share

Dicas de Aluguel

O que faz um síndico profissional?

29/03/2022

9min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
O que faz um síndico profissional?

Você sabe o que faz um síndico profissional? Muita gente acha que o papel do síndico é o de cortar o clima das festas ou o de multar os moradores por alguns deslizes, mas, acredite, o trabalho de um síndico vai além disso.   

Vamos embarcar em uma história, que deve ser bem familiar pra você, para entendermos essa profissão. Nos anos que você morou com os seus pais, provavelmente, eles foram os principais responsáveis por cozinhar, lavar roupa e outras tarefas essenciais para manter a casa em ordem. Se eles não fizessem isso e passassem a responsabilidade pra você, que não estava acostumado, o caos se instalava, né? 

O síndico profissional é como o pai ou a mãe de um empreendimento. Te explicamos melhor abaixo.

O que é um síndico profissional?

O síndico profissional é uma pessoa que administra o condomínio e recebe um salário por isso. Geralmente,  os síndicos profissionais administram mais de um condomínio.

A profissão de síndico não é regulamentada. Isso significa que não é possível contratar um profissional do tipo pelo regime CLT. É por isso que os síndicos profissionais costumam abrir CNPJs  para atuarem como prestadores de serviço.

O síndico profissional vai ajudar o condomínio da forma mais direta e fácil possível

Quais as funções do síndico profissional?

O síndico profissional vai administrar o condomínio, garantindo que todos os processos internos, como limpeza, segurança e reformas ocorram de forma adequada. Além disso, esse profissional tem autonomia para convocar reuniões e assembleias. 

A importância do síndico profissional fica ainda mais clara quando paramos pra pensar que ele representa o condomínio em reuniões com prestadores de serviço ou em disputas judiciais. Também é função dele organizar as finanças do condomínio, apresentando os resultados aos moradores. 

Não é pouca coisa, não! 😮

Quais as principais diferenças entre o síndico profissional e o morador que exerce essa função?

Talvez, a única coisa que essas pessoas tenham em comum é a palavra “síndico”. Em muitos casos, os moradores recorrem ao síndico profissional porque não encontram no condomínio ninguém que queira desempenhar esse papel ou que dê conta do recado, porque dá muito trabalho. 

A principal diferença entre essas duas figuras está na forma como elas lidam com os problemas mais comuns do trabalho de síndico.

Desavenças com vizinhos

Prepare-se para se emocionar agora com uma verdade: o síndico não costuma ser a pessoa mais popular do condomínio. Há quem diga que esse indivíduo é “chato”. Pensa como é viver assim!

É por isso que muitas pessoas não aceitam o cargo de síndico porque não querem se indispor com os vizinhos. Afinal, o cargo de síndico pede que a pessoa fiscalize o cumprimento de regras — e nem sempre os moradores colaboram. 

Dependendo da personalidade dessas pessoas, essas cobranças podem gerar impactos bem negativos, como mal-entendidos muito sérios. Com o síndico profissional isso não acontece, já que ele é pago para fazer tal tarefa e não mora no condomínio.

Inadimplência

Os condomínios são como pequenas cidades. Aliás, alguns deles são maiores do que muitos municípios brasileiros. 

Agora, imagina o volume de dinheiro que é preciso para manter esses condomínios funcionando? É muita grana! De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicas Profissionais (ABSSP), os condomínios brasileiros movimentam cerca de R$ 165 bilhões por ano. 😱

É por isso que a inadimplência coloca em risco os condomínios, pois impede que reformas e melhorias sejam feitas. Além disso, quando um morador se torna inadimplente, ele pode lidar com consequências desagradáveis, como processos judiciais. Chato, né?

E adivinha quem acaba sendo culpado por isso? O síndico, mesmo que ele só esteja garantindo o bem-estar de todos. E, acredite, é muita gente mesmo. 

No estado da Bahia, por exemplo, o número de ações judiciais movidas pelos condomínios para cobrar moradores com pagamentos atrasados cresceu 79% em 2021, na comparação com o ano anterior.

Se você já teve que cobrar alguém por um dinheiro emprestado, sabe que essa missão é muito desagradável. Então, imagine ter que notificar um vizinho de que ele será acionado na Justiça pelos seus débitos. Melhor deixar essa tarefa para o síndico profissional, né? 😉

Ter um síndico profissional no condomínio é garantia de resolução de problemas com mais eficiência

Funcionários

O que seria dos condomínios sem o trabalho das equipes de limpeza, portaria, zeladoria e segurança? Quando vamos a um empreendimento e percebemos que ele está mal cuidado, com o jardim sem vida, tenho certeza que você pensa que a administração está em falta. Impossível não associar, né?

