Morar em um apartamento flat é a opção ideal para quem precisa de pouco espaço e não dispensa o conforto de ter uma rede de serviços disponível a qualquer instante. Mas, será que essa opção é mesmo indicada para qualquer pessoa? 🤔
Para responder essa pergunta e explicar o que é um flat e todos os seus benefícios de locação, a Luggo preparou um guia completo com TUDO o que você precisa saber sobre essa modalidade de moradia! Confira! 👀
O que é um flat?
Apesar de ser um modelo popular no país desde os anos 20, ainda existe uma certa confusão sobre as diferenças entre um apartamento flat, hotel e apartamento.
Mas, olha, a verdade é que nem tem muito segredo. A principal diferença é que o apartamento flat é um imóvel mobiliado para aluguel e que oferece serviços que são comuns em hotéis, como lavanderia, restaurante e limpeza diária, por exemplo.
É possível ainda encontrar flats que disponibilizam serviços ainda mais diferenciados como personal trainer, massagens, serviço de quarto, entre outros, com um custo bem menor do que em uma estadia naquele hotel que você ama.
E justamente por lembrar o funcionamento de um hotel é que os flats também são conhecidos como apart-hotel.
Menos formalidade do que um hotel, porém com praticamente os mesmos benefícios e liberdades, além de ter aquele ar de moradia tradicional.
Qual a diferença entre flat e apartamento?
Para diferenciar flat de apartamento convencional, é só analisar alguns pontos básicos, começando pelos serviços oferecidos pelo condomínio e o tamanho do imóvel.
Os flats são menores e costumam ter apenas quarto, banheiro, um espaço para trabalho/estudo e uma copa. Já os apartamentos tendem a ser ambientes maiores, com sala, cozinha e um (ou mais) dormitórios.
Outra grande diferença é o contrato já que, geralmente, para alugar um apartamento ele precisa ser locado por um período maior e costuma ser bastante burocrático.
Mas olha, isso é só no jeito tradicional de aluguel, porque na Luggo a história é outra: aqui você encontra apartamentos mobiliados para alugar sem burocracia e com todo conforto e praticidade que você merece para viver uma vida moderna, viu? Clique aqui e conheça os empreendimentos disponíveis! 😉
O que é flat e loft?
Outro tipo de moradia que dá um nó na cabeça é o loft. Mas a principal diferença entre o flat e o loft é a estrutura. Mas calma, vamos por partes.
Os lofts têm cômodos totalmente integrados, sem nenhum tipo de divisão, ou seja, não tem paredes. Isso significa que todo o ambiente fica em um único espaço bastante amplo e, geralmente, bem iluminado.
Ele é mais próximo ao estúdio (que inclusive nasceu da ideia do loft), mede cerca de 50m² e tem como principal objetivo trazer mais praticidade e utilidade ao espaço.
E olha que interessante, a proposta original desse modelo de moradia era reutilizar imóveis que antes seriam usados como pontos comerciais. Por isso, tradicionalmente, os lofts possuem acabamentos mais rústicos.
Mas se engana quem pensa que os lofts são tipos de “galpões” sem personalidade. Com um pouco de criatividade, dá pra criar um ambiente único e cheio de estilo neles.
Além disso, empreendimentos mais modernos têm apostado em uma arquitetura mais atual, dando uma carinha mais sofisticada aos lofts.
5 vantagens de morar em apartamento flat
Ainda tem dúvidas se esse estilo de residência é realmente vantajoso? Listamos aqui 5 benefícios que os moradores de apartamento flat podem aproveitar:
1. Mobília instalada pronta para usar
Não tem jeito, mudança é algo estressante e, se não for bem planejada, pode gerar uma baita dor de cabeça.
E aqui temos a primeira vantagem de morar em um flat, já que por ser mobiliado, você não precisa se preocupar com mudança, nem fazer medições (ou contar com um milagre) para fazer os seus móveis caberem no espaço.
É uma forma de economizar tempo e dinheiro, porque o flat já vem pronto para morar.
2. Serviços essenciais perto de você
Ter serviço de quarto, lavanderia, restaurante e loja de conveniência dentro do seu prédio pode ser um verdadeiro facilitador para a rotina de qualquer pessoa.
Apesar da maioria dessas opções serem pagas conforme o uso, ter a disposição esses serviços com certeza já ajuda a economizar tempo e agiliza muitas outras tarefas do seu dia. ⏰
3. Conforto de uma habitação fixa
Por mais que estar hospedado em um hotel seja confortável, nada se compara com aquele espacinho todo nosso, com jeito de lar.
Por esse motivo, o flat consegue oferecer as mesmas vantagens do serviço hoteleiro, mas sem deixar de lado o conforto e bem-estar de uma habitação fixa.
4. Livre de obrigações
Se você mora em uma casa independente, sabe o quanto precisa estar atento a tudo para que ela continue funcionando do jeito que precisa.
E isso envolve: fazer compras, limpeza, pagar contas e, claro, ficar em dia com as manutenções. Ufa, cansou só de pensar? 🤯
Ao viver em um apartamento flat você fica livre de grande parte dessas responsabilidades, porque pode contar com o suporte condominial para resolver qualquer imprevisto e realizar todas as manutenções da unidade.
Só não se esqueça de pagar as contas, tá? 😅
5. Benefícios exclusivos do condomínio
Fora todas essas vantagens mais gerais de um apart-hotel, existem ainda aqueles benefícios extras, como internet, faxina do espaço interno e portaria 24 horas.
No entanto, os serviços oferecidos podem variar de um condomínio para outro, por isso, na hora de alugar, faça aquele pente fino no contrato antes de assinar, ok?
Para quem é indicado o apartamento flat?
Na verdade, depende! Isso pode variar de acordo com seus gostos e o que você valoriza mais em um ímovel.
Mas, de maneira geral, o flat pode ser mais interessante para pessoas que moram sozinhas e casais mais jovens. Como o flat tem essa pegada de valorizar a utilidade do espaço, ele é ideal para quem tem uma rotina bastante agitada e que não dispensa praticidade para o seu dia a dia.
Se você quer uma área mais confortável para trabalhar em casa ou um espaço para receber visitas, então, um apartamento convencional é o mais indicado. 😉
Mas o que avaliar antes de alugar um flat?
Depois de conhecer todos os benefícios e quais os perfis mais indicados para esse tipo de apartamento, você pode se perguntar o que deve ser observado na hora de escolher um flat.
E para te ajudar, separamos aqui uma listinha com os principais pontos para analisar antes de fechar o contrato. Anota aí :
- Estrutura e conforto dos mobiliados;
- Benefícios oferecidos pelo condomínio;
- Opções de lazer e bem-estar;
- Localização e pontos de referência;
- Valor do aluguel e condições de pagamento;
- Facilidade para alugar sem burocracia.
Ao definir bem as suas necessidades, a procura por um flat ou apartamento mobiliado vão se tornar muito mais práticas e menos cansativas, já que evita as centenas de visitas a apartamentos que não têm nada a ver com você.
Bom, com este guia você pôde aprender a fundo o que é apartamento flat, qual a diferença entre as principais tendências de moradia flexível e descobriu até mesmo como avaliar a melhor opção para o seu estilo de vida.
Curtiu o conteúdo? Então, continue navegando pelo blog da Luggo e aproveite outras dicas que vão facilitar muito a sua vida!
