Um sofá bonito e aconchegante é a melhor companhia para os domingos preguiçosos de inverno quando tudo que você quer é maratonar séries embaixo do edredom. Também é perfeito para receber os amigos e a família para reuniões descontraídas no final do dia.
Comprar sofás para apartamento pequeno, no entanto, não é uma tarefa fácil. Além de confortável, o móvel deve ser durável e combinar com a decoração. O tecido precisa ser resistente e macio ao toque. São muitas coisas para observar, né?
Quer escolher modelos de sofá para apartamento pequeno e não sabe por onde começar? A seguir, daremos algumas dicas que deixarão a sua sala ainda mais bonita! Vamos lá?
Como escolher o sofá ideal para apartamento pequeno?
O sofá é o ponto focal a partir do qual os demais elementos da sala como mobiliário, revestimento e objetos decorativos serão definidos e distribuídos. Para o espaço ficar mais bonito e funcional ao comprar sofás para apartamento pequeno, é importante observar os seguintes pontos:
Fique atento ao tamanho
Lembra quando o sofá do Ross da série “Friends” se partiu em dois enquanto a turma tentava girá-lo ao redor da escada? Isso aconteceu porque ele não mediu o lugar por onde o móvel iria passar (e não quis pagar o frete, rs).
Para evitar esse tipo de dor de cabeça, certifique-se que as dimensões do seu sofá novo sejam menores que as da porta de entrada. Também é importante considerar a embalagem e o caminho por onde o móvel irá passar até chegar à sala.
E quanto ao tamanho do sofá? Um móvel com até 90cm de largura é o mais indicado para salas pequenas e o assento deve ter, pelo menos, 80cm. Por isso, dependendo do tamanho do móvel, é melhor optar por um sofá de dois lugares do que por um de três para que, assim, todos se sentem com mais conforto.
Para que haja uma boa circulação, o espaço entre um móvel e outro deve ser de, no mínimo, 70cm. Também é importante que o sofá fique a uma boa distância da televisão para não causar desconforto visual.
Escolha sofás com encosto baixo
Sofás com encosto alto deixam o ambiente mais carregado, por isso, prefira os móveis com encostos baixos. Quando o assunto é pé, prefira sofás que tenham essa estrutura aparente. Além de serem visualmente mais interessantes que os móveis que encostam no chão, esse modelo passa a sensação de que o ambiente é maior.
Gosta de móveis com braço? Esse modelo de sofá acomoda poucas pessoas, por isso, o móvel sem braço é o mais indicado para ambientes pequenos. Caso você não abra mão dessa característica, opte por sofás de canto. Para maximizar o espaço, posicione-os nas áreas onde não há circulação de pessoas.
Quer apoiar as pernas? Use pufes como mesa de centro e, quando necessário, puxe-os para descansar os pés.
Prefira cores claras
Sofás de cores escuras dão a sensação de que a sala é ainda menor, mesmo se as paredes forem pintadas de branco. Por isso, ao escolher sofás para apartamento pequeno opte por cores claras como branco, creme ou bege, que dão a sensação de amplitude e suavizam o ambiente.
Escolha materiais duráveis
O tecido dos sofás para apartamento pequeno é tão importante quanto o design, já que ele influencia na sua durabilidade. O tecido acquablock é o queridinho de quem tem crianças e pets porque ele é 100% impermeável. Composto de algodão e poliéster, é resistente e fácil de limpar.
Outra boa opção é a lona, tecido resistente e durável. Fabricado com algodão e linho, deixa o ambiente mais elegante e dá uma sensação de conforto aos moradores, tanto nos dias quentes como nos frios. O poliéster também é uma excelente escolha para o sofá da sala de visita. Se destaca por sua versatilidade, pois se adequa bem a diferentes estampas.
Fique atento a função
Considere sofás com opções de armazenamento integrado, como baús ou gavetas, para otimizar o espaço. Assim, a sala ficará sempre linda e organizada.
Estilos e designs de sofás para apartamentos pequenos
Há diferentes modelos de sofás para apartamento pequeno. Os mais indicados são os seguintes:
Chaise lounge
Tem um encosto curto e um braço singular. É um pouco maior que um sofá de dois lugares e menor que um móvel de três lugares. Além de fugir do tradicional “poltronas e cadeiras”, a chaise deixa o ambiente mais romântico e acolhedor. Para otimizar o espaço, deixe a parte do móvel alinhada à parede.
Sofá reclinável
É um dos modelos de sofás para apartamento pequeno preferidos por quem gosta de ambientes mais despojados. O encosto permite que a pessoa fique mais ereta ou deitada, com todo o conforto.
Sofá inflável
O modelo inflável acomoda visitantes inesperados sem dor de cabeça. Pode ser guardado quando não está sendo usado ou transportado para outro ambiente sem dificuldades. Como não é uma peça que, necessariamente, ficará na sala de estar por muito tempo, é possível ousar nas cores e nas estampas.
Sofá retrátil
O sofá retrátil é indicado para espaços onde dê para puxar os assentos sem impedir a circulação. Proporciona conforto e aconchego, mesmo em salas compactas.
Sofá modular
Como o nome indica, este sofá é dividido em módulos; por isso, pode ser configurado de diferentes maneiras tal qual um quebra-cabeça. Assim, dá para mudar a configuração da sala sempre que tiver hóspedes ou visitas em casa.
Sofá-cama
Quem recebe muitos hóspedes também pode optar pelo sofá-cama. Durante o dia, o móvel pode ser usado como sofá e à noite, como cama. Claro, esse tipo de sofá também é perfeito para quem gosta de ficar embaixo do edredom e curtir séries.
Sofá chesterfield
Entre os modelos de sofás para apartamento pequeno, o chesterfield se destaca. Ícone da decoração de interiores foi criado na Inglaterra na Era Vitoriana, o que explica as suas curvas bem marcadas, estofamento estilo capitonê (cabeceira estofada) e botões aparentes.
O móvel é ideal para quem aposta em uma decoração mais sofisticada, mas também pode ser um item na criação de salas de diferentes estilos.
Sofá retrô
O sofá retrô é uma peça nova, mas inspirada em móveis com cara de casa da vovó. Em ambientes pequenos, prefira o móvel em cores claras e estofamento macio. Complete a decoração com almofadas e um grande tapete colorido e felpudo, maior do que o sofá.
Encontre o seu lar nos empreendimentos Luggo!
O sofá é muito importante quando o assunto é conforto e bem-estar. Mas para ter um lar é importante morar em um apartamento bem localizado e contar com serviços como lavanderia compartilhada, loja de conveniência, coworking e muito mais!
A Luggo possui empreendimentos em várias regiões do Brasil, inclusive em São Paulo capital e Campinas. Conheça os nossos condomínios na região!