share

Sustentabilidade

Empresa verde: conheça o que é construção civil consciente

29/09/2022

7min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Empresa verde: conheça o que é construção civil consciente

Uma empresa verde investe no crescimento sustentável por meio de projetos inovadores, comprometidos com o meio ambiente. Além disso, esse tipo de companhia cria caminhos que melhoram a vida das pessoas em várias partes do mundo, e mantém esse  compromisso alinhado com a estratégia de negócios.

No setor da construção civil, empresas verdes oferecem inúmeras vantagens econômicas e sociais aos consumidores. Entre elas estão a redução do valor das contas de água e de luz e maior conforto ambiental, ou seja, essas companhias se preocupam com o bem-estar de quem vai viver no imóvel. Muito legal, né?

A seguir, explicaremos melhor o que é a construção civil consciente e quais são as vantagens de contratar uma empresa verde. Vamos lá? 

O que é construção sustentável?

Construção sustentável é uma forma de construir preservando o meio ambiente, reduzindo os impactos negativos que uma obra tradicional causa no ecossistema. Uma empresa verde olha para aspectos sociais, econômicos e ambientais em toda a vida útil do imóvel, garantindo mais bem-estar para os moradores.

A imagem mostra um homem vestido com uniforme de construção e mostrando o projeto para uma mulher vestida de modo mais social para ilustrar a diversidade de profissionais para planejar uma empresa verde
Diversos profissionais são consultados para o planejamento e construção de imóveis sustentáveis / Créditos: foto de ThisIsEngineering by Pexels

Nos últimos anos, construções sustentáveis passaram a ser mais procuradas pelos consumidores, e dá para entender o porquê! Os projetos verdes são modernos, se valorizam com o passar dos anos, minimizam os efeitos das mudanças climáticas e consomem menos água e energia elétrica que as construções tradicionais.

Quais as vantagens em contratar uma empresa verde?

Contratar uma empresa seguidora de ações sustentáveis oferece muitas vantagens aos consumidores. Entre elas, vale destacar:

ESG

A abordagem Environmental, Social and Governance (ESG) ou Meio ambiente, Sociedade e Governança em português, foca em demonstrar os benefícios da sustentabilidade para toda a sociedade. A ESG é voltada para três pilares: ambiental, social e governança. A responsabilidade com o ecossistema visa reduzir os impactos das interferências na natureza.

O pilar social estabelece ações que beneficiam a sociedade como um todo. Já a governança se refere a capacidade da empresa de alcançar os seus objetivos e metas sem deixar de lado o bem-estar das pessoas.

Como exemplo, podemos citar o Instituto MRV que promove a educação de crianças e jovens.

Visão 2030

O setor da construção civil emprega mais de 7,4 milhões de pessoas no Brasil e o Produto Interno Bruto (PIB) desse setor apresentou crescimento de 9,5% no primeiro semestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, a área foi responsável por 15% dos empregos formais gerados ainda neste ano! 

A imagem mostra duas mulheres com uniforme de construção com os braços cruzados e sorrindo para ilustrar a presença feminino na construção civil
A cada dia, mais mulheres brasileiras ocupam espaços dentro do mercado da construção civil / Créditos: foto de Kindel Media by Pexels

A Visão 2030 foca em pensar o futuro do setor, propondo novas tecnologias, capacitando a força de trabalho e integrando os diferentes segmentos da indústria para buscar soluções sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propõe metas que devem ser alcançadas pelos países até 2030. Algumas das ações propostas têm o objetivo de erradicar a pobreza, promover a saúde e a educação e reduzir as desigualdades. Estimulam, ainda, o uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas.

As empresas da construção civil conscientes fazem parte dessa missão, ao repensarem os modelos de obra para promover o crescimento econômico inclusivo e a melhoria da qualidade de vida dos moradores das grandes cidades.

Quais são as práticas sustentáveis adotadas pela Luggo?

Em parceria com a MRV&CO, a Luggo adota diversas iniciativas verdes nos empreendimentos. 

As iniciativas verdes muitas vezes não se relacionam apenas com a construção em si, mas com toda a comunidade e com o cuidado com o planeta. Entre elas, estão:

Gestão de resíduos em obras

Muitas empresas do setor da construção civil não cuidam dos resíduos gerados nos seus projetos de construção e reforma. Além de causar grande impacto ambiental devido ao descarte irregular de lixo, isso gera desperdício e prejuízo financeiro para o setor.

