share

Burocracia

Vistoria de imóveis: guia completo para não ter dor de cabeça

4/01/2022

10min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Vistoria de imóveis: guia completo para não ter dor de cabeça

Tá procurando um novo lar? Então é importante se informar sobre a vistoria de imóveis.

Ela é uma das etapas mais importantes e burocráticas 😓  e é preciso ter muita atenção nela.

Não faz ideia do que seja isso? Sem problemas! Preparamos este guia com tudo o que você precisa saber, além de algumas dicas para facilitar todo o processo. Bora lá?

Afinal, o que é vistoria de imóveis?

Pode até parecer coisa de outro mundo, mas não tem muito segredo: a vistoria de imóveis nada mais é do que uma análise detalhada do estado de um imóvel antes dele ser entregue para quem irá alugá-lo. 

Assim, ela é feita para avaliar se todos os itens oferecidos no contrato da  sua nova moradia estão corretos e bem conservados, além de servir como garantia para que você tenha uma boa experiência no local.

Tá, mas o que a vistoria  olha? Vamos lá: estrutura da construção, acabamentos e pintura dos cômodos, móveis (se for mobiliada) e funcionamento da rede de energia e água. 

É a partir dessa vistoria que o dono do imóvel poderá exigir que quem estiver alugando mantenha o bom uso e mesma conservação dos itens, conforme ele deixou. Justo, não é?

Sendo assim, é responsabilidade do locatário  zelar por todas as peças do imóvel e substituir caso alguma delas quebre ou se danifique durante sua moradia. 

“A vistoria de imóveis protege só os direitos do proprietário”? Não! Muito pelo contrário. 

Se o imóvel que você for alugar for entregue com tomadas queimadas e outros itens danificados, o locador não poderá cobrar o conserto dessas tomadas ou dos outros itens.

Tá vendo porque é importante observar todos os detalhes na primeira vistoria de imóvel?!

Então, aproveite esse momento para avaliar tudo, desde o funcionamento da tomada até a pintura dos cômodos.

Ah e não deixe de conferir se o que você viu está descrito bonitinho no laudo de vistoria do imóvel. Vamos conhecer um pouco desse documento logo abaixo.

Com a vistoria de imóveis é possível identificar qualquer problema no seu imóvel, Você sabia?

Para que serve o laudo de vistoria imobiliária?

Nem faz tanto tempo que falamos sobre este carinha aqui, mas o que, exatamente, ele é? 

De forma geral, o laudo de vistoria é o documento oficial que reúne todas as observações feitas durante a avaliação da residência. 📃

E olha só, ele não foi criado do nada não, o laudo tem base na  Lei do Inquilinato. Confuso demais? Bom, de forma resumida, esta lei aborda sobre os deveres e direitos do locador e locatário.

Deu pra notar que o laudo não é opcional, não é? Então, faça sua parte e exija esse documento.

Dica: jamais faça uma mudança ou assine o contrato de aluguel antes de fazer a análise no local e claro, ter o laudo em mãos.

Agora que já sabemos o que é o laudo de vistoria, o que deve conter nele? Basicamente, tudo que tem no imóvel! 

E olha só por ser uma etapa um pouco demorada e burocrática, muitas pessoas costumam pular essa parte, mas não caia nesse erro! 

Só com a vistoria e o laudo do imóvel é possível evitar maus entendidos e cobranças indevidas no futuro. 

Quem faz a vistoria e o laudo?

O dono do imóvel! É ele quem tem a responsabilidade de pedir a vistoria e arcar com todo o custo da documentação.

Além disso, o laudo e vistoria do imóvel deve ser feita por um profissional qualificado, de preferência um arquiteto ou engenheiro civil.

É com a ajuda desse olhar apurado que a gente tem a garantia de que nenhum detalhe vai passar despercebido ou que algum item seja avaliado errado. 👀 

Qual seu papel, então? Checar o laudo assim que o receber,  para confirmar se as observações batem com o que tem no imóvel. 

Dica 💡: a solução para tornar a vistoria de imóveis mais simples é contar com um serviço de locação inteligente, como a Luggo, que resolve tudo para você, sem cobrar a mais por isso.

A vistoria feita por um profissional qualificado evita que algo passe despercebido! 

Como funciona a vistoria de entrada e saída?

Existem duas vistorias de imóveis que devem  ser feitas durante o seu contrato: a de entrada, antes da assinatura, e a de saída, quando seu prazo tiver encerrado. 

Mas não se preocupe, o processo das duas são praticamente iguais, com algumas pequenas diferenças entre uma e  outra. 

Na vistoria de entrada a estrutura da construção, os acabamentos, a pintura dos cômodos, os móveis (se for mobiliada) e o funcionamento da rede de energia e água são avaliados. É preciso estar atento para que nenhum item com defeito deixe de ser pontuado ou seja escrito de maneira errada no laudo, certo? Beleza!

Já na vistoria de saída, os mesmos itens são inspecionados. Ao final da vistoria, é muito importante comparar os dois relatórios para verificar se houve mesmo algum dano. 

E se tiver danos na vistoria de entrada no imóvel?

Caso identifique algum dano no imóvel durante a vistoria de entrada, basicamente o proprietário e locatário precisarão entrar em um acordo.  

Exemplo: digamos que o problema seja as tomadas queimadas. Caso o alugador se responsabilize pelo reparo, pode ser combinado algum desconto ou reembolso na primeira parcela do aluguel.

