Você, por acaso, já ouviu falar no método montessoriano? Criado exclusivamente para as crianças, essa metodologia foi desenvolvida pela educadora italiana Maria Montessori, em 1907, e busca incentivar a curiosidade e desenvolver a autonomia dos pequenos.
Para isso, é importante que os espaços de convívio da criança sejam projetados para as necessidades infantis, com móveis que facilitem o acesso a brinquedos, livros e roupas, além de garantir elementos que promovam a independência.
Quer saber mais sobre o quarto montessoriano? Então, continue a leitura do texto!
O que é um quarto montessoriano?
O quarto montessoriano é baseado no objetivo da metodologia de Maria Montessori: estimular o desenvolvimento infantil. Dessa forma, os móveis devem ser do alcance da criança, para que ela possa explorar todo ambiente, com liberdade e autonomia — promovendo assim o seu desenvolvimento.
Nesse ambiente que promove a liberdade, a cama baixa fica encostada ao chão sobre um tatame ou tapetes macios. Para não ter risco de a criança cair durante a noite, você pode colocar uma proteção lateral no móvel.
Qual é a melhor idade para um quarto montessoriano?
O quarto montessoriano é ideal para pequenos de até 6 anos para aprenderem desde cedo que são capazes de realizar atividades como se deitar na cama e pegar um livro na estante.
O método pode ser menos interessante para crianças maiores porque elas já têm uma certa independência. Isso porque a autonomia da criança tem um desenvolvimento maior na primeira infância, ou seja, até os 6 anos.
Porém, é importante lembrar que cada pessoa apresenta um tempo de desenvolvimento diferente e, por isso, vale realizar as mudanças de acordo com as vontades de cada criança, assim como o seu crescimento.
O que deve ter em um quarto montessoriano?
O quarto infantil montessoriano é simples e funcional. Tem móveis projetados exclusivamente para os pequenos que, assim, podem alcançar tudo o que precisam..
Mas, por onde começar? Em um quarto montessoriano para bebê, aposte no berço montessoriano, que nada mais é do que um móvel de madeira baixo, próximo ao chão, para que a criança o acesse facilmente sem o auxílio de um adulto. Ah, e lembre-se de escolher um colchão bem confortável!
Já a partir dos 3 anos, a criança pode dormir na cama montessoriana, que é baixa e tem formato de cabana. Uma outra opção é montar a sua própria cabana, um lugar que os pequenos vão amar.
Encomendar móveis exclusivos é dispensável porque eles podem ser descartados facilmente, por isso, é melhor você adaptar o que já tem como puder!
No chão, vale colocar um tapete de EVA para deixar o quarto mais colorido, quentinho e para evitar machucados se a criança cair. Importante, né?
O espaço também deve contar com uma estante cheia de brinquedos, jogos e livros, uma mesinha para desenhar, tapetes, futons e uma cômoda baixa para guardar as roupas. Os móveis não devem ter quinas e nem saliências que possam machucar as crianças.
Como o quarto montessoriano é simples e tem menos objetos, a poeira não acumula e fica mais fácil de limpar o cômodo. Isso beneficia a saúde da criança e evita crises de alergia — além de facilitar o dia a dia dos responsáveis, não é mesmo?
7 vantagens do quarto montessoriano
O quarto montessoriano promove a autonomia dos pequenos e os tornam mais preparados para o futuro, já que eles aprenderão que têm capacidade de fazer escolhas e alcançar o que desejam — mesmo que de início seja um livro na estante…
Entenda melhor as vantagens que o quarto montessoriano pode promover:
1. É acolhedor e seguro
A decoração de um espaço montessoriano deixa o quarto bastante seguro. O mobiliário leva em conta a ergonomia dos pequenos, por isso, as crianças não precisam subir em bancos ou se esticar na ponta dos pés para alcançar brinquedos e outros objetos que queiram. Assim, há menos risco de quedas.
