Precisa alugar um imóvel mas não tem fiador? Entender se o aluguel sem fiador é possível, é muito importante antes de prosseguir com as documentações para locação.
Se esse é o seu caso, fique tranquilo. A Luggo preparou um guia completo explicando tudo sobre locação sem fiador de uma forma simples e prática. Continue lendo e saiba tudo sobre o assunto!
Entendendo o processo de aluguel tradicional
No país, existe uma regulamentação própria para o aluguel de um imóvel: trata-se da Lei 8.245, popularmente conhecida como Lei do Inquilinato.
Segundo ela,, o contrato do aluguel deve conter todas as cláusulas que abordam os direitos e obrigações do proprietário e do locatário, bem como as condições de pagamento, valores, datas de vencimento e a data de validade do contrato.
Em algumas regiões é comum firmar o contrato apenas verbalmente, porém, a recomendação é que o documento seja feito sempre por escrito com todos os detalhes necessários para evitar desentendimentos futuros entre inquilino e locatário.
Em seguida, o contrato deve ser assinado por todas as partes e só então é feito o reconhecimento em cartório.
Saiba o passo a passo para o aluguel tradicional!
Antes do contrato ser assinado, outros processos devem ser executados:
➡ Vistoria completa: possibilita a criação de um documento que detalha as condições físicas do imóvel para garantir que ele seja entregue ao final do contrato nas mesmas condições;
➡ Acordo entre locador e locatário de garantia para liberar a locação: dispositivo de segurança que é geralmente oferecido por meio de um fiador ou o depósito caução;
➡ Verificação da validade da garantia escolhida: comprovação de renda do fiador ou envio do comprovante de transferência do depósito de caução, por exemplo;
➡ Assinatura do contrato: é o que irá garantir a entrega das chaves para o novo inquilino.
Com esse passo a passo, é possível realizar o aluguel de um imóvel de maneira tradicional. Mas, sabia que as imobiliárias mais inovadoras já estão simplificando grande parte desses processos?
O objetivo é deixar a experiência dos inquilinos e proprietários mais prática e agradável, e a Luggo pode te ajudar!
Qual é a função do fiador?
A garantia do contrato é uma forma do proprietário ficar assegurado de que, se o inquilino não realizar o pagamento do aluguel conforme o combinado, ele não sairá no prejuízo. Assim, a função do fiador é se responsabilizar pela dívida do contrato, caso o morador não pague as contas.
Por outro lado, se o morador mantiver todas as contas do imóvel em dia, o fiador não será incumbido de nenhuma outra tarefa. Podemos entender então que a função do fiador é emprestar o seu nome para que o dono do imóvel tenha confiança de que pode alugar para o candidato a inquilino.
O que é preciso para ser um fiador?
Justamente por cumprir uma função de confiança e garantia, é preciso atingir alguns pré-requisitos para ser um fiador de um imóvel. Dessa forma, é preciso comprovar renda de, no mínimo, três vezes o valor do aluguel somado aos encargos de IPTU e condomínio, assim como deve possuir um patrimônio em seu nome, como uma casa ou apartamento já quitados.
Além disso, o fiador deve apresentar todos os documentos exigidos para a comprovação de renda e elaboração do contrato. Se o candidato a fiador for casado ou viver em união estável, também é necessário reunir a documentação do seu companheiro(a). Vale destacar que incompatibilidades na documentação e/ou na renda podem reprovar o nome do fiador.
É possível alugar sem fiador?
O fiador para aluguel será necessário para quem optar pelo modelo tradicional de locação. Porém, é possível realizar o aluguel sem fiador optando por outras formas de garantia contratual, como o caução ou outras opções mais versáteis que apresentaremos ao longo deste guia.
Assim, a menos que seja uma exigência do locador, considere outras alternativas de garantia para aluguel sem fiador.
O que fazer quando não tem fiador?
Quando o nome da sua pessoa de confiança não é aprovado, ou mesmo se você preferir não solicitar essa colaboração para alguém, o que você pode fazer é um contrato de aluguel sem fiador utilizando outro método de garantia.