A liberação irregular de resíduos também causa degradação ambiental e compromete a mobilidade urbana. Por outro lado, uma empresa verde como a Luggo investe na classificação e na reutilização de resíduos, reduzindo custos e preservando recursos naturais.

Alojamento nos canteiros

A MRV&CO instala alojamentos no canteiro de obras dos empreendimentos da Luggo para aumentar a produtividade dos colaboradores e facilitar o acesso ao canteiro. A ação aumenta a segurança dos trabalhadores e garante um ambiente com tudo o que os operários precisam.

A imagem mostra um homem trabalhando em cima de um telhado com equipamento de segurança, para ilustrar o cuidado que uma empresa verde deve ter com a segurança de seus colaboradores
Uma das responsabilidades de uma empresa consciente é oferecer equipamentos de proteção individual para os trabalhadores / Créditos: foto de Burst by Pexels

A iniciativa segue a NR 18 que busca promover melhores condições de trabalho e bem-estar para todos os colaboradores.

Norma de desempenho das edificações

A norma de desempenho das edificações atende às exigências dos consumidores, focando não apenas na habitabilidade, mas também na qualidade e durabilidade das construções. Isso significa que todas as áreas envolvidas no projeto, assim como fornecedores e incorporadoras, observam três requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.

A imagem mostra uma das áreas de piscina da Luggo, com muitas árvores ao fundo, para mostrar a preservação da vegetação nativa, uma das propostas de uma empresa verde
Foto da piscina do Luggo Cenarium, onde é possível ver a vegetação nativa preservada ao lado do condomínio

Esses tópicos tratam da segurança estrutural, impactos ambientais da obra e dos requisitos do usuário, como desempenhos acústico e térmico.

Planos de economia de água

Para reduzir o consumo de água na construção civil, a MRV&CO e a Luggo consideram alternativas mais sustentáveis em todas as etapas do projeto. Os métodos e sistemas utilizados estão alinhados com o uso inteligente dos recursos hídricos que empregam dispositivos de reutilização e de captação da água da chuva.

Além disso, os materiais de construção utilizados têm uma pegada hídrica menor.

Investimento em infraestrutura urbana

Investir em estrutura visa melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de uma determinada região. Para garantir o sucesso da empreitada, critérios de sustentabilidade devem ser incorporados ao projeto desde o início do desenho, passando pela construção e operação.

A imagem mostra bicicletas disponíveis nos empreendimentos Luggo para estimular a sustentabilidade, uma das missões das empresas verdes
A Luggo tem bicicletas compartilhadas à disposição para estimular a redução do uso do carro e da emissão de carbono por combustível

Além disso, a MRV&CO investe em diversos projetos de infraestrutura urbana como construção de vias, plantio de árvores, saneamento básico e criação de praças.

Certificações internas

A MRV&CO conta com o Selo Obra Verde que atesta o comprometimento da empresa com práticas sustentáveis como o uso de madeiras de reflorestamento certificadas, telhas translúcidas que diminuem o consumo de energia elétrica, sistemas de aquecimento solar e de reaproveitamento de resíduos.

Além disso, a empresa constrói muros de divisa no início do projeto, eliminando a utilização de tapumes provisórios, que após o uso são descartados no meio ambiente.

A imagem mostra uma vista aérea do Luggo Cipestre, com os paineis solares bem aparentes para ilustrar uma empresa verde
O Luggo Cipreste tem painéis solares para gerar energia elétrica

A Luggo é uma empresa verde!

A Luggo apoia práticas sustentáveis em todas as etapas dos projetos, que vão do desenho à entrega de apartamentos inteligentes e confortáveis aos clientes. Os condomínios da Luggo contam com bicicletário, sistemas de reaproveitamento de água pluvial e painéis de energia solar.

Todas essas ações estão presentes na missão da MRV&CO, reconhecida pelo mercado devido a inúmeras certificações, selos de qualidade e prêmios entregues para empresas que pensam no meio ambiente.

Conheça melhor algumas das ações sustentáveis incorporadas nos projetos da Luggo! Afinal, cuidamos de todos os Luggers assim como cuidamos do planeta!

Assine nossa

Newsletter