Mas, se o proprietário preferir fazer o conserto antes de entregar as chaves, então nenhum valor será alterado e o laudo da vistoria deve ser atualizado incluindo o último reparo feito. 

E atenção 🚨:  tudo isso deve ser bem alinhado antes da assinatura do contrato, ok?

Qualquer alteração deve estar descrita no laudo de vistoria, seja ela de entrada ou de saída

E se os danos estiverem na vistoria de saída do imóvel?

Bom, se o dano foi identificado após a moradia do locatário, aí não tem jeito, será preciso dar aquela checada nas cláusulas do contrato para ver quem será responsabilizado pelo problema. 

Tá vendo como é importante ler todo o contrato?! 🧐

De forma geral, existem alguns contratos que passam essa responsa para o inquilino. Nesse caso, ele é quem paga e contrata o profissional para fazer o conserto antes de devolver as chaves.

No entanto, é bem mais comum que o contrato tenha uma multa de acordo com o valor do dano causado à propriedade. 

E os danos podem ser desde paredes sujas, descascadas ou com pintura gasta até prejuízos maiores, como vidros quebrados, instalações deterioradas ou qualquer outro estrago. 

O que observar durante a vistoria de imóveis?

Agora que você viu que a vistoria de imóveis para locação é importante para evitar dor de cabeça e gastos surpresa, você deve estar curioso para saber o que olhar em cada parte da casa, não é? 👀

Mas, não esquente com isso, fizemos uma listinha para te ajudar na hora da vistoria. Veja só 👇🏿 :

Instalação elétrica e hidráulica

Na vistoria de imóvel observe se todas as tomadas, bocais de lâmpadas e outras instalações elétricas estão funcionando bem.

Veja também se não há vazamentos, torneiras pingando, canos quebrados e ralos ou privadas entupidos. 

Fique atento de verdade porque esses tipos de defeitos costumam ser um problemão para consertar, além de bagunçar toda a rotina da casa. Esse abacaxi não vale a pena. 

Saber o que verificar é um passo importante para não cair em cilada.

Teto, piso e cerâmicas

Tá aí outro ponto que precisa de um olhar rigoroso e que é trabalhoso demais na hora de arrumar.

É sério, sempre que teto, piso e cerâmicas precisam de um reparo, é como se fosse feita praticamente uma pequena reforma dentro de casa.

Por isso, além das condições físicas e de conservação, veja se o laudo traz a situação de nivelamento desses itens, pois o desnível pode causar danos na estrutura a longo prazo, como paredes rachadas e cerâmicas quebradas, por exemplo. 

Esquadrias de alumínio e madeira

Alguns podem não dar tanta importância, mas as esquadrias são as peças que se encaixam na abertura de portas e janelas da residência e dão um acabamento lindo no imóvel. 👌

Elas podem ser de alumínio, madeira e, em algumas situações, até de PVC e no laudo deve constar se as peças estão bem instaladas e qual a qualidade do material que elas são feitas.

Ah, e não se esqueça de avaliar se as portas e janelas também estão em bom estado. 

Pintura interna e externa

A textura e pintura da parte interna e externa da casa ou do apê devem ser avaliadas, pois, não sei se você ainda se lembra, mas também é dever do inquilino zelar pela estética, o que significa entregar o imóvel com a mesma cor e acabamento das paredes. 

Em caso de apartamento, se o morador causar algum dano do lado de fora da unidade, o condomínio mesmo pode fazer a cobrança, e o pagamento do reparo deve ser negociado com o proprietário.

Vidros e acabamentos

Vidros de janelas, armários, box de banheiro, espelhos, venezianas, rodateto e outros componentes, podem parecer pouca coisa, mas são eles que fazem toda diferença e dão aquele toque a mais na beleza do imóvel.

Por isso, verifique se a vistoria do imóvel  registrou cada uma das peças do jeitinho que ela está na realidade e se a descrição e as imagens estão claras a ponto de ser possível ver a qualidade das instalações.

Fechaduras, trincos e maçanetas

Todos queremos nos sentir seguros em nossos lares, não é? Então, passe aquele pente fino no laudo da para checar as condições das fechaduras, trincos e maçanetas.

Caso você não sinta que o sistema é seguro o suficiente, pode checar se existe a possibilidade de trocar as fechaduras.

Mas veja bem, essa é uma opção que deve ser conversada com o proprietário. Não saia trocando tudo sem falar com o dono, combinado?

Ah, cuidado durante as instalações! Se algo for quebrado durante este processo, um valor adicionado poderá ser cobrado, afinal, este ponto também é incluído na vistoria de imóveis. 

Itens específicos do imóvel

Além dos itens gerais que já falamos, há outros detalhes que podem ser acrescentados no laudo de vistoria de entrada e saída.

Tipo o quê? Bom, móveis e eletrodomésticos, churrasqueiras, área de paisagismo e assim por diante.

Deu para notar que a vistoria de imóveis é um processo longo e burocrático, não é? 

Se você quer ter uma assistência completa que resolverá toda essa parte chata para você, com transparência e de maneira rápida, a Luggo é a solução ideal. 

E uma coisa é fato: entendendo tudo o que precisa saber sobre vistoria de imóveis e com a praticidade das nossas soluções, viver de aluguel se torna uma experiência única de moradia. Assim, você aproveita ao máximo o tempo para de fato viver o que realmente importa! 

Agora que você já sabe como funciona e para que serve a vistoria de imóveis, navegue pelo nosso blog e confira outros conteúdos!

Assine nossa

Newsletter