share

Dicas de Aluguel

Saiba tudo sobre vaga de garagem em condomínio!

9/10/2024

6min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Saiba tudo sobre vaga de garagem em condomínio!

Para quem possui um veículo, a vaga de garagem em condomínio é prioridade na hora de escolher um imóvel para alugar. Afinal, é preciso cuidar do carrinho, certo?

Contudo, para utilizar o espaço, os moradores devem observar as regras referentes ao uso, venda, locação e guarda de objetos.

Você conhece as responsabilidades dos moradores e quais regras devem ser observadas na hora de utilizar a garagem?

Nesse artigo, vamos explicar melhor este assunto. Continue a leitura do post!

Quais os tipos de vaga de garagem?

Você sabia que existem diferentes tipos de vaga de garagem em condomínio? Por isso, antes de alugar um apartamento é importante entender melhor cada um deles:

Vagas autônomas

A vaga autônoma possui matrícula própria no cartório de imóveis, no entanto, ela não pertence ao proprietário de um imóvel. É possível alugar o espaço ou vendê-lo, até mesmo para quem não mora no condomínio.

No entanto, a convenção do condomínio pode estabelecer aprovação de ⅔ do condomínio e dar preferência aos demais condôminos. É dever do proprietário arcar com o IPTU e com o valor do condomínio referente à vaga, montante que varia conforme a localização e o tamanho.

Vagas determinadas

É uma vaga de garagem que tem matrícula própria no cartório de imóveis e pertence, exclusivamente, ao proprietário do imóvel. Pode ser vendida separadamente e, nesse caso, o novo proprietário deverá arcar com o valor do IPTU e do condomínio.

Vagas indeterminadas

São aquelas que não têm matrícula específica, pois pertencem ao condomínio. Nesse caso, os moradores devem estabelecer se as vagas serão utilizadas por rodízio ou sorteio.

Esse tipo de vaga em condomínio não pode ser alugada ou vendida, uma vez que o espaço é de uso comum. Os proprietários não precisam pagar IPTU e nem condomínio referente a vaga.

Opções sob demanda

Outro tipo de vaga de garagem em condomínio é a sob demanda. Nesse caso, o aluguel da vaga é feito à parte e pode ser cancelado na hora que o morador desejar. Além disso, dá para alugar mais de uma vaga.

Opções sob demanda oferecem muitos benefícios aos moradores, como:

Economia de custos: os moradores não precisam pagar IPTU e nem condomínio referente a vaga. Ou seja, é possível reduzir custos;

Maior acessibilidade: dá para alugar quantas vagas quiser, conforme as necessidades de cada morador. O processo é simples e rápido, sem burocracia.

Os condomínios da Luggo contam com aluguel sob demanda, o que facilita a vida dos moradores que só precisam pagar por essa comodidade quando precisarem.

Conheça outras vantagens dos condomínios da Luggo.

Vaga de garagem e a legislação

Visão ampla de garagem em condomínio, dois carros estão estacionados e entre eles há algumas vagas vazias.
Conhecer os diferentes tipos de vaga de garagem em condomínio e as legislações vigentes auxiliam na escolha ideal para você!

O parágrafo 1º do art. 1.133 do Código Civil Brasileiro não trata especificamente sobre o aluguel da vaga de garagem em condomínio, mas cita esses espaços brevemente. Confira:

As partes suscetíveis de utilização independente, tais como apartamentos, escritórios, salas, lojas e sobrelojas, com as respectivas frações ideais no solo e nas outras partes comuns, sujeitam-se a propriedade exclusiva, podendo ser alienadas e gravadas livremente pelos proprietários, exceto os abrigos para veículos, que não poderão ser alienados ou alugados a pessoas estranhas ao condomínio, salvo autorização expressa na convenção de condomínio”.

Em regra, quem mora no empreendimento não pode alugar a vaga para terceiros que não morem ou possuam imóveis no local. Isso só será possível por expressa autorização do condomínio. 

Por outro lado, é possível alugar para outros moradores, desde que a prática não seja vetada pela convenção ou assembleia geral do condomínio.

Além disso, não é permitido armazenar objetos na garagem, uma vez que a área deve ser utilizada, especificamente, como estacionamento. A exceção fica por conta das bicicletas e triciclos, considerados pela legislação veículos de propulsão humana. No entanto, é necessário ressaltar que alguns condomínios podem flexibilizar essa regra.

Como escolher a vaga de garagem ideal?

Ao escolher um imóvel, é importante considerar a vaga de garagem disponível. Para isso, é preciso considerar os seguintes aspectos:

Vaga de garagem coberta ou descoberta?

A garagem coberta protege os veículos contra a ação do tempo, prolongando a sua vida útil. Caso o condomínio não tenha garagem, lave o carro toda semana para evitar que a sujeira danifique a pintura.

Carros expostos não devem ser cobertos com capas. Elas deixam marcas e acabam prejudicando mais do que ajudando. O único modelo permitido é o guarda-chuva que não encosta efetivamente na lataria.

Localização da vaga de garagem

A localização da vaga também é importante. Quanto mais perto do elevador, melhor, já que assim não será necessário carregar as compras por muito tempo.

Além disso, é preciso observar se as vagas ficam atrás ou na frente de outras, impedindo a circulação dos veículos. A vaga presa é mais comum em condomínios antigos que tem garagem muito pequena.

Flexibilidade

Mulher em uma garagem em condomínio, ela está com o corpo voltado para trás, acionando o alarme de um carro que está estacionado.
Os condomínios da Luggo contam com diversas comodidades, entre elas a garagem!

Como dissemos, a vaga sob demanda é bastante flexível, uma vez que o morador só paga por ela quando precisar.

A tendência de economia compartilhada é um segmento que vem crescendo e já é utilizado por diversos setores. Este modelo é baseado em compartilhamentos e trocas de bens e serviços, trazendo maiores oportunidades de acesso a quem usufrui, visando uma forma de consumo mais sustentável.

A Luggo também está por dentro dessa tendência, oferecendo o serviço on demand pay per use de carros compartilhados. Este benefício possibilita que um carro esteja à sua disposição no momento em que precisar sem, necessariamente, ter que comprar um veículo.

A Luggo foca na comodidade e conveniência dos moradores. Os luggers contam com vários serviços sob demanda como garagem, lavanderia, coworking e academia. Assim, fica fácil controlar o orçamento, já que só é preciso pagar pelo serviço utilizado.

Quer aluguel descomplicado? Na Luggo, o aluguel é sem burocracia e os moradores encontram praticidade e acolhimento em cada lar.

Quer morar vivendo em um condomínio com tudo o que você precisa? Então, conheça melhor os apartamentos da Luggo!

Assine nossa

Newsletter