Um exemplo é o depósito caução, que é um pagamento adiantado de até três meses do valor do aluguel. Porém, embora o depósito caução seja muito usado, nem sempre essa é a melhor opção.
Isso porque esta prática requer o desembolso de uma quantia alta para assegurar o contrato, que só será devolvida após o encerramento do documento — se não houver nenhuma parcela do aluguel em atraso um desequilíbrio financeiro inoportuno para o locatário.
Desse modo, se busca como alugar casa sem fiador, assim como outros imóveis, o melhor é procurar por imobiliárias e empresas do setor que apliquem outras alternativas mais modernas, inovadoras e seguras para todos os envolvidos no processo de locação de imóveis.
Como alugar sem fiador?
O contrato de locação sem fiador é muito mais simples do que o convencional, entretanto é indispensável entender como ele é feito para que não reste dúvida sobre a vigência e cláusulas do seu documento após a assinatura.
Por isso, vale estudar quais são as formas de garantia que você tem disponíveis e descobrir qual delas será mais útil para a sua situação.
Para quem se interessa em saber como alugar sem fiador, o primeiro passo é procurar por imobiliárias que aceitem esse tipo de locação e buscar conhecer a forma de garantia adotada.
Lembrando que o aluguel sem fiador precisa oferecer segurança, ser claro com as condições do locatário e, principalmente, não prejudicar as suas finanças.
O que substitui o fiador em um aluguel?
De modo geral, não existe um substituto no aluguel sem fiador, já que não é necessário incluir outra pessoa para garantir o contrato. Portanto, no lugar do terceiro integrante você poderá usar o depósito caução, o seguro-fiança ou até mesmo uma imobiliária que cubra o valor de garantia.
Sendo assim, podemos dizer que todas as formas de garantia disponíveis substituem a assinatura da terceira parte e facilitam o seu aluguel sem fiador.
E, mais do que isso, a garantia escolhida deve arcar com sua função e respaldar tanto locador quanto locatário para que nenhum dos lados saia no prejuízo após a finalização do contrato.
Formas de garantia no aluguel sem fiador
Existem diversas alternativas de contratos de aluguel sem fiador que podem se encaixar melhor com a sua realidade e que você pode propor para o proprietário do imóvel desejado.
Porém, para quem prefere ter o processo mediado por uma imobiliária, é provável que ela já tenha uma alternativa simples, prática e segura usada como padrão para todos os seus clientes.
Pensando nisso, listamos a seguir as principais formas de garantia utilizadas no aluguel sem fiador para você ficar por dentro das possibilidades. Entenda mais sobre cada uma delas:
1. Cheque caução
O cheque caução cumpre a mesma função do depósito caução que já falamos antes. Nele, o proprietário ou a imobiliária podem exigir que o locatário faça um cheque no valor de um, dois ou, no máximo, três meses de aluguel para ser usado apenas em caso de inadimplência.
Mesmo sendo uma das garantias mais usadas no aluguel sem fiador, a desvantagem para quem aluga é justamente precisar dispor de uma quantia alta, nem sempre disponível nas suas economias e só tê-la de volta após o encerramento do contrato, que em geral, pode ter em média 30 meses.
2. Caução de bens
Outra forma de fazer o aluguel sem fiador com um caução é colocando um de seus bens como garantia. Eles podem ser veículos, jóias ou equipamentos que tenham algum valor de mercado em geral e que sejam capazes de cobrir um possível prejuízo com o não pagamento das parcelas do contrato.
Assim como no cheque e depósito caução, a caução de bens também é desinteressante por comprometer suas posses durante todo o período do contrato. Isso impede que você venda ou faça modificações no pertence que colocou no documento.
3. Título de capitalização
Para quem não tem a quantia em dinheiro e nem em bens para o caução, o título de capitalização também funciona no aluguel sem fiador. Aqui o inquilino fará o pagamento em parcelas para uma seguradora que será a responsável por quitar a dívida com o proprietário na ausência de pagamento.
