share

Arquitetura

Conheça 6 tipos de divisórias para o seu apartamento!

14/10/2022

8min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Conheça 6 tipos de divisórias para o seu apartamento!

Os diferentes tipos de divisórias integram ambientes de maneira inteligente e prática, eliminando a necessidade de construir paredes. Assim, um espaço pode ser dividido em dois, mantendo a sensação de continuidade já que as divisórias têm partes vazadas por onde a iluminação natural pode passar.

Divisórias leves podem separar parte da sala para criar um home office. No quarto, esse elemento arquitetônico pode ser utilizado para criar um closet ou um cantinho para relaxar.

Quer mais dicas sobre esse tema? A seguir, explicaremos melhor as vantagens de usar os diferentes tipos de divisórias no seu apartamento. Acompanhe!

Por que investir em divisórias?

As divisórias estão em alta, principalmente, em projetos de decoração de apartamentos pequenos. Tanto amor se justifica. Esses elementos criam recantos que proporcionam bem-estar e conforto para os moradores, sem deixar a estética de lado.

A imagem mostra uma mulher sentada em uma casa, usando um notebook e ao lado da cama tem uma bicicleta para ilustrar a importância dos tipos de divisória para apartamento
Um ambiente sem divisórias parece mais bagunçado e aparenta certa poluição visual / Créditos: foto de Andrew Neel

Dá para criar um cantinho para relaxar e ler um livro, depois de um longo dia de trabalho ou um espaço mais reservado para trocar de roupa no quarto do casal. Usado para separar espaços dentro do apartamento, a divisória pode ser facilmente incluída ou retirada, conforme a necessidade de cada morador. 

Melhora a organização do ambiente

Quer deixar aquele cantinho do apartamento mais organizado? Divisórias criam espaços definidos dentro de um mesmo ambiente. Com a ajuda desse elemento, aquele canto da cozinha pode virar uma lavanderia e a sala de estar e a copa podem se tornar ambientes um pouco mais separados. Isso ajuda na organização, já que móveis e objetos ficarão no devido lugar.

Aumenta a privacidade

Outra vantagem das divisórias é que elas dão privacidade. Quem gosta de ver filmes e séries pode separar a sala de estar da copa para assistir a seus programas favoritos sem incomodar ninguém. 

a imagem mostra um quarto com uma cama, um banquinho no pé da cama e ao fundo um biombo para ilustar que os tipos de divisória também podem ser pendados para proporcionar privacidade
Em um ambiente mais amplo, é importante ter alguma divisória pelo menos para se trocar com mais privacidade / Créditos: foto de Dmitry Zvolskiv

no banheiro, dá para instalar uma divisória leve e colorida para dar mais privacidade para quem está saindo do chuveiro e vai trocar de roupa para ir passear, por exemplo.

Ergonomia

A ergonomia tem o objetivo de tornar o ambiente de trabalho mais agradável e funcional. Ao usar divisórias para criar um home office no quarto ou na sala, por exemplo, os moradores podem se sentir mais focados e, é claro, muito mais produtivos.

Essa separação, no entanto, não atrapalha a comunicação. Assim, dá para continuar interagindo com os outros moradores sempre que necessário.

Isolamento de sons

O barulho da rua e os sons dos outros ambientes da casa podem dificultar a concentração, né? As divisórias ajudam a reduzir os ruídos e dão mais conforto para quem quer bater um papo com os amigos, assistir à TV ou ouvir uma boa música no fim do dia.

A imagem mostra uma mulher com aspecto de cansada mexendo em um notebook na sala enquanto duas crianças brincam no ambiente, para ilustrar a importância dos tipos de divisória para o isolamento acústico e conforto sonoro.
Trabalhar em um ambiente sem isolamento de sons pode ser complicado, principalmente com crianças em casa / Créditos: foto de Ketut Subiyanto

Quais são os tipos de divisórias?

Há divisórias de diferentes materiais, as de madeira e a de drywall são as mais usadas, pois deixam o ambiente mais bonito e moderno.

Divisória de drywall

Composto de placas de gesso e estrutura de aço, o drywall é a melhor opção para quem quer criar ambientes um pouco mais fechados. Sem abrir mão de um pouco de charme, é claro! Fácil de instalar e de custo reduzido, pode ser retirado em poucos minutos sem causar danos à estrutura. 

