share

Estilo de vida

Entenda os tipos de apartamento pequeno: kitnet, flat e loft

20/07/2023

8min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Entenda os tipos de apartamento pequeno: kitnet, flat e loft

Vai se mudar? Está em busca de um espaço prático e funcional? Escolher entre os tipos de apartamento pequeno nem sempre é fácil, pois não há muitas diferenças entre uma kitnet, um flat e um loft.

Um flat, por exemplo, costuma contar com comodidades como segurança e serviço de quarto 24 horas. Já uma kitnet é pequena e fácil de limpar. Por isso é a melhor opção para quem gosta de praticidade. 

Para te ajudar a encontrar um espaço que atenda às suas necessidades, o Blog Luggo criou este conteúdo que vai explicar quais são as vantagens e as características dos tipos de apartamento pequeno. Vamos lá?

Tipos de apartamento pequeno

Há diferentes tipos de apartamento, que atendem ao perfil de vários tipos de moradores. Entre eles, vale destacar:

Apartamento pequeno

Apartamentos pequenos têm uma área entre  40 m² e 70 m² e, geralmente, possuem apenas um quarto, sala, cozinha e banheiro, que costuma estar em uma área mais reservada, para garantir a privacidade do morador. Esse tipo de moradia é mais procurado por casais sem filhos ou para quem está planejando sair de casa para morar sozinho pela primeira vez.

Mulher sentada em sofá com os braços esticados, sorrindo, com caixas de mudança espalhadas ao seu redor.
Um espaço compacto pode trazer muitos benefícios para quem quer morar sozinho / Créditos: foto por Freepik

Apartamentos com 30 m² são considerados compactos e são facilmente encontrados em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A planta tende a ser muito parecida com a de um apartamento de 50 m², mas os espaços são reduzidos. Os microapartamentos têm, geralmente, 20 m² e contam com um espaço único utilizado como quarto, sala e cozinha.

Curiosamente, o menor apartamento do mundo está localizado em Nova Iorque e tem 5 m². Equipado com micro-ondas, pia, penteadeira, mini refrigerador, televisão, cama e sofá compacto, o imóvel abriga uma única pessoa. O banheiro compartilhado fica no corredor. Já o menor apartamento do Brasil tem 10 m² e fica no bairro Santa Cecília, região central de São Paulo.

Vantagens

Os apartamentos pequenos são fáceis de limpar. Assim, os moradores terão mais tempo livre para sair com os amigos e com a família porque não precisarão perder tempo para manter o espaço organizado.

Considerações

Apartamentos pequenos são ideais para quem gosta de praticidade e prefere não acumular coisas desnecessárias. Além de ajudar o meio ambiente, quem vive uma vida minimalista tem menos despesas e tem mais chances de conseguir economizar.

Além disso, mudar para um apartamento pequeno é uma oportunidade de praticar o desapego, pois, com menos espaço, o morador consegue enxergar o que é realmente essencial. 

Kitnet

Kitnet é um apartamento bem pequeno, com cerca de 40 m², e conta com espaços como cozinha, quarto, sala e banheiro bem definidos. Em geral, há um balcão que separa a cozinha da sala de estar.

A estética das kitnets também vai depender do seu gosto pessoal: é possível encontrar algumas que são mais parecidas com um apartamento e outras que lembram bastante uma casa. Ambas são simples e funcionais, por isso, são procuradas por estudantes e por profissionais liberais que precisam morar mais perto do trabalho, além de casais jovens. 

Vantagens

São uma boa opção de moradia, já que o valor do aluguel costuma ser bastante atrativo. Além disso, esse tipo de imóvel tende a ser bem localizado, permitindo que o morador economize com transporte, caso more próximo de onde trabalha ou estuda.

Considerações

Como o ambiente é integrado, a kitnet é simples de decorar. Não é necessário gastar muito com móveis ou com objetos de decoração, no entanto, dá para deixar cada cantinho com a cara do morador.

Quem gosta de espaços modernos e equipados também se sentirá muito bem em uma kitnet porque a planta enxuta dispensa a compra de itens desnecessários.

Flat

Também chamados de apartotéis, são ideais para quem busca praticidade, pois costumam oferecer serviços de faxina, lavanderia, delivery, segurança e manutenção aos seus moradores. Os valores das facilidades utilizadas são pagas mensalmente no mesmo dia do condomínio.