Se não houver nenhum atraso nas parcelas do contrato de locação e nem com a seguradora, o valor do título será devolvido ao locatário assim que o contrato terminar
Caso haja dívidas no aluguel, o valor será usado pela seguradora para liquidação. Porém, uma desvantagem é que a quantia final das parcelas somadas do título pode até ultrapassar 15 vezes o valor do aluguel. Complicado, né? 😕
4. Seguro-fiança
Nessa forma de garantia, ao invés de pagar pelo título, o locatário paga diretamente para a seguradora uma taxa que poderá ser revertida na quitação das dívidas de inadimplência, se elas surgirem. Apesar do valor depositado ser mais em conta, não há devolução da quantia após a finalização do contrato, assim como em qualquer outro tipo de seguro.
5. Limite do cartão de crédito
Existem imobiliárias que fazem o aluguel sem fiador com base no limite do cartão de crédito do inquilino. Para isso, o valor disponível em crédito precisa ser o suficiente para aprovação e oferecer a comprovação de renda necessária para que a imobiliária confie o imóvel ao cliente.
Assim, a empresa negociaria uma possível inadimplência e cobraria as parcelas com juros no próprio cartão de crédito.
4. Análise da saúde financeira
Além da análise de crédito, a empresa também poderá construir um histórico da saúde financeira do cliente com base na sua documentação, nas movimentações bancárias, no rendimento mensal e no cálculo médio de risco de pagamento de faturas.
A partir dessas informações, a imobiliária terá o perfil do candidato a locatário e a resposta se ele poderá arcar com um modelo de aluguel sem fiador.
Como você pôde ver, existem diferentes opções de locação sem fiador que podem ser igualmente burocráticas ao modelo tradicional de aluguel e ainda ter algumas desvantagens para o bolso de quem está de mudança.
Em contrapartida, as alternativas que envolvem análise de crédito e saúde financeira estão se tornando promissoras no mercado, por isso vale a pena conhecer mais a fundo cada uma delas.
Por que alugar sem fiador se tornou tendência mundial?
Depois de anos, o fiador finalmente está sendo deixado de lado por não representar mais o padrão de locação de imóveis atual. Atualmente, não é mais do interesse da população optar por um processo com um fiador para aluguel, da mesma forma que poucas pessoas estão dispostas a se voluntariarem para a função.
Isso acontece porque, para o fiador emprestar o seu nome é necessário estar dentro de todos os requisitos solicitados pela imobiliária e ter confiança o suficiente de que o locatário não irá parar de pagar o aluguel, deixando uma dívida em seu nome.
Dessa forma, ser fiador é uma função burocrática e nada vantajosa. Já para o inquilino, o aluguel sem fiador elimina toda burocracia de encontrar alguém disposto a contribuir, reduz a quantidade de documentos a serem preparados e evita qualquer constrangimento público a respeito das suas finanças pessoais.
Quem se beneficia com o aluguel sem fiador?
Como falamos, o aluguel sem fiador pode trazer muitos benefícios para as duas partes envolvidas. Sim, isso mesmo!
Afinal, tanto o proprietário quanto o inquilino saem ganhando com esse tipo de locação, já que a garantia é oferecida da mesma forma, mas com uma segurança maior a respeito do perfil de pagador do locatário aprovado na análise de crédito.
E, por mais que o aluguel sem fiador possa parecer vantajoso apenas para o dono do imóvel, pontuamos o principal benefício desse tipo de locação para cada uma das partes:
➡ O proprietário se beneficia com a certeza de que o inquilino tem um bom indicativo de pagar suas contas em dia.
➡ Quem aluga ganha por ter facilidade da locação sem burocracia e com mais segurança.
Todo mundo sai ganhando e fica livre de prejuízos, com um acordo justo e acessível para ambas as partes. 🥳
Mas as vantagens do aluguel sem fiador não param por aí, e podem ser bem mais atrativas de acordo com a imobiliária ou empresa escolhida para fazer parte da locação do seu novo lar. É isso que mostraremos a seguir!
