Vai se mudar ou quer dar uma cara nova para o seu lar? Vale a pena pesquisar diferentes tipos de decoração para ter inspirações de projetos. Afinal, nada melhor do que deixar cada ambiente com o seu estilo, né?
Claro, nem sempre dá para o apartamento ficar igual ao que vemos nos programas de televisão ou nas fotos da internet. Mas se você usar a imaginação, pode adaptar as principais tendências do design de interiores a cada ambiente do seu lar.
Dá até para mesclar estilos diferentes pra dar uma personalidade única à sua decoração.
Está sem saber por onde começar? Calma, estamos aqui para te ajudar! A seguir, vamos te mostrar os estilos de decoração que estão em alta. Assim, vai ficar fácil encontrar o que mais combina com a sua personalidade. Bora?
Quais são os principais tipos de decoração?
Cada pessoa tem um estilo único, por isso há milhares de formas de decorar um espaço. Tem gente que gosta mais de tons terrosos, outras pessoas curtem mesmo uma cor chamativa.
Independente do gosto pessoal, as tendências de decoração mais populares do momento são estas:
Estilo clássico
Gosta de ambientes elegantes e cheios de glamour? Então, o estilo clássico é para você!
Os ambientes desse tipo de decoração têm muitos móveis de madeira com detalhes marcantes porque o estilo é inspirado nos castelos medievais.
As cores mais utilizadas na decoração clássica são branco, bege, cinza, marrom e vinho, o que deixa os espaços muito aconchegantes. Quem gosta desse estilo também aposta em tons de dourado, prata e cobre, que podem aparecer em vários objetos, como luminárias e vasos.
As pedras são parte do estilo clássico, também. O material costuma estar nas bancadas e nos pisos, mas cuidado! As pedras não devem ser colocadas em espaços muito pequenos porque podem passar a sensação de que os ambientes são ainda menores.
Estilo rústico
Quer viver bem próximo a natureza mesmo morando na cidade? Esse tipo de decoração investe em móveis de bambu, fibra natural e couro para compor ambientes lindos, aconchegantes e naturais.
Citamos três materiais aí em cima, né? Mas nenhum deles é a estrela do estilo rústico. O título de protagonista é da madeira! Ela aparece no piso, nos móveis e em vigas expostas em diferentes cores e texturas. Todos os detalhes do material podem ser destacados na decoração, deixando tudo mais original.
As paredes costumam ser de tijolos aparentes e pedras, seguindo a característica natural do estilo rústico.
Estilo escandinavo
Esse tipo de decoração se destaca ao unir simplicidade e funcionalidade. Outra característica do estilo escandinavo, que também é conhecido por estilo clean, é o uso de objetos de forma pouco comum como quadros sobre prateleiras ou lâmpadas muito próximas ao chão.
O branco é a cor de destaque e aparece nas paredes, nos móveis e nos objetos de decoração. Os ambientes também exibem tons de verde que lembram a natureza e dão mais vida ao espaço.
A madeira é essencial pra deixar os ambientes mais aconchegantes, o material pode e deve ser utilizado nos pisos e nos móveis. Mantas de lã, tapetes de fios longos e almofadas de tecidos naturais dão o toque final na decoração.
Estilo retrô
O estilo retrô remete às décadas de 50, 60, 70 e 80. É a cara da infância dos pais de muita gente, mas isso está longe de significar que esse tipo de decoração não é moderna.
O estilo tem elementos parecidos com os itens utilizados nessas épocas, mas traz um toque de modernidade e diversão, criando ambientes únicos e especiais.
As estampas dos objetos são geométricas e as cores mais utilizadas são o bege e o marrom, presentes, principalmente, nos móveis de madeira de traços retos e sem muitos detalhes. A decoração retrô é animada e colorida, perfeita para ambientes de todos os tamanhos.
Estilo industrial
O tipo de decoração surgiu na cidade de Nova York, em meados do século XX. O estilo começou a ser criado quando muitas pessoas se mudaram para a cidade e passaram a morar em fábricas e galpões abandonados por falta de opção.