Ficar de olho na qualidade do trabalho da equipe é outra missão para o síndico. Esse profissional precisa gerenciar tarefas, acompanhar o andamento delas e, se necessário, demitir funcionários que não estejam somando ao condomínio. 

Imagina fazer tudo isso sendo um síndico voluntário? O profissional tem mais tempo para liderar a equipe, já que esse é o trabalho dele. 

Inabilidade para o cargo

Com tantas atribuições, é natural que o síndico profissional precise ter uma série de qualificações, certo? Essa é outra diferença entre os dois tipos de síndicos.

O síndico morador é uma pessoa que decidiu ajudar o seu condomínio, mas que nem sempre tem a experiência necessária para a administração do local. 

Isso pode fazer com que, mesmo bem-intencionado, ele possa cometer erros que tragam problemas para o condomínio, como não acompanhar o trabalho da equipe de funcionários.

Qual a importância do síndico profissional dentro do condomínio?

Além de manter a ordem do condomínio, o síndico profissional contribui para que o local tenha menos problemas. Para o dono do imóvel, isso é ótimo, porque ajuda a valorizar o seu apartamento.

Para o inquilino, isso também é bom, já que ele passa a morar em um local com melhor infraestrutura, justificando o que ele gasta com o aluguel.

Fora que ao terceirizar a administração, o clima no condomínio fica mais agradável, já que as reuniões e assembleias passam a ser lideradas por uma pessoa de fora, com um olhar isento sobre a rotina do empreendimento. 🙂

É possível destituir um síndico profissional?

Quando os moradores não estão contentes com o trabalho do síndico, seja ele profissional ou morador, é possível retirá-lo do cargo. Para isso, é preciso convocar uma assembleia.

E você pode estar se questionando: “Mas não é o síndico quem convoca assembleias?”. Normalmente, sim. Acontece que os moradores também podem fazer essa convocação, principalmente se o síndico for o tema da discussão. Caso a maioria dos presentes na assembleia aprove, o síndico é destituído.

Gestão de condomínio eficiente é na Luggo

Fala a verdade, você não tinha ideia de que o trabalho de um síndico era tão difícil, né? É por isso que muitas pessoas recorrem ao síndico profissional ou a empresas que façam a administração dos condomínios.

Contar com o síndico profissional facilita o atendimento dos moradores, além de tornar a gestão condominial muito mais eficiente. Esse é o caso da Luggo. 

Os condomínios Luggo contam com dois profissionais altamente qualificados para fazer o trabalho do síndico: o gerente de empreendimento e o responsável pelo condomínio.

Eles são os responsáveis por dar suporte, acompanhar e checar as necessidades e manutenções nos apartamentos, garantir o bem-estar dos moradores e resolver os problemas que podem surgir no dia a dia. 😄

Outra coisa interessante é que na Luggo a gestão condominial conta ainda com o suporte da engenharia, que contribui com o olhar técnico e orientações sobre o que e como as manutenções devem ser feitas. Dá muito mais segurança, né?

Mas eficiência exige o uso da tecnologia. É por isso que ter excelentes profissionais não é o suficiente, é preciso contar com o suporte de ferramentas digitais que facilitem o trabalho, para você focar no que realmente importa. 

Por isso, os Luggers têm um canal totalmente aberto e digital para fazer reclamações ou pra tirar dúvidas. 

Teve algum problema com o gerente? Na Luggo você tem voz para falar o que pensa e tem a garantia de que será ouvido, seja por WhatsApp ou pelas pesquisas internas de satisfação. 

Agora que você tem na ponta da língua o que faz um síndico profissional, ficou clara a importância desse profissional para uma gestão eficiente, certo? Se quer ver na prática como isso funciona e ainda aproveitar de muitos outros benefícios e facilidades, conheça a Luggo

Ah, e fica a dica: lidar com outras pessoas pode ser difícil, por isso, vale sempre aquela regrinha básica: seja você o melhor vizinho que puder, aquele vizinho que você gostaria de ter. Isso com toda certeza vai deixar a sua vida em condomínio muito mais leve e divertida.

Assine nossa

Newsletter