7 vantagens do aluguel sem fiador
A verdade é que fazer o contrato de locação sem fiador traz muitas facilidades que só podem ser apreciadas na prática, com a experiência de morar de aluguel sem burocracia.
Se você se interessou, fizemos uma prévia com as sete principais vantagens de como alugar casa sem fiador – e outros imóveis. Veja!
1. Zero dependência de terceiros
No aluguel sem fiador você não precisa depender da boa vontade de terceiros para resolver questões da sua própria moradia. Inclusive, para renovação do contrato, o procedimento fica muito mais simples e pode até ser feito automaticamente.
2. Mais segurança para inquilino e proprietário
As opções de garantia sugeridas para o aluguel sem fiador oferecem muito mais tranquilidade para os nomes envolvidos no contrato, porque a aprovação não é feita apenas com base na confiança, mas sim com dados reais sobre o perfil do cliente.
3. Facilita o aluguel sem burocracia
Nada como poder viver em um aluguel sem burocracias e sem precisar providenciar milhares de papeladas, não é mesmo? Sem fiador para aluguel, tudo pode ser feito usando somente os seus documentos principais (RG, CPF, entre outros) e comprovantes financeiros.
4. Sem pendências ou complicações
Quanto menos documentos para organizar, menos riscos de deixar pendências para resolver depois. Além disso, com toda a documentação ficando pronta e sendo entregue antes de receber as chaves, os riscos de aparecerem complicações no seu contrato de aluguel sem fiador são praticamente nulos.
5. Agiliza a aprovação do contrato
Outra vantagem do aluguel sem fiador, e da redução de documentos necessários, é que a preparação do contrato pode ser mais rápida assim que o seu crédito for aprovado.
Isso porque todos os dados necessários já serão encaminhados para o setor responsável. E o melhor, você não precisará esperar a disponibilidade do fiador para poder finalmente concluir a assinatura.
6. Opção mais moderna e prática
A maioria das imobiliárias e empresas que trabalham com aluguel sem fiador já implementaram sistemas online para executar todo o processo de locação e para administrar o seu contrato durante o tempo de moradia.
Assim, você pode realizar tudo remotamente e obter respostas rápidas dentro de poucos minutos, se tornando a opção mais prática para quem vive uma rotina moderna e agitada.
7. Mais econômico para todas as partes
Sem precisar aplicar o valor alto do cheque caução, tampouco se arriscar pagando um fiador profissional, o aluguel sem burocracia fica muito mais econômico para todo mundo.
Isso porque todas as partes envolvidas ficam seguras do que pagar e receber em caso de inadimplência e apenas isso, sem cobranças extras no caminho.
Como funciona o aluguel sem fiador na Luggo?
Na Luggo, você pode alugar uma unidade mobiliada sem fiador em até 24 horas, apenas com a análise de crédito e de saúde financeira.
Tudo para você ter independência de poder escolher onde e quando morar, sem depender da colaboração de mais ninguém. Esse é o processo mais rápido, prático e seguro de aluguel sem fiador em todo o país.
Para começar a sua melhor experiência de moradia em um Luggo, sem burocracia e sem complicações, você só precisa:
- Escolher o apartamento ideal para você em um dos empreendimentos disponíveis;
- Enviar a documentação para análise de crédito e para a elaboração do contrato;
- Receber o laudo de vistoria e encaminhar online o contrato assinado para a equipe da Luggo;
- Retirar as chaves e agendar o dia da sua mudança.
Com as chaves do seu Luggo em mãos, sua vida morando de aluguel terá muito mais praticidade, qualidade, conforto e bem-estar, do jeito que você merece. 💜
Para não perder a chance de encontrar o seu apartamento ideal, mobiliado e com aluguel sem fiador, conheça as opções de Luggos na cidade que você quer viver.
Agora que você já sabe o que é fiador, qual sua função na locação de um imóvel e como fazer um aluguel sem fiador e sem burocracia, o contrato da sua próxima residência vai ficar muito mais simples, não é? Aproveite as dicas e acerte na escolha do seu lar!