share

Bem-estar

Ano novo, casa nova: ideias para renovar seu lar!

19/01/2024

9min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Ano novo, casa nova: ideias para renovar seu lar!

Nada melhor do que começar o ano em um ambiente bonito, bem decorado e com tudo o que você gosta! Mudar a decoração e organizar a casa ajuda a renovar as energias para começar um novo ciclo. Ano novo, casa nova!

Essa transformação, no entanto, não precisa ser cara e nem complicada. Dá para entrar no novo ano recorrendo a truques simples e práticos para deixar o ambiente mais funcional e com a sua cara!

Neste blogpost, mostraremos algumas dicas valiosas para criar um espaço que te inspire a conquistar suas metas em 2024! 

Vamos lá?

Ideias para apostar no ano novo, casa nova

Algumas ideias simples que podem deixar o ambiente muito mais bonito e acolhedor:

Rearranje os móveis 

Mudar os móveis de lugar renova o ambiente e pode deixar a casa com uma cara totalmente nova. Além disso, você pode descobrir posições diferentes que a deixem mais espaçosa e funcional. 

Comece a mudança definindo a posição dos itens maiores, pois é muito difícil encaixar esses elementos em uma composição já pronta. 

No quarto do casal, por exemplo, comece com o guarda-roupa. Em seguida, defina onde a cama de casal irá ficar e vá acomodando a cômoda, cadeiras e pufes — sempre do maior para o menor.

Mas atenção! Ao reordenar os móveis é importante considerar os elementos fixos como janelas, colunas, portas e painéis. Além disso, para evitar que os móveis se sujem ou arranhem, lembre-se de revesti-los em um tecido macio antes de arrastá-los.

Homem segurando uma poltrona, e ao fundo uma mulher segurando uma luminária de chão.
Você sabia que a disposição dos móveis pode transformar totalmente as sensações do ambiente? / Créditos: foto por Freepik

Outra dica é apostar nas luminárias móveis, que valorizam a decoração da casa e deixam o espaço mais aconchegante. Elas podem ser colocadas na sala de estar, na copa e no quarto para auxiliar na leitura. 

Prefere luminárias de chão? Esses elementos devem ser do mesmo estilo do ambiente. Espaços rústicos ficarão ainda mais bonitos com peças de madeira. 

Peças com esse material também são as mais indicadas para espaços clássicos — já os apartamentos de estilo industrial pedem luminárias com estrutura metálica. 

A iluminação indireta também pode ser interessante! Para isso, use pontos de luz sobre o forro de gesso, instalando fitas de LED ou spots que agregam valor e deixam os espaços muito mais bonitos. 

Mude o estilo de decoração 

Quem quer apostar no ano novo, casa nova também pode buscar um novo estilo de decoração. Claro, não é necessário mudar todos os móveis, basta investir nos acessórios.

Por exemplo, para uma decoração Boho (baseada no estilo de vida nômade e livre, com cores terrosas e verde), invista em combinações étnicas, hippies, countries ou vintages. Essa mescla confere personalidade ao ambiente e pode ser usada na sala, nos quartos e até na cozinha.

Mas para quem também quer renovar os móveis, sabia que existem empresas especializadas em aluguel de móveis, como a Tuim, parceira da Luggo?

Além de toda a facilidade de assinar o serviço, os Luggers ainda têm acesso a catálogos exclusivos com móveis pensados para se encaixarem perfeitamente nos apartamentos. Assim, você economiza, otimiza o espaço e ainda dá um novo ar ao ambiente!

Pinte as paredes 

Mudar as cores da casa é outra forma de renovar o ambiente. Vale pintar a parede inteira ou criar apenas alguns detalhes para deixar o ambiente com um astral diferente. 

Cores claras como o amarelo e o laranja deixam o espaço mais descontraído. Já as mais sóbrias como o cinza e o preto fazem com que o ambiente fique mais elegante. 

Claro, também dá para utilizar mais de uma cor em um mesmo cômodo, nesse caso, no entanto, é preciso ter cuidado para que a decoração não fique muito pesada.

Se optar por pintar as paredes de cores neutras, fique à vontade para investir em quadros e em objetos de decoração coloridos. Se preferir usar cores, aposte em objetos de tons contrastantes, o que tornará o espaço mais bonito.

Os móveis do apartamento, por sua vez, também podem receber uma mãozinha de tinta para ficarem como novos — ou detalhes, como os puxadores. Você também pode utilizar engradados de madeira ou paletes para criar peças de mobiliário, uma opção criativa e sustentável.

Adicione plantas 

Mulher adulta, sentada em frente à janela enquanto segura um vaso de plantas. Ao fundo, é possível ver uma estante escada com outro vaso decorativo.
Para quem gosta de cuidar de plantas, que tal adicionar mais ainda o verde no apartamento em 2024? / Créditos: foto por Freepik

Uma forma de complementar a decoração para o novo ano é adicionar plantas nos ambientes. Folhagens de diversos tamanhos e formatos dão mais vivacidade a qualquer espaço. 