Claro, para deixar o espaço ainda mais seguro é importante eliminar cabos e fios e tampar as tomadas. Além disso, cortinas e persianas não podem ter cordões ou fitas, que podem causar acidentes.
2. Estimula a autonomia
O quarto montessoriano permite que as crianças explorem o ambiente livremente e, assim, se tornem mais confiantes e seguras para conhecer o mundo. Além disso, elas desenvolvem a autonomia, porque, com tudo ao alcance das mãos, não é preciso recorrer aos adultos para alcançar um brinquedo, um animalzinho de pelúcia ou livro.
A ideia é que todos os itens fiquem ao alcance dos olhos, por isso, os móveis são menores que os convencionais. Segundo a metodologia montessoriana, peças de dimensões “normais”, para os adultos, deixam as crianças vulneráveis e inseguras.
3. Promove a criatividade
As crianças são curiosas. Mas, quando não têm liberdade para explorar o mundo, acabam reprimindo essa característica. Em um quarto tradicional, a criança não pode sair do berço quando bem entende e frequentemente os estímulos visuais não estão no seu campo de visão.
Já no quarto infantil montessoriano todos os objetos da criança estão ao alcance dos olhos. Assim, ela consegue tocar em tudo e desenvolver sua criatividade. Além disso, dá para colocar gravuras com texturas e cores vibrantes no espaço ou até desenhos da criança, já que é indicado que a decoração seja feita por ela mesma.
4. Possibilita experiências sensoriais
Ao ter liberdade para tatear e experimentar diferentes materiais, a criança estimula o seu desenvolvimento. Ela pode buscar os objetos que chamam a sua atenção, tem liberdade para brincar, correr e pular e desenvolver suas habilidades cognitivas como protagonista do seu processo de aprendizado.
Também podem ser instaladas barras nas paredes para que os pequenos possam explorar o espaço sem depender de ajuda.
O ambiente deve contar ainda com um espelho horizontal. O item vai ajudar a criança a observar as próprias expressões e gestos e a se entender como uma pessoa única – e, principalmente, que se diferencia de sua mãe.
5. Contribui para a organização
Como os armários e prateleiras são baixos, a criança pode pegar os brinquedos facilmente e brincar na hora que quiser. Porém, após utilizar os objetos, ela deve guardar tudo o que usou no seu devido lugar.
Além de deixar o quarto sempre organizado, essa prática vai contribuir para a criação de um adulto mais responsável.
Porém, não vale deixar todos os brinquedos à vista de uma só vez. Isso manterá a curiosidade em alta. Os itens expostos devem ser trocados a cada 15 dias para estimular o desenvolvimento da criança.
6. Garante mais mobilidade
Mesmo em um quarto montessoriano pequeno, o espaço deve ser organizado para facilitar a locomoção e permitir que a criança brinque no chão. Por isso, a decoração deve ser minimalista — aqui menos é sempre mais.
Uma boa dica é usar móveis multifuncionais como um banquinho de mesa, que também pode ser usado para guardar papéis e canetas.
Prefira os móveis de madeira ou de MDF que são macios ao toque, bonitos e deixam o ambiente mais acolhedor.
7. Maior aproveitamento ao longo do tempo
O estilo de decoração do quarto montessoriano é simples e pode ser facilmente adaptado para se ajustar às diferentes fases da criança. Basta substituir o berço pelo colchão e a criança poderá usar o quartinho até os 6 anos ou mais.
Por outro lado, um quarto de bebê tradicional só pode ser utilizado por cerca de dois anos. Depois disso, é preciso substituir a maioria dos móveis.
A Luggo apoia o desenvolvimento saudável das crianças!
Os condomínios da Luggo tem Espaço Kids, playground e piscina. Muito espaço para diversão, né? Assim, as crianças têm total liberdade para aprender e desenvolver novas habilidades.
Além disso, no Luggo Lindoia, os pequenos podem melhorar as aptidões sociais ao brincar com os vizinhos na quadra esportiva.
Quer morar em um espaço bonito, moderno, onde o seu filho vai poder se desenvolver em um quarto montessoriano?