Nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu mudanças significativas, passando a oferecer boas profissões para trabalhar home office. Que tal aproveitar o mês do Dia Internacional da Mulher para considerar algumas das profissões em alta que podem ser exercidas em home office e, assim, melhorar a sua qualidade de vida?
Entre os cargos mais procurados estão secretária virtual e programadora mobile, nos quais é possível prestar serviços para uma ou várias empresas. Além disso, dá para utilizar a internet pra vender produtos ou soluções, como faz uma analista de martech.
Procurando uma nova profissão? Quer entender melhor esse assunto? A seguir, mostraremos quais são os cargos para trabalhar home office mais procurados pelas mulheres. Vamos lá?
O mercado de trabalho home office
Segundo um levantamento realizado pelo site empregos.com.br e divulgado pela Contábeis, as profissões para trabalhar home office cresceram 140% apenas em 2022.
A maioria das vagas se concentra no setor de Tecnologia da Informação, mas não são apenas os profissionais de programação que têm lugar no mercado. Adriana Tavares, profissional da área de Tecnologia da Informação há 17 anos, explica, em entrevista com a Folha Vitória, que é possível construir carreiras diversas dentro de TI, como banco de dados, infraestrutura, Design Gráfico, Marketing Digital, Gestão de Pessoas, entre outras.
O setor de tecnologia é onde se concentra boa parte das vagas home office, porém é comum que elas exijam Ensino Superior. Há ainda outras profissões remotas de destaque, que são:
Secretária virtual
Uma secretária virtual trabalha remotamente organizando a agenda de trabalho de médicos, dentistas, oftalmologistas, psicólogos e demais profissionais liberais. Além disso, essa profissional entra em contato com clientes, providencia receitas médicas e resolve problemas administrativos como pagamento de contas, consertos e contratação de pessoal.
Para se candidatar a uma vaga para esse cargo, geralmente é preciso se cadastrar em redes de trabalho freelancer como Workana, 99Freelas e freelancer.com. Outra opção é buscar uma vaga no LinkedIn, que divulga novas oportunidades quase diariamente.
Programadora
Desenvolve soluções que facilitam o dia a dia de pessoas e empresas. Por exemplo, programadores podem desenvolver softwares, websites, aplicativos ou até mesmo lidar com coleta e análise de dados de usuários para tomada de decisões. Há quatro áreas principais de atuação na programação:
→ Programador Desktop: desenvolve sistemas para notebooks e computadores, usando linguagens como Pascal, C, C++, VB, C# e VB.NET.
→ Programador Web: utiliza linguagens como HTML e Java para desenvolver sistemas e sites.
→ Programador games: trabalha com a escrita de códigos para criação de jogos pra consoles, plataformas e smartphones.
→ Programador mobile: utiliza a escrita de códigos para criar aplicativos pra tablets e celulares.
Gestora de mídias sociais
Empresas de todos os portes e segmentos precisam focar na gestão de redes sociais para atrair clientes e vender produtos ou serviços. Gestores de mídias sociais são profissionais que cuidam da presença on-line da empresa nas redes como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, WhatsApp e Youtube.
Entre as principais funções da profissional estão o desenvolvimento de estratégias de engajamento, publicação de conteúdo, pesquisa de audiência e análise das atividades dos concorrentes.
Vendas e Marketing
O setor de vendas e Marketing foi um dos que mais cresceu nos últimos anos e deve continuar nessa crescente nos próximos anos, de acordo com a MIT Technology Review. Segundo um estudo publicado no site Terra, nosso país lidera no ranking global de crescimento de vendas on-line. A expectativa é que o setor continue em alta, impulsionando o aumento de vagas do setor. Alguns dos cargos mais procurados do setor, segundo a Forbes, devem ser os seguintes:
Analista de martech
Um analista de martech aplica ferramentas de automação e de marketing digital para obter os melhores resultados possíveis. O desafio é conciliar o lógico e o funcional, tornando as redes sociais da empresa mais atrativas.
Gestor de tráfego
É o profissional que gerencia anúncios nos canais pagos, como Facebook, Google, Instagram e LinkedIn. Por isso, esse cargo também é conhecido como gestor de mídia paga.
Gerente de e-commerce
Entre as profissões para trabalhar home office, o gerente de e-commerce é uma ótima opção. Ele administra o comércio eletrônico da loja on-line de uma empresa. Entre as principais funções do profissional estão a definição de KPIs (indicadores-chave de desempenho), o monitoramento de métricas e a criação de campanhas de Marketing.
Analista de inteligência de mercado e negócios
É o responsável por analisar dados, mapear, segmentar, identificar riscos e encontrar boas oportunidades de negócios. A função inclui a coleta de dados, análise de comportamento dos clientes e o autogerenciamento.
Gerente de Marketing Digital
É o profissional que desenvolve estratégias de Marketing que façam a empresa se destacar no mercado. Lidera toda a equipe de Marketing e desenvolve campanhas focadas nas necessidades dos consumidores e no aumento da força da marca.
Benefícios de trabalhar home office
Quem opta por profissões para trabalhar home office conta com muitos benefícios. Entre eles, vale destacar:
Flexibilidade
Quem trabalha em casa pode começar o turno de trabalho mais tarde ou mais cedo, ajustando as tarefas corporativas à sua rotina pessoal, além de evitar questões como se preocupar em mudar de casa pela distância do local de trabalho, por exemplo.
Economia
Outra vantagem é a economia financeira e de tempo, já que não é necessário se deslocar todos os dias até o escritório e passar horas presa no engarrafamento.
Além disso, os gastos de transporte e alimentação tendem a fazer uma grande diferença no bolso. Não precisar gastar em restaurantes e com combustível diariamente pode ser um fator decisivo para a escolha de uma profissão home office.
Qualidade de vida
A melhor gestão de tempo promove uma boa qualidade de vida e libera tempo na agenda para a prática de atividades físicas, hobbies ou, ainda, momentos de autocuidado.
Ao se livrar de doses extras de cansaço e estresse, as atividades são realizadas de forma mais ágil e com maior eficiência. Além disso, há mais tempo para focar em tarefas domésticas e pra curtir a família.
Conheça a Luggo
Agora que você já conhece algumas opções de profissões que podem ser exercidas em home office, o próximo passo é garantir um espaço adequado para trabalhar em casa.
Quem mora nos condomínios da Luggo tem áreas diferenciadas para diversas necessidades, incluindo um escritório compartilhado onde os Luggers podem receber os clientes com todo conforto e segurança.
Além disso, o Luggo Work, nosso coworking, tem salas compartilhadas e privadas para garantir a interação entre os profissionais e também aquele momento de foco, essencial no desenvolvimento de projetos.
Quer morar vivendo e desfrutar de toda a comodidade de trabalhar no conforto do seu condomínio? Então, entre em contato com a Luggo agora mesmo e escolha seu próximo apartamento!