Atua no mercado imobiliário? Então, você precisa estar atento às tendências de consumo de cada geração, certo? Afinal, é assim que conseguirá atender e cativar o seu público.
A Geração Z é a mais nova geração no mercado consumidor, e já abriu seu espaço em diversos setores pelo país. Constituída por jovens e adolescentes nascidos entre 1995 e 2010, já é comum vermos todos os dias esse pessoal investir, estudar, trabalhar, e dominar variados campos profissionais — e não ficam para trás no setor de imóveis: a Geração Z já está por dentro do setor imobiliário e busca, além de empreender, alugar o imóvel ideal.
Segundo especialistas, ela é composta por nativos digitais que buscam postos de trabalho flexíveis, que permitem trabalhar alguns dias da semana em casa. Possuem valores rígidos quando o assunto é escolha de carreira e direitos humanos, ou seja, não trabalham em empresas que violem a lei ou a constituição.
E quando o assunto é o aluguel de um apartamento? Segundo um estudo realizado pela Brain Estratégia em 2023, a maioria dos que se enquadram na Geração Z deseja alugar um imóvel nos próximos anos. No entanto, têm demandas específicas sobre esse lugar para chamar de seu.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos melhor qual a diferença entre a Geração Z e as outras gerações. Acompanhe!
Millennials ou Geração Z? Saiba a diferença!
A Geração Z, assim como os Millennials (Geração Y), é nativa digital. As duas gerações também consomem e investem de forma semelhante, o que, é claro, se reflete no setor imobiliário. Mas as semelhanças param por aí. Os representantes da nova geração estão inseridos em um mercado de trabalho que está sempre se modificando. Por isso, atuar como freelancer prestando serviços para diferentes empresas é visto com muita naturalidade. Isso a difere das outras gerações.
O objetivo da Geração Z é ser independente e ter um horário de trabalho mais flexível. Como nesse tipo de trabalho o salário é variável, ela evita contrair dívidas ou investir em pagamentos de longo prazo. Além disso, fazem negócios com marcas sustentáveis que deixam claro sua preocupação com o meio ambiente.
Qual o perfil da Geração Z no mercado imobiliário?
A Geração Z é multitarefa, por isso prefere viver em condomínios com espaço para trabalhar e pra receber os amigos. Facilidades como carro e bicicleta compartilhados, mercado, espaço pet e espaço gourmet também são bem-vindas. Além disso, sabe o que quer e não precisa de muito tempo para fechar um negócio.
Ou seja, se gostou de um apartamento aluga na hora. Prefere utilizar meios digitais como internet e WhatsApp para resolver os problemas do dia a dia. Outra característica da Geração Z é preferência por imóveis sustentáveis.
Imóvel ideal para a Geração Z
A Geração Z não gasta mais do que tem e dá muito valor à praticidade. Prova disso é a troca dos CDs e dos livros por aplicativos como Spotify e Skeelo. Está sempre em busca de serviços ágeis e diferenciados, pensados exclusivamente para eles.
O imóvel que agrada essa geração segue a mesma lógica: se antes a moradia era vista com definitiva, hoje é entendida como algo mais passageiro. Além disso, os centennials, nascidos entre 1995 e 2010,preferem deixar a compra de um apartamento para depois, apostar no aluguel e usar o dinheiro para viajar ou desfrutar a vida ao lado de amigos. O imóvel ideal para a Geração Z apresenta as seguintes características:
Espaços com menos cômodos
A maioria das famílias brasileiras é composta por 3 ou quatro integrantes e muitas pessoas preferem morar sozinhas. Além disso, muitos casais optam por não ter filhos. Todas essas mudanças fizeram com que a arquitetura dos imóveis voltados para as novas gerações tenham menos cômodos, já que as famílias modernas são bem menores que as dos nossos pais e avós, por exemplo.
Atendimento on-line
Os centennials nasceram no boom da internet e aprenderam a usar a maioria das ferramentas por conta própria. Além disso, aprenderam a usar as redes sociais para engajar marcas e a ganhar dinheiro.
Claro, eles também usam as facilidades das redes sociais para resolver problemas e para comprar produtos e serviços. Se o seu negócio imobiliário não estiver disponível para atendê-los em canais digitais como WhatsApp, Instagram e Facebook, cuidado: seus potenciais clientes têm grandes chances de alugar um imóvel com um concorrente.
Presença digital
Os nativos digitais participam ativamente de comunidades on-line e tendem a criar laços com pessoas que não conhecem pessoalmente. Mas isso você já sabia, certo? Eles também têm grande capacidade de cooperação e não abrem mão de se comunicar em ambientes virtuais.
Ao procurar um apartamento para alugar, eles procuram informações do condomínio nas redes e gostam de trocar mensagens com a empresa por aplicativos. Por isso, para atingir essas pessoas o seu negócio imobiliário deve usar ferramentas e estratégias que alcancem esse público-alvo para fidelização e venda no ambiente virtual.
Locação simplificada
Ninguém quer perder tempo na hora alugar um imóvel, principalmente os representantes da Geração Z, imediatistas por natureza. Por isso, é fundamental que todo o processo de locação seja simplificado sem termos difíceis e complexos e dispense o fiador.
Assim, o contrato e a mudança acontecem logo após o contato inicial, indo de encontro a necessidade desse público.
Imóveis bem localizados
Nada melhor do que ter fácil acesso a tudo o que você precisa, né? A nova geração não quer ficar horas no trânsito para chegar na faculdade ou no trabalho. Por isso, imóveis próximos ao metrô, a linhas de ônibus e a bons centros comerciais marcam muitos pontos com essa galera.
Bairros próximos a escolas, universidades e centros comerciais também se destacam na lista da Geração Z.
Áreas comuns
A Geração Z se interessa pela diversidade e participa de diferentes grupos ao mesmo tempo. Busca se conectar com pessoas variadas em comportamentos e gostos. Como são abertos e tolerantes, tendem a procurar condomínios que tenham áreas comuns como espaço gourmet, área de lazer e espaço pets.
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