share

Sustentabilidade

Como incentivar condôminos a terem ações sustentáveis no dia a dia?

30/03/2023

7min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Como incentivar condôminos a terem ações sustentáveis no dia a dia?

Ações sustentáveis estão relacionadas ao desenvolvimento de produtos e serviços que atendem às necessidades da população atual sem comprometer as demandas das futuras gerações. Afinal, é preciso se preocupar com o bem-estar dos nossos filhos e netos, né? Como os recursos ambientais vêm de fontes esgotáveis, é importante usá-los racionalmente e preservar o meio ambiente e a vida de todos os seres vivos.

A sustentabilidade muitas vezes é associada majoritariamente ao meio ambiente, no entanto, o conceito está presente em outros contextos, como na responsabilidade social e empresarial. 

Mas como incentivar ações sustentáveis no dia a dia? É o que você vai descobrir agora. Vamos lá?

4 ações sustentáveis para incentivar no condomínio

Em uma sociedade sustentável, a humanidade vive em harmonia com o meio ambiente de modo a preservar os recursos para as futuras gerações e garantir uma boa qualidade de vida.

Para melhorar e promover ações sustentáveis em um condomínio residencial é necessário promover algumas atitudes, como a instalação de lixeiras para coletar material reciclável e o uso de lâmpadas de LED. Também é fundamental promover o consumo consciente da água e da energia elétrica, eliminando o desperdício. 

Olha só como fazer essas ações funcionarem:

Fácil acesso a pontos de descarte de lixo

Para manter as áreas comuns do condomínio sempre limpas é importante implantar pontos de descarte na área da piscina, na área gourmet, na portaria e até mesmo no pet place. Isso incentivará os moradores a jogarem o lixo no lugar correto, já que as lixeiras estarão sempre ao alcance das mãos.

O descarte correto evita que o lixo se acumule e impede o aparecimento de insetos, como moscas, baratas, e ratos, que transmitem uma série de doenças. Ninguém quer um vizinho desses, né? O lixo jogado em local incorreto também provoca mau cheiro e faz com que o condomínio pareça mal cuidado e até abandonado.  

Lixeiras específicas para material reciclável

Também é importante separar o lixo conforme a origem do material. Objetos metálicos devem ser descartados na lixeira amarela, papel e papelão na azul, vidro na verde e plásticos, como garrafas pet, na vermelha. Essa organização facilita o trabalho dos coletores de lixo, que levam o material para a reciclagem e prolongam a vida útil dos  aterros sanitários.

Pessoa colocando adubo em uma composteira doméstica, utilizando lixo orgânico como adubo.
Explorar as diversas ações sustentáveis que podem ser adotadas no dia a dia pode ser surpreendente / Créditos: foto de Freepik

Também é importante entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e verificar se há coleta seletiva na região onde você mora. Já o lixo orgânico pode virar adubo para o jardim e para as áreas verdes do condomínio. Para isso, basta montar uma composteira doméstica.

Outra ação importante para a limpeza do condomínio é respeitar o horário de coleta de lixo e colocá-lo na rua apenas quando ele for recolhido. Isso evitará que o lixo seja atingido pela chuva, se espalhe a acabe na rede fluvial. Também evitará transtornos para quem passar na rua,  já que não terão problemas para utilizar a calçada. 

Criar metas para o consumo de água e energia

Com as mudanças climáticas, diversas áreas do país passaram a sofrer com a estiagem e com longos períodos de desabastecimento. Já imaginou ficar sem água na torneira? E no chuveiro? Para evitar esse risco é importante apostar em ações sustentáveis como reduzir o consumo de água para eliminar o desperdício.

A energia elétrica é fundamental para o funcionamento de eletrodomésticos, para a produção industrial e para o tratamento da água. Sem energia, os moradores não podem utilizar o elevador e nem o ar-condicionado, tornando o dia a dia complicado. 

Para aliviar as contas e cuidar do planeta é importante conscientizar os moradores, oferecer brindes ou festas temáticas sempre que uma meta for batida pode ser uma boa ideia. Por exemplo, ofereça chope grátis quando o condomínio economizar 10 mil litros de água ou reduzir o consumo de energia em, pelo menos, 2 mil kwh por mês.

Incentive o uso de lâmpadas de LED

Substituir as lâmpadas fluorescentes e as halógenas pelas de LED são ações sustentáveis que contribuem para a redução das contas de energia. Lâmpadas de LED duram até quatro vezes mais que as comuns e não possuem materiais tóxicos em sua composição, por isso, não poluem o meio ambiente ao serem descartadas.

Além disso, como esse tipo de lâmpada não emite radiação ultravioleta nem causa cansaço visual, e acabam sendo boas  para utilização em todos os ambientes do condomínio, ou seja, tanto nas áreas privativas como nas comuns.

Papel recortado em formato de uma casa ao lado de uma lâmpada, ambos na grama, para representar sustentabilidade.
Aderir ao consumo de energia sustentável é uma forma simples e prática de cuidar do meio ambiente / Créditos: foto de Freepik

O que o condomínio pode fazer para ser mais sustentável?

Um condomínio pode adotar diversas ações sustentáveis para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, o que, é claro, inclui os moradores. Olha só:

Telhas solares

Seis telhas solares, em média, produzem eletricidade suficiente para abastecer um apartamento de 2 quartos por um mês. É um grande impacto nas contas de energia, certo?

O material produz eletricidade sempre que os fótons (partículas que compõem a luz solar) colidem com os átomos da placa solar. A movimentação dos elétrons produz a corrente utilizada para suprir a energia de um condomínio. O processo acontece nos dias de sol, mas também nos de chuva. E caso gere energia excedente, dá para vender para a concessionária da região. O que isso significa? Mais dinheiro no caixa do condomínio!

Telhados vivos

Telhados vivos tornam as cidades mais bonitas e contribuem para eliminar as ilhas de calor, que deixam os centros urbanos cada vez mais quentes. A cobertura é feita com espécies vegetais que protegem o telhado e filtram a água da chuva, que pode ser utilizada pelo condomínio para lavar as áreas comuns e para regar os jardins.

Duas mulheres organizando pequenas mudas de plantas para apartamento.
Investir em ações sustentáveis no dia a dia ajuda o seu bolso e o meio ambiente / Créditos: foto de Freepik

Além de embelezar a região onde está, essa cobertura verde dura bastante e demanda baixa manutenção. Vale o investimento!

Materiais sustentáveis

Utilizar materiais sustentáveis reduzem o impacto da construção e ajuda a preservar o meio ambiente. Madeira certificada, bambu e cortiça são recursos renováveis que têm vida útil longa e contribuem para deixar o ambiente mais agradável e convidativo.

Outra solução sustentável que merece destaque é a construção seca. Projetada para ser resistente e econômica, não utiliza água durante a execução, diferente do que acontece nos projetos tradicionais de alvenaria.

A Luggo adota ações sustentáveis no dia a dia!

A Luggo faz parte da MRV&CO, empresa que exibe diversas certificações, selos de qualidade e prêmios destinados a empresas amigas do meio ambiente

De fato, a Luggo adota práticas sustentáveis em todas as etapas de um projeto, da concepção à entrega do imóvel ao cliente. Os condomínios da empresa são inteligentes, modernos, e contam com soluções que preservam o meio ambiente como bicicletário, painéis de energia solar e sistema de reaproveitamento de água pluvial.

Quer conhecer melhor os apartamentos da Luggo e outras soluções amigas do meio ambiente? Então, leia o nosso blog!

Assine nossa

Newsletter