Beleza, ar puro e bem-estar. Esses são alguns dos benefícios que as plantas trazem ao ambiente.
E vale muito a pena investir nesse universo. Mesmo quem conta com pouco espaço pode cultivar, o segredo é saber escolher as plantas para apartamento.
Não faz ideia de quais são os melhores cultivos para adotar no seu lar? A gente te ajuda!
Separamos aqui algumas dicas de cuidado e as melhores plantas para apartamento. Vamos lá?
Plantas para apartamento: o que eu preciso saber?
Assim como acontece com os pets, antes de pegar as plantinhas é preciso preparar o terreno para a chegada delas, literalmente.
Ou seja, se você quer que elas cresçam saudáveis, precisa pensar com antecedência na terra, vasos e jarros que elas vão ficar e, claro, o local apropriado de acordo com o tipo de muda que você escolheu, mas lá na frente falaremos mais sobre isso, ok?
Outro ponto importante é o comprometimento. Como qualquer outro ser vivo, as plantas precisam de água e cuidados, por isso, busque meios que ajudem você a acompanhar o desenvolvimento da plantinha todos os dias.
Dito isso, veja agora os principais cuidados que uma plantinha exige:
Luz solar
De forma geral, a maioria das espécies frutíferas e das que têm flores precisam receber de seis a oito horas de sol por dia. 🌞
Por outro lado, a gente sabe que morar entre as grandes construções da cidade não favorece a entrada de luz solar. Um bom jeito de contornar isso é colocando os vasos na varanda ou no parapeito da janela.
Mas se essas áreas na sua casa receberem menos de cinco horas de sol por dia, então não tem jeito, a melhor estratégia é optar por espécies que não dependem tanto da luz do sol, como as verduras e ervas.
Se realmente quer investir no cuidado com as plantas, uma outra saída também é instalar uma luz de cultivo, ela é perfeita porque imita o sol e opções não faltam no mercado.
Água
Toda planta precisa de água, isso não é novidade. O que muda de uma espécie para outra é a necessidade que ela vai ter desse líquido.
Se você passa pouco tempo em casa ou é extremamente esquecido, uma boa alternativa é apostar em espécies que não precisam de tanta água.
Observe também o tamanho dos vasos, pois em vasilhas menores a terra seca rapidamente, principalmente quando a planta já está bem grandinha.
Para saber se a umidade está boa, faça um teste: enfie o dedo a alguns centímetros abaixo da superfície. Se ela parecer seca, está na hora de aguar.
Caso você tenha muitas plantas e espaço sobrando, vale a pena comprar uma mangueira, vai facilitar bastante na hora de regar.
Terra
As plantas retiram do solo os nutrientes que precisam para crescerem fortes e saudáveis. Mas não é qualquer terra que serve para plantar, viu. O solo ideal para o crescimento delas precisa ter areia, terra e algum tipo de composto orgânico.
Como você não pode cultivar as suas mudinhas direto no solo, é importante preparar o vaso antes de plantar.
Como fazer isso? Bom, uma forma sem erros é pensar em um tipo de sisteminha em camadas, de forma que colabore para a umidade ideal sem acumular água. 💦
Para isso, você pode usar argilas, uma rede impermeável para as plantas e, por fim, o substrato, que nada mais é que a base onde a plantinha se desenvolve.
Dica: uma boa receita para o plantio é um mix combinando areia, terra vegetal e terra comum, na proporção de 30%, 40% e 40%. Você também pode adicionar um pouco de húmus de minhoca para fornecer mais nutrientes às plantas.
Umidade
A gente já falou um pouco sobre isso, mas é bom reforçar: além da água, as plantinhas precisam de umidade. O ponto certo é não encharcar e nem deixar seco, a umidade é o equilíbrio perfeito.
E olha só, em tempos quentes, assim como a gente precisa de mais água para suportar tanto calor, as plantas também.
Então, para garantir essa umidade extra, borrife água algumas vezes ao dia ou deixe elas próximas a uma bandeja com o líquido, isso vai mantê-las mais saudáveis e felizes.