Mulher com roupa social, sentada na cama de um flat, com uma pasta de trabalho no colo enquanto atende uma chamada no celular.
Os flats são ideais para quem tem uma rotina mais corrida / Créditos: foto de mego-studio por Freepik

Cada flat conta com sala, quarto e cozinha que podem ser integrados ou separados por paredes, como em um imóvel mais tradicional.

Vantagens

Flats são espaços modernos e dinâmicos que podem ser alugados por temporada ou por demanda. Geralmente, contam com restaurante, área de convivência e espaço para home office; por isso, é muito procurado por profissionais com rotina de trabalho agitada. Normalmente, são bem localizados e têm serviço de quarto 24 horas. 

Considerações

Flats funcionam como hotéis, ou seja, ao escolher esse tipo de apartamento não é necessário se preocupar com móveis como sofá, roupas de cama e nem com alimentação. No entanto, essas facilidades impactam diretamente no valor pago, que é consideravelmente maior do que o custo de quem aluga uma kitnet ou um loft.

Loft

No final da década de 60, artistas e profissionais liberais passaram a adaptar fábricas e galpões abandonados em apartamentos, principalmente nos Estados Unidos. Revitalizados, esses espaços ganharam um novo significado. Um dos primeiros exemplos de ocupação de áreas industriais e a transformação delas em moradia é o Manhattan Meatpacking District, na cidade de Nova York. 

Esses espaços exibem vigas, dutos, tijolos, piso de concreto e outros elementos originais que chamam a atenção de engenheiros e arquitetos. Outro destaque são as janelas e as portas imensas que, em geral, vão do chão ao teto. Como o loft foi originalmente pensado para abrigar máquinas e equipamentos pesados, não há divisões entre os cômodos. 

Algumas construções têm escadas que levam ao andar superior — um mezanino. Muitas vezes essa área é adaptada para abrigar um quarto ou um escritório. Nos Estados Unidos, esse tipo de loft é chamado de California Loft Apartments.

Vantagens

Embora pequenos, os lofts são bem iluminados e costumam exibir um pé direito que deixa o ambiente mais bonito e moderno. Por ter um espaço aberto e versátil, também oferece flexibilidade para criar diferentes áreas funcionais sem divisões fixas.

Considerações

É ideal para solteiros ou casais jovens, uma vez que não possui paredes internas que separam os ambientes, oferecendo pouca privacidade. Além disso, o design e a decoração do espaço aberto podem requerer investimentos maiores para definir cômodos e tornar o ambiente confortável.

Flat ou loft? Loft ou kitnet? Saiba como escolher o apartamento ideal para você!

Casal de jovens lado a lado, analisando documentos juntos para decidir o tipo de apartamento ideal para morar.
Saiba os principais pontos para decidir o melhor lar para você! / Créditos: foto de wayhomestudio por Freepik

Lofts são construções improvisadas, em conceito aberto. Em geral, tem estética industrial e são localizadas em áreas um pouco mais afastadas do centro da cidade. Por isso, são tipos de apartamentos ideais para quem trabalha em casa ou por quem prefere viver em uma região mais tranquila.

A kitnet é localizada nas áreas centrais da cidade em prédios que abrigam apartamentos de diferentes tipos. É uma boa escolha para quem não quer gastar muito com o aluguel, mas não abre mão de morar próximo a bons e movimentados centros comerciais.

Já o flat é a melhor escolha para quem quer contar com serviços de hotel, mas prefere não morar em um. O valor pago mensalmente é mais alto do que os de um aluguel tradicional, por isso, não é a melhor escolha para estudantes que procuram sair de casa ou para quem precisa juntar dinheiro pra viajar ou para comprar um carro.

Encontre o seu lar ideal na Luggo e comece a morar bem!

Independentemente da sua escolha, lembre-se de aproveitar ao máximo o espaço disponível e transformá-lo em um lar aconchegante e funcional! 

Na Luggo, você mora vivendo. Estamos sempre pensando em como aprimorar a experiência de moradia com serviços que tornam o dia a dia muito mais simples. 

Os condomínios Luggo contam com coworking, lavanderia e loja de conveniência. Têm ainda área de lazer e Espaço Gourmet, onde os moradores podem receber os amigos e a família em eventos e celebrações! Tudo de bom, né?
Quer saber mais? Então, conheça os empreendimentos Luggo!

Assine nossa

Newsletter