Continue a leitura do post!
Qual é a relação entre organização e bem-estar?
Uma casa organizada, com tudo no seu devido lugar, torna o dia a dia muito mais produtivo. Sabe por que? Fica fácil encontrar roupas, documentos e objetos pessoais. Além disso, com os utensílios de cozinha organizados, cozinhar fica muito mais simples.
A organização otimiza a rotina e traz uma sensação de tranquilidade, melhora um dia estressante — diz que não é bom sair do trabalho e lembrar que a sua casa está arrumadinha te esperando? — e libera mais tempo na agenda para focar em atividades além da limpeza. Por outro lado, a bagunça tem impacto emocional negativo e pode gerar angústia e ansiedade. Apesar de todos os benefícios trazidos pela organização, é preciso equilibrar as emoções: evite deixar a casa desorganizada, mas não limpe-a a cada cinco minutos. O excesso, até mesmo de atitudes consideradas positivas, pode fazer mal à saúde.
O que a falta de organização pode causar na saúde mental?
Olha só: um estudo realizado pela Universidade da Califórnia (UCLA, sigla em Inglês) comprovou os danos que a falta de organização causam à saúde mental. Segundo a publicação, espaços desorganizados aumentam o nível de estresse no organismo, porque os moradores não conseguem se concentrar em nenhuma tarefa em meio ao caos doméstico.
É mesmo muito ruim, né?
O estresse tende a levar a ansiedade que, muitas vezes, faz com que as pessoas cometam excessos, como abordado nesta reportagem. O texto mostra que uma cozinha desorganizada leva as pessoas a comerem mais do que deveriam, o que pode gerar distúrbios alimentares bastante severos.
E quais os benefícios de manter uma casa organizada?
Os principais benefícios de ter um lar organizado são os seguintes:
Aumento da produtividade
Chegar em casa e se deparar com tudo arrumado é ótimo, né? Dá aquela vontade de colocar os pés para cima e relaxar. Uma casa em ordem deixa todos confortáveis e à vontade no ambiente. Como consequência, as demandas são cumpridas no prazo, porque não é preciso investir tempo na organização, aumentando a produtividade.
Para quem trabalha em casa, a organização do espaço é quase uma obrigação. Afinal, não dá para deixar os serviços domésticos acumularem e perder um dia de trabalho para limpar a casa, certo? Se bater a preguiça, lembre-se deste conselho dos budistas: limpar e organizar a casa pela manhã deixa as pessoas mais dispostas e energizadas para começar o dia. Que tal experimentar?
Otimização do espaço da casa
Acumular objetos e móveis ou deixá-los espalhados pela casa dificulta a circulação e deixa o espaço pouco acolhedor. Além disso, impede que o ar circule e que a luz do sol se propague por todo o ambiente. Dá para imaginar o resultado, né?
Pisos e paredes mofados e móveis com cheiro de umidade e de poeira são algumas das possíveis consequências da desorganização. Para evitar essas situações indesejáveis, o ideal é se desfazer do que não tem utilidade e doar móveis e objetos velhos para quem precisa. Isso deixará o espaço mais bonito, simples e funcional. Além disso, é sempre bom ajudar o próximo.
Melhor qualidade do sono
Não há bom humor que resista a uma noite mal dormida. Um quarto desorganizado e sujo é inimigo de um sono tranquilo porque tende a causar insônia, cansaço e indisposição. De fato, dormir bem em uma cama bagunçada e com lençóis e travesseiros sujos é quase impossível.
Manter o quarto organizado e as roupas de cama limpas e cheirosas é essencial para uma boa noite de sono e, claro, para a saúde e o bem-estar. Sem falar que um ambiente sujo e empoeirado contribui para o surgimento de alergias e várias doenças respiratórias como bronquite e asma.
Prevenção a transtornos mentais
Um ambiente sujo e desorganizado pode indicar desequilíbrio emocional e até mesmo transtornos psiquiátricos. Um dos mais graves é a disposofobia ou acumulação compulsiva, caracterizado pelo acúmulo de objetos de pouca ou nenhuma utilidade. Além de prejuízos financeiros, o transtorno causa problemas emocionais, sociais e físicos.
Mesmo os casos menos graves de desorganização tendem a deixar as pessoas desanimadas para encarar um longo dia de trabalho e os afazeres do dia a dia. Vale lembrar que algumas tarefas domésticas são bem simples de fazer mesmo quando não parecem, como arrumar a cama, lavar a louça do café da manhã e higienizar o banheiro. Então, que tal começar a limpeza por elas?
Após faxinar a casa, borrife essências de limão ou laranja nos ambientes, pois elas trazem uma sensação de aconchego.
Proporciona uma boa distração
Há também como levar a limpeza e organização da casa como uma distração produtiva. Ou seja, como uma forma de tranquilizar a mente e parar de se preocupar com problemas que não se pode controlar. É de fato, uma faxina mental.
Por outro lado, camas desarrumadas e objetos desorganizados deixam a mente cansada e dispersa. Quando nos movimentamos para organizar o nosso ambiente, também influenciamos os nossos pensamentos de forma positiva. Assim, organizar a casa e verificar que tudo ficou limpo, gera uma sensação de conforto e bem-estar.
Como manter a casa organizada?
Infelizmente, com a correria do dia a dia fica difícil priorizar a organização da casa. Só que isso pode fazer com que o lixo se acumule e a roupa demore para ser lavada. Como sair de casa sem sequer ter uma roupa limpa? A bagunça generalizada aumenta o desânimo e a faxina vai ficando para depois. É o tal efeito bola de neve.
Um bom truque para manter a casa arrumada é montar um cronograma de limpeza, separando as tarefas em diárias, semanais, quinzenais e mensais. Olha só:
- Tarefas diárias: abrir as janelas e arejar a casa, arrumar a cama e a mesa após as refeições, lavar a louça suja e o fogão, tirar o lixo do banheiro, varrer a casa.
- Tarefas semanais: aspirar os tapetes, lavar a cozinha e a área externa, lavar e passar a roupa, lavar o banheiro, trocar a roupa de cama e toalhas.
- Tarefas quinzenais: aspirar e virar os colchões, limpar os eletrodomésticos, organizar os armários.
- Tarefas mensais: dar uma faxina pesada em todos os cômodos, colocar colchões e travesseiros no sol, lavar as roupas de cama mais pesadas, lavar vidros, limpar portas e rodapés.
Claro, a lista de tarefas pode ser alterada conforme as necessidades de cada morador. Além disso, dá para chamar os amigos para ajudar nos serviços mais pesados, assim fica mais fácil deixar a casa sempre limpa e perfumada.
Aprenda a morar vivendo com a Luggo!
Quem vive em um Luggo mora vivendo perto de tudo o que precisa com toda segurança e conforto. E para dar aquela ajuda, o Blog Luggo traz diversos conteúdos sobre morar e viver bem que vão facilitar e muito o seu dia a dia.
Conheça melhor o Blog Luggo e fique por dentro das nossas dicas e novidades!