Vento
Se você pretende deixar suas plantas na varanda ou em áreas onde venta muito, pode ser preciso investir em algum tipo de proteção para elas, como uma tela ou um tecido fino.
Por quê? Sabe aquele efeito de cabelo esvoaçante que em Hollywood é a coisa mais linda, mas na vida real deixa a gente descabelado? Agora imagine o que isso pode fazer batendo nas plantinhas.
Dependendo da força, claro, o vento pode rasgar as folhas e derrubar os vasos, machucando as espécies mais frágeis. Então, para evitar que isso aconteça, prefira potes mais pesados ou coloque pedregulhos no fundo para ancorar os vasos, além das telinhas que podem ajudar.
Mas atenção: evite deixar vasos muito pesados no peitoril da janela. É sempre bom se precaver para não acontecer acidentes.
Melhores plantas para apartamento
Ao contrário do que muita gente pensa, você pode cultivar, praticamente, qualquer espécie de planta se seu apartamento for bem ventilado e receber uma boa quantidade de sol pela manhã ou no fim da tarde.
Mas se não é o seu caso, não tem problema! Existem plantas que se adaptam bem à sombra e podem ser cultivadas em pequenos vasos que se integram à decoração e, inclusive, dá para montar estilos lindos, que dão um ar lindo e único ao ambiente.
Prefere as plantas mais ao ar livre? Você pode investir em jardins verticais ou em canteiros suspensos.
O cultivo também pode ser feito em jardins verticais ou em canteiros suspensos. Só falta começar, porque opções de plantios para espaço pequenos têm de monte! Então, bora conhecer as melhores plantas para apartamento :
Plantas ornamentais
Rosa de pedra
A Rosa de pedra é um tipo de suculenta que tem o formato muito semelhante a uma rosa. Além de linda, é bem fácil de cuidar e pode ser cultivada a meia sombra ou em lugares de sol intenso.
Nesse caso, a planta se desenvolve mais rápido e apresenta cores mais vivas. O ideal é que ela seja regada somente quando o solo estiver bem seco e arenoso.
Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma das plantas para apartamento mais fáceis de cuidar e exige poucas regas. Perfeita para quem quer mais praticidade. 😎
Ela se desenvolve muito bem mesmo com pouca luminosidade, por isso é ideal para decorar aqueles cantinhos da casa onde quase não bate luz como o corredor e a porta de entrada.
Cactos
Os cactos são uma tendência de decoração e podem ser encontrados em diversos tamanhos; o maior pode atingir mais de 5 metros. 🌵
São rústicos, bonitos e fáceis de cuidar. Precisam de luz direta do sol, pelo menos, algumas horas por dia. Por isso, a dica é cultivá-los na varanda ou nas sacadas da janela.
Por ser uma planta de clima desértico, ela pode ser regada apenas uma vez por semana, o que a torna a preferida para quem tem uma rotina mais agitada. Mas atenção: ser resistente é diferente de ser imortal, por isso, não esqueça de dar a aguinha para ela.
Ráfia
Se comparada com as outras plantas, a Palmeira Ráfia pode crescer bastante, podendo chegar a medir 4 metros, por isso, o ideal é que seja cultivada em ambientes que tenham mais espaço livre.
Queridinha do paisagismo asiático, ela é considerada uma planta versátil, pois se adapta bem a ambientes tanto dentro quanto fora de casa e dá ao local uma cara mais alegre e aconchegante.
O ideal é que receba iluminação indireta durante a maior parte do dia. Quando regar? Só quando o solo estiver bem seco. E se quiser que ela fique ainda mais bonita, não esqueça de adubá-la, pelo menos, uma vez por ano.
Bromélia
O contraste das folhas verde escuras com os tons de vermelho dão à bromélia uma beleza particular.
Bastante popular aqui no Brasil, para cultivar essa planta é preciso deixá-la em um local onde ela não receba luminosidade direta, porque o sol pode queimar as folhagens. Quanto à irrigação, o ideal é que seja feita, no mínimo, a cada dois dias.
