Você sabia que as pausas no trabalho aumentam a concentração e diminuem os níveis de nervosismo? Antes associados à procrastinação, esses intervalos são fundamentais para o bom rendimento no trabalho. Por isso, são cada vez mais comuns entre os profissionais de todos os setores.
Segundo a pesquisa “The Role of Deliberate Practice in the Acquisition of Expert Performance”, atletas, músicos, escritores e jogadores de xadrez obtêm melhores resultados quando treinam em sessões de 60 a 90 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre elas. Já quem não pausa o treino não tem um desempenho tão bom. Isso acontece, porque, para maximizar os ganhos é importante evitar o cansaço extremo, ou seja, as atividades devem se limitar a um volume que permita a recuperação rápida da mente.
Quer entender melhor esse assunto? A seguir, explicaremos a importância das pausas no trabalho. Acompanhe!
Quais são os tipos de pausa no trabalho?
O intervalo intrajornada é realizado no horário de expediente. Obrigatório em qualquer trabalho contínuo que a duração exceda 6 horas, é destinado à alimentação e ao descanso. Deve ter, no mínimo, 1 hora e no máximo duas. Se a jornada for de 6 horas, o intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.
Já as pausas no trabalho não são regulamentadas por lei em todas as profissões. No entanto, os profissionais que realizam tarefas repetitivas ou ficam muito tempo na frente do computador devem pausar as atividades ao longo do dia para produzirem mais e reduzir os níveis de estresse pra melhorar a qualidade de vida.
Quantos minutos de pausa tirar no trabalho?
Alguns profissionais precisam pausar suas atividades de rotina de tempos em tempos. Essa é uma forma de evitar o surgimento de doenças ocupacionais. Entre eles, vale destacar:
→ Trabalhadores de telemarketing: devem fazer 2 pausas de 10 minutos, uma a cada 4 horas de trabalho. Além disso, são obrigados a fazer uma pausa antes dos últimos 60 minutos de trabalho.
→ Trabalhadores de frigorífico: a cada 1 hora e 40 minutos de trabalho devem pausar 20 minutos.
→ Digitadores: têm direito a pausas de 10 minutos a cada 1 hora e 30 minutos de trabalho.
O ideal é que as pausas sejam feitas fora do posto de trabalho. Quem ocupa as funções que não foram citadas acima, deve fazer uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. Ao permitir que a mente e o corpo se refaçam do esforço aplicado às tarefas, a mente se concentrará em novas demandas com mais ânimo e determinação.
O que fazer nas pausas do trabalho?
O ideal é aproveitar as pausas no trabalho para fazer atividades leves, como tomar uma água, ir ao banheiro e até mesmo esticar o corpo. Também vale escutar um episódio de um novo podcast ou ouvir alguma música alegre e que te ajude na motivação.
Também dá para responder alguma mensagem importante ou fazer uma ligação para resolver alguma coisa, como marcar uma consulta médica. Outra opção é aproveitar o tempo para tomar um café na copa da sua empresa, bater um papo rápido com os colegas de trabalho e assim estreitar laços de amizade.
Você pode colocar um temporizador para não perder a hora e manter o seu cronograma de trabalho em ordem. A técnica pomodoro é muito bem-vinda para te ajudar nesse momento! Ela é baseada em 25 minutos de trabalho e 5 de intervalo, e a cada 4 ciclos de trabalho, a pausa é de 10 minutos. Depois de se familiarizar com a técnica, você pode evoluir até chegar a um ciclo de trabalho de 90 minutos, com 10 minutos de intervalo para aumentar a produtividade.
O que não fazer nas pausas no trabalho?
Evite navegar na internet, responder a e-mails e usar as redes sociais nas pausas no trabalho. A mente precisa descansar e como os meios de comunicação eletrônicos oferecem muito estímulo, é melhor fugir deles.
Lembrete importante: não espere se sentir esgotado para fazer uma pausa. Para cumprir todo o seu cronograma de trabalho, a mente precisa estar bem descansada.
Por que é importante fazer pausas?
Quem fica muito tempo sentado na frente do computador, dirigindo ou costurando, por exemplo, pode terminar o dia com dor nas pernas, nas costas e nos olhos. Isso acontece porque as atividades realizadas exigem foco e concentração, o que desgasta o corpo e a mente, prejudicando a qualidade de vida.
As pausas no trabalho são essenciais para recarregar as baterias. Muitas pessoas, no entanto, acabam deixando as pausas para depois, pois acreditam que isso pode prejudicar o seu rendimento. Porém, é o oposto, quem descansa repõe as energias rapidamente e consegue produzir mais.
Reduz o estresse
O excesso de trabalho e de responsabilidades acaba gerando estresse. Quem atinge um nível de esgotamento muito alto dificilmente consegue se concentrar e dar andamento aos seus projetos.
Já as pausas no trabalho aliviam a tensão e dão um descanso para a mente. Assim, ao voltar para a sua mesa fica mais fácil encontrar soluções e dar um gás no que precisa ser resolvido.
Melhora a concentração
Quem faz a mesma atividade por muito tempo perde o foco e a concentração. Nesse caso, é claro, o rendimento cai e a qualidade dos projetos desenvolvidos também.
A mente só consegue manter o foco por cerca de 50 minutos. Depois disso, é preciso respirar, pausar todas as atividades e descansar. Assim, ao retomar as tarefas, o cérebro estará mais focado e concentrado.
Aumenta a criatividade
Além de reduzir a qualidade de vida, o cansaço é o inimigo número um da criatividade. De fato, uma mente cansada não consegue inovar e acaba abandonando as soluções mais criativas.
Por outro lado, as pausas no trabalho renovam as ideias e trazem um novo olhar para velhos problemas. Além de estimular a criatividade, elas deixam o trabalho mais dinâmico e prazeroso.
Evita o aparecimento de dores
Ficar muito tempo sentado na mesma posição gera dores musculares, o que prejudica o trabalho e compromete o rendimento. Por isso, uma pausa para esticar as pernas e caminhar melhora a saúde e evita lesões por esforços repetitivos.
O período de descanso também pode ser usado para fazer alongamentos, ioga e até mesmo ginástica laboral, afinal, quem investe em um corpo são recebe como bônus uma mente sã, e isso contribui de maneira importante para a qualidade de vida.
Trabalhe com tranquilidade na Luggo
A Luggo oferece uma experiência completa de moradia para quem escolhe viver com a gente. Os nossos condomínios contam com um espaço de coworking para você trabalhar com toda a tranquilidade sem sair de casa.
E o melhor de tudo, você não vai perder horas e horas no trânsito e nem vai ter que enfrentar restaurantes lotados na hora de almoçar. No final do dia, basta pegar o elevador ou as escadas para chegar em casa. Nada melhor, né?
Viva com todo o conforto e praticidade, bem perto de tudo o que você precisa. Alugue um dos imóveis da Luggo e comece a morar vivendo!