No interior da casa, opte por espécies que podem ser cultivadas em vasos e não precisam de muita luz solar. Samambaias, cactos, suculentas, espada de São Jorge e buxinhos são boas opções para a sala de estar, para a sala de jantar e para o banheiro.

Quem gosta de espaços com plantas mas não tem tempo para cuidar, pode comprar plantas artificiais. Há opções que parecem reais com a vantagem de poderem ficar em qualquer ambiente da casa — é só lembrar de escolher vasos estilosos que combinem com a decoração!

Organizando a casa para o ano novo

Quem não quer fazer grandes alterações, pode organizar os ambientes para entrar no clima de ano novo, casa nova.

Limpeza para o ano novo 

Renovar os ares do ambiente também inclui a limpeza e a organização! Você pode começar com os passos a seguir:

  1. Tire todos os objetos dos armários e do guarda-roupa. 
  2. Após remover os objetos, aspire bem o interior dos armários e guarda-roupas para eliminar o excesso de poeira.
  3. Além disso, lave cortinas, tapetes, capas de almofadas, roupas de cama e toalhas. 
  4. Não se esqueça de retirar o pó de lustres, vasos e outros objetos de decoração também.
  5. Por fim, é importante separar roupas e objetos que você não usa para a doação. Se você encontrar objetos quebrados, conserte-os ou descarte-os, caso não haja como consertar.

Para definir os itens que provavelmente não serão mais úteis, tente separar tudo aquilo que não foi usado no último ano — isso já é um sinal que você não vai mais usar. É importante tentar manter apenas os objetos e roupas necessários: nada de acumular.

Claro, sempre teremos aqueles itens que são utilizados em épocas específicas, como cobertores mais robustos e aquecedores para o inverno, por exemplo. Para eles, você pode pensar em outras soluções para otimizar o espaço em casa, como sacos a vácuo ou móveis com baú embutido.

Na Luggo, sempre buscamos maneiras de facilitar ainda mais esses processos. Por isso, alguns de nossos empreendimentos possuem o Luggo Box, onde você pode alugar um compartimento para guardar os itens que você não utiliza com frequência. 

Conheça os empreendimentos Luggo e viva bem!

Utilize prateleiras ou caixas organizadoras

A organização vertical é uma ótima maneira de aproveitar o espaço e manter seus objetos organizados — liberando espaço no chão e criando ambientes mais funcionais.

Instale prateleiras na cozinha, na copa e no banheiro para colocar itens de decoração. Você também pode investir em nichos e estantes!

Caixas organizadoras são outra opção para deixar a casa sempre arrumada. Coloque algumas nos armários da cozinha, sob a pia do banheiro e na área de serviço — assim os produtos de limpeza serão encontrados com mais facilidade. 

Se você optar por caixas organizadoras grandes de palha ou de plásticos, pode utilizá-la para armazenar roupas para lavar.

Além disso, o seu processo de reciclagem pode ficar mais fácil: basta utilizar caixas coloridas, cada uma para um tipo de lixo.

Mulher adulta, decorando uma estante com livros, cestas e plantas. Ao lado, quadros a serem pendurados estão apoiados na parede.
Estantes, prateleiras e nichos podem renovar o ambiente e ainda deixá-lo mais funcional! / Créditos: foto por Freepik

Crie ambientes funcionais 

Ao focar no ano novo, casa nova, aposte em ambientes funcionais, investindo em móveis que comportem vários objetos. Por exemplo, no escritório prefira uma mesa onde dê para colocar o notebook, tablet, monitor e a câmera de modo ordenado.

Para isso, tente identificar as funções que cada ambiente terá antes de escolher os móveis. Considere o uso diário, a quantidade de objetos a serem acomodados e a disposição dos itens, por exemplo — garantindo que tudo faça sentido e seja otimizado.

Como planejar metas para o ano novo?

Com a casa organizada, já dá para direcionar a atenção para as metas para o próximo ano. E com algumas dicas simples, fica ainda mais simples! Olha só: 

  1. Seja realista: estabeleça objetivos que você sabe que podem ser atingidos dentro do seu tempo e outras metas paralelas.
  2. Divida as metas: você pode dividi-las em metas de curto, médio e longo prazo — assim, você evita se frustrar caso algo demore um pouco mais para acontecer. 
  3. Defina prioridades: além de prazo, defina quais são as suas principais prioridades para 2024. Dessa forma, você poderá dividir o seu tempo da melhor forma focando naquilo que é mais importante.
  4. Quebre as metas em etapas menores: assim, você terá uma noção maior de onde você está em relação aos seus objetivos, e remanejar prazos e outras metas conforme necessário.

Gostou do post? No Blog Luggo, o que não falta são dicas para te ajudar na organização e no dia a dia. Confira mais conteúdos!

Assine nossa

Newsletter