Divisória de madeira

A madeira deixa os espaços mais acolhedores e cheios de vida. Com o material dá para criar divisórias vazadas com diferentes designs:

  1. Ripado

A divisória ripada é cheia de estilo e não bloqueia totalmente a visão entre os ambientes. Além disso, permite a passagem de claridade. Quem ama plantas pode intercalar as peças com flores e outras espécies que gostam de sombra. Também dá para caprichar na iluminação para deixar o ambiente mais moderno.

A imagem mostra uma sala ampla e ao fundo é possível uma porta de vidro de correr servindo como um tipo de divisória.
Como pela divisória ripada entra muita claridade, é indicado usar uma cortina para reduzir a luz / Créditos: foto de Max Vakhtbovych by Pexels
  1. Cobogó

De origem pernambucana, os cobogós têm diferentes formatos, por isso, dão um toque lúdico à decoração. Além disso, podem ser envernizados e pintados com tintas de diferentes cores.

  1. Nichos

Nichos são a combinação perfeita de armários e divisórias. Por isso, são ideais para quem quer dividir a sala de estar da cozinha ou criar um espaço para trabalhar ao lado do quarto.

A imagem mostra uma grande prateleira de nichos, com madeira e ferro separando uma sala de outro ambiente da casa para ilustrar os tipos de divisória
Em um ambiente sem muito espaço para guardar objetos, a divisória de nicho é bem vinda para ajudar na organização / Créditos: foto de Sharath G. by Pexels

Bambu

O bambu é um material versátil, que pode ser utilizado para criar lindas divisórias que deixam a luz natural penetrar no ambiente. E o melhor de tudo, o material pode ser utilizado tanto em decorações clássicas como nas mais despojadas. 

Madeira e corda

Divisórias de madeira e corda deixam o ambiente mais leve e descontraído. Com design moderno e criativo, podem ser utilizadas em todos os espaços da casa, tanto nas partes secas como nas úmidas, porque não há risco do material estragar. 

Divisória de metal

O metal é muito utilizado em ambientes com decoração industrial, mais despojados. As divisórias podem ser feitas de chapas lisas ou com textura, inteiras ou vazadas. Nesse caso, dá para criar diferentes desenhos que darão um toque atemporal à decoração.

O metal também pode ser aplicado na estrutura da divisória, criando peças onde dá para guardar livros, eletrônicos e objetos de decoração.

Divisória de PVC

Para evitar paredes e deixar o espaço mais funcional, a solução é apostar em divisórias de PVC nos apartamentos pequenos. Leve e fácil de instalar, o material fica lindo tanto na área íntima como na área social.

Divisória naval

Composta de painéis que vão do chão ao teto, a divisória naval é moderna e elegante. Oferece muita privacidade ao ambiente com preço bastante acessível.

Divisória de vidro

Divisórias de vidro permitem a passagem da luz, mas não escondem nada, por isso devem ser instaladas em espaços onde a privacidade não é um problema. É um material elegante e versátil encontrado em blocos ou em folhas lisas, fumês ou jateadas.

A imagem mostra uma sala ampla e ao fundo é possível uma porta de vidro de correr servindo como um tipo de divisória.
As portas de correr servem muito bem como divisória de vidro e deixam o ambiente muito aconchegante / Créditos: foto de Pixabay

Qual tipo de divisória tem melhor custo X benefício?

As divisórias de drywall e as de PVC são as mais acessíveis. No entanto, para definir o custo total é preciso considerar a resistência do material, a necessidade de manutenção e a sua durabilidade. 

A imagem mostra várias placas de madeira formando uma pilha e com um zoom no material para ilustrar a importância de verificar o material da divisória.
Antes de escolher a divisória, não deixe de conferir se o material é adequado para aquele ambiente / Créditos: foto de antmoreton by Pixabay

Isso porque materiais mais baratos tendem a exigir reparos frequentes. Por outro lado, divisórias de madeira ou de vidro que, em geral, são mais caras se mostram benéficas a longo prazo, porque valorizam o imóvel e não exigem manutenção.

Procurando pelo apartamento ideal?

Quer morar em um apartamento que atenda o seu estilo de vida? A Luggo tem aluguel facilitado e sem fiador. O espaço é pensado para atender a todas as suas necessidades e as da sua família e conta com serviços on demand como lavanderia compartilhada, bicicleta compartilhada, academia e serviço de diarista.

Muitos condomínios da Luggo têm salão de festas e Espaço Gourmet para você receber todos os seus amigos e parentes em um espaço pensado, exclusivamente, para preparar refeições e celebrar momentos especiais.

Quer morar bem e perto de tudo o que você precisa? Então, alugue com a Luggo

Assine nossa

Newsletter