Jovens artistas eram os principais habitantes dessas casas improvisadas. As paredes das fábricas e dos galpões tinham acabamento rústico, cor de cimento queimado e tubulações à mostra.
Foi aí que surgiram os lofts, ambientes amplos e com conceito aberto. Isso porque as fábricas não tinham divisões de cômodos porque as máquinas e os equipamentos precisavam de muito espaço.
Os lofts deixaram de lembrar fábricas com o passar do tempo com a ajuda de itens que viraram parte do estilo industrial.
Os móveis de tecidos orgânicos e de cores neutras são exemplos disso! Nesse tipo de decoração, cadeiras e sofás costumam aparecer em tons de marrom, branco e cinza. Uma outra marca registrada do estilo é a reutilização de materiais industriais, como partes de maquinários e madeiras rústicas.
Estilo boho
Prefere ambientes despojados? Entre os tipos de decoração, o boho se destaca por ter influências no estilo de vida nômade e na mistura de várias culturas, como cigana, hippie e oriental. Por isso, tem elementos de sobra nos ambientes!
A variedade de inspirações do estilo boho transforma espaços sem graça em ambientes harmoniosos que combinam estampas multicoloridas, crochê, macramé e móveis de madeira revestidos com tecidos macios. Plantas e objetos grandes completam a decoração.
Estilo contemporâneo
Sim, moderno e contemporâneo são tipos de decoração diferentes. O primeiro tem referência no design do século XX e pronto. Já o estilo contemporâneo é mais fluido e, por isso, pode mudar muito de projeto para projeto. A palavra-chave aqui é simplicidade.
O tipo de decoração é ideal para quem gosta de espaços confortáveis, mas sem muitos móveis e objetos como vasos e quadros. Nada de ficar horas passando pano e limpando a poeira! É a máxima do design, menos é sempre mais.
Os espaços podem misturar linhas curvas com as onduladas, criando ambientes cheios de personalidade.
Qual é o melhor estilo de decoração para quem mora em apartamento?
Quando o assunto é escolher entre tipos de decoração, não existe certo ou errado. Vale lembrar, no entanto, que é preciso evitar mudanças estruturais se você mora em apartamento – quebrar paredes para criar um conceito aberto, por exemplo, apenas com autorização do condomínio e acompanhado por um engenheiro responsável.
Outra dica importante: escolha móveis e objetos de decoração que possam ser reaproveitados em outro apartamento. Assim, caso você se mude não terá que recomeçar a decoração do zero.
Como colocar em prática o seu estilo de decoração?
Estude bem o estilo que você mais gosta e mãos à obra: comece a decorar o seu apartamento hoje mesmo. Se você estiver sem tempo ou se sentir inseguro, pode contratar um profissional. Há duas opções, arquiteto ou designer de interiores.
O primeiro profissional é responsável pela parte técnica do projeto, definindo o layout do apartamento. O arquiteto também pode ser contratado para fazer um plano de iluminação ou pra supervisionar o andamento de uma obra.
Já o designer de interiores lida com a parte estética do imóvel, selecionando os móveis que serão utilizados em cada espaço ou definindo os acabamentos da cozinha, do banheiro e da sala de estar, por exemplo.
Invista no seu bem-estar
A Luggo acredita que a sua vida pode ser ainda mais descomplicada, feliz e com aquela sensação gostosa de pertencimento. E isso não pode ser diferente mesmo que você more de aluguel.
Mais do que um lugar para morar, na Luggo você terá um espaço confortável, seguro e cheio de facilidades.
Quer mais dicas para aproveitar a sua vida em um condomínio que é a sua cara? Aqui temos mais conteúdos para você aprender a aproveitar da melhor forma possível esse cantinho que é só seu!
Procurando um apartamento feito só para você? Alugue com a Luggo! Nossos condomínios são bem localizados, tranquilos e com comodidades que vão deixar a sua vida com muita mais vida! Clique aqui e conheça nossas opções!