Latidos de cachorro, música alta, barulho de passos durante a noite, portas batendo — todos esses ruídos indesejados podem perturbar o descanso e interromper o nosso sono. E uma das principais soluções é o isolamento acústico!
Convenhamos, ninguém gosta de ser perturbado quando está maratonando séries, estudando ou relaxando: nessas horas tudo o que se quer é desfrutar de um pouco de sossego.
Claro, os vizinhos também não gostam de ser incomodados quando acabamos fazendo ruídos altos dentro de casa. É por isso que saber como fazer isolamento acústico garante que você não tenha que se preocupar com o barulho quando receber amigos em casa.
Quer entender melhor esse assunto? Então continue a leitura!
O que é isolamento acústico?
Isolamento acústico é a capacidade que um material tem de evitar que o som externo penetre no ambiente interno — e também evita que os ruídos produzidos internamente escapem. O objetivo é proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
O isolamento do ruído aéreo, definido como o ruído produzido por músicas, bares, construções, aeroportos, fábricas, escolas ou pelo trânsito, é feito por barreiras físicas como portas, paredes e divisórias. Quanto mais pesado o componente, maior sua capacidade de isolar o ambiente.
Já para isolar o som proveniente do andar superior do seu apartamento, transmitido pelas vibrações que vão do teto às paredes, é fundamental instalar um sistema de amortecimento. Assim, o som não alcançará a estrutura principal. Instalar forros é pouco eficiente, uma vez que o ruído continua sendo transmitido pelas paredes.
Quais os melhores materiais para isolar o som?
Quando o assunto é como fazer isolamento acústico, é importante saber que diferentes materiais são utilizados para essa finalidade. Entre eles, vale destacar:
Drywall
O drywall é uma técnica construtiva que utiliza placas de gesso “recheadas” com lã de vidro, material que isola mais o som. Tem boa vedação acústica, é leve e barato.
Além disso, ao ser utilizado como divisória pode tornar o ambiente mais bonito e acolhedor.
Espuma acústica
Com formato de caixa de ovo, a espuma acústica geralmente é utilizada em espaços dedicados à música e à gravação de vídeos. É o isolamento acústico mais barato do mercado.
Outra vantagem é que ele pode ser reutilizado, já que não é instalado de forma definitiva. Assim, se precisar se mudar, não vai perder o investimento.
Isolante acústico
É uma manta acústica fina utilizada no piso, no teto e nas paredes do apartamento. Pode ser aplicada em áreas pequenas ou em cômodos grandes.
Não demanda perfurações e pode ser instalada facilmente, em poucos minutos — ou seja, perfeita para quem mora de aluguel e não quer fazer mudanças permanentes!
Janela antirruído
Interrompe o som proveniente do espaço externo. É uma solução de como fazer isolamento acústico encontrada em diferentes materiais como PVC, alumínio, madeira e aço.
O vidro utilizado tem espessura que varia entre 8mm e 24mm, e vale ressaltar que quanto mais grosso, maior a capacidade de isolamento e maior o custo.
Janela acústica
É fabricada com dois tipos de vidro: laminado e insulado. O primeiro é composto por várias camadas recheadas com uma resina, que evita que o som penetre no ambiente.
Já o vidro insulado é composto por duas lâminas de vidros, com ar entre elas, garantindo um bom isolamento térmico e acústico.
Porta antirruído
Indicada para os quartos e para a entrada do apartamento, é feita de madeira maciça e material isolante. Ajuda a eliminar o ruído externo assim como o som produzido nos demais ambientes do apartamento como sala de estar, sala de jantar e cozinha.
Isolamento acústico em apartamento
Na hora de fazer isolamento acústico é importante considerar o material do piso, a disposição de portas e janelas, assim como o tamanho do ambiente.
Leia também: Conheça a Lei do Silêncio e como ela funciona nos condomínios!
Isolamento acústico para quarto
Isolar o quarto garante uma boa noite de sono e também permite ler ou assistir TV sem ser incomodado por ruídos externos.
Os tipos de isolamento mais indicados para esse ambiente são a porta antirruído, drywall e espuma acústica!
Passo a passo
Quem quer isolar o som do apartamento pode seguir os seguintes passos:
Defina um objetivo
Defina o objetivo do projeto: o espaço também será usado para tocar instrumentos musicais? Ou é importante garantir uma boa noite de sono, isolando o espaço do ruído produzido pelos vizinhos?
Se for o primeiro caso, é fundamental garantir que o som não reverbere pelas paredes, instalando lã de vidro. Já para o segundo, cortinas grossas e com muitas camadas nas janelas pode ajudar na redução dos ruídos externos.
Considere o tamanho do cômodo
Antes de instalar drywall ou espuma acústica, meça o quarto para saber a quantidade de material que será utilizada.
Se o espaço for muito grande, prefira os mais baratos, mas que sejam eficientes do ponto de vista acústico e tenham qualidade comprovada. Se for um espaço compacto, como um apartamento pequeno, pode ser interessante investir um pouco mais.
Faça um orçamento
Contate um ou mais profissionais especialistas em isolamento acústico e faça um orçamento detalhado do que será utilizado. Busque alternativas que se ajustem tanto às suas necessidades quanto ao seu orçamento.
Escolha dos materiais
O piso de madeira propaga sons e ruídos com facilidade, por isso deve ser evitado em apartamentos localizados em regiões barulhentas.
Já o piso vinílico é um mais utilizado por quem está em busca de saber como fazer isolamento acústico. O material tem boa capacidade de reduzir a propagação do som, é fácil de aplicar e pode ser instalado sobre o piso já existente.
Disponível em diferentes cores e estilos, o piso vinílico também pode ser instalado nos demais cômodos do apartamento.
Também vale pintar o quarto com tintas que reduzem o barulho e eliminam a reverberação. Fabricada com água e corantes naturais, também atende ao mercado de construções sustentáveis uma vez que não agride o meio ambiente.
Aplicação
Garanta a vedação da porta e da janela
A maioria dos sons penetra no ambiente por janelas e portas. Por isso, se possível, substitua esses itens por aqueles que ofereçam um bom isolamento acústico. Ao contabilizar o investimento, além do preço do material, inclua o da mão de obra.
Vale observar, ainda, que quem mora de aluguel precisa da aprovação do proprietário antes de fazer qualquer tipo de reforma. Mas como já foi comentado, existem alternativas, como as cortinas e outros isolamentos que não requerem uma mudança na estrutura do local!
Foque na absorção sonora
Espaços vazios contribuem para o desconforto acústico. Por isso, adicione móveis e objetos de decoração para evitar que o som reverbere, criando eco.
Poltronas, almofadas, cabeceiras estofadas e outros itens esponjosos absorvem o som e deixam o quarto mais bonito e confortável.
Coloque cortinas na janelas
Cortinas e tapetes absorvem os sons, deixando o espaço mais silencioso. Quanto mais grosso o tecido, melhor.
Deixe o quarto mais verde
Folhas, caules, flores e galhos absorvem o ruído e deixam o quarto mais silencioso. Espalhe algumas plantas perto da janela e das portas para “quebrar” as ondas de som.
Outra boa ideia é criar jardins verticais que absorvem o som e o impedem de se propagar pelo ambiente. Essa solução também contribui para deixar o ambiente mais fresco, por impedir a criação de ondas de calor.
Viu só como não precisa ser complicado otimizar o seu lar para uma melhor qualidade de vida e convivência com os vizinhos?
O Blog Luggo está sempre recheado de maneiras de deixar o dia a dia mais simples e prático, e os condomínios Luggo valorizam a comunidade dos moradores para que todo o ambiente se torne um lar.