Outras plantas para apartamento
Ervas
Já imaginou cozinhar com ervas frescas plantadas por você? Tá aí uma boa oportunidade para colocar isso em prática porque essas plantinhas se desenvolvem muito bem em apartamento.
É claro que as mudas não ficarão tão grandes e grossas como as cultivadas em quintal, mas, se receberem o cuidado certo, vão crescer bem e você poderá aproveitar os benefícios delas o ano inteiro.
Não sabe qual escolher? Manjericão, hortelã, cebolinha, tomilho e salsa são espécies resistentes e fáceis de cultivar que tornarão a sua cozinha muito mais aromática e cheia de sabor.
Verduras
Que tal plantar as suas verduras favoritas e comer salada fresca todos os dias?
Alface, espinafre e rúcula são espécies de crescimento rápido e raízes superficiais, por isso precisam receber muita água.
Pimentas
Além de lindas, as pimentas crescem rápido e dão frutos o ano inteiro. Gostam de calor e podem ser cultivadas em espaços bastante bem pequenos.
Outra dica é cultivar pimentões. Eles podem ser encontrados em diferentes espécies e das mais variadas cores.
Apesar de serem da mesma família, os pimentões demoram um pouco mais para crescer do que as primas, pimentas.
Tomates
Os tomates são boas plantas para apartamento e dão frutos durante o ano inteiro.
Precisam de um vaso mais largo, com cerca de 30 cm de diâmetro e podem ser cultivados em uma jardineira colocada na janela ou em um grande tripé no canto da cozinha.
Limão
As frutas cítricas são plantas para apartamento fáceis de cultivar, pois crescem muito em vasos de jardim.
Além de produzirem frutas deliciosas e aromáticas, suas flores brancas são incrivelmente bonitas e sua folhagem escura e brilhante torna a decoração um charme.
O limoeiro pode ser cultivado em ambientes fechados, desde que receba de seis a oito horas de sol por dia e um pouco de umidade. As mudas se desenvolvem em um ritmo moderado e dão frutos por cerca de quatro anos.
Lembre-se de colocar um tapete para proteger o chão e os móveis, pois os limoeiros liberam uma seiva pegajosa nos meses mais frios do ano.
Morangos
Morangos são lindos, saborosos e encantam as visitas, principalmente as crianças. Mas para ter essas belezinhas em casa é preciso que passem, pelo menos, seis horas tomando um solzinho e muita umidade para produzir frutos doces e saborosos.
Plantas para apartamento: como garantir que cresçam saudáveis?
Elimine pragas e doenças
As plantas podem atrair algumas pragas, mesmo que você se torne um jardineiro exemplar.
Como em casa não há pássaros e outros predadores naturais, é preciso que você faça esse trabalho manual de inspecionar as plantas frequentemente para detectar sinais como buracos nas folhas ou descoloração. 🐛
Receitas caseiras ou inseticidas próprios para elas podem ser usados para acabar com as pragas, mas até que o problema tenha sido resolvido, afaste as plantas doentes das outras para não correr o risco de contaminar todo o jardim.
Não esqueça de podar
Nem todo mundo que tem planta se preocupa com a poda. Mas apesar desse processo não ser obrigatório, ele é bem benéfico. É como aquele efeito de contar as pontas do cabelo, sabe?
Sendo assim, podar periodicamente as suas plantas pode fazer com que ela fique mais forte, garantindo que os galhos sustentem as frutas à medida que elas crescem.
Por onde começar? Vá cortando os ramos mais finos, isso fará com que os restantes fiquem mais fortes, depois, remova galhos mortos, doentes ou danificados. É quase como ter uma plantinha nova.
Saiba quando colher os frutos
Suas plantas estão cheias de frutas maduras? Então, não demore a experimentá-los. A colheita deixa a planta mais forte e estimula para que ela produza ainda mais frutos. Já pensou? Mesa farta o ano inteiro.
Gostou das nossas dicas de como cultivar plantas para apartamento? Então, continue lendo o nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como esse!