O aluguel direto com o proprietário é muito procurado por quem quer fugir da burocracia de uma imobiliária ou tem dificuldade para comprovar renda. Mas será que essa é mesmo uma boa ideia?
Resposta rápida: se você alugar com uma empresa especializada, sim.
Nesse caso, o processo é simples e descomplicado. Isso significa que o seu novo lar pode virar realidade em poucos cliques. Parece um sonho, né?
Já o aluguel direto com o proprietário, pessoa física, pode se transformar em um pesadelo. Por que? Muitos donos de imóveis desconhecem as obrigações e direitos do inquilino. Além disso, estão pouco dispostos a negociar o valor do aluguel.
Achou meio confuso? Então, continue a leitura para entender melhor esse assunto. Vamos lá!
Aluguel direto com proprietário ou com empresa especializada?
Alugar um imóvel quando o proprietário é uma empresa especializada evita problemas, já que todo o processo costuma ser simples, rápido e sem burocracia. Ou seja, esse tipo de locação é sinônimo de tranquilidade.
Claro, você já deve ter ouvido falar que o aluguel direto com o proprietário, pessoa física, também é uma boa opção de locação, certo? Isso porque não é preciso enviar mil documentos para a imobiliária.
No entanto, essa facilidade pode esconder algumas armadilhas. Há risco de reajustes abusivos e o valor pago, muitas vezes, está acima dos praticados pelo mercado. Além disso, os problemas tendem a não ser resolvidos com agilidade porque o proprietário costuma não ter parceiros fixos para realizar as manutenções.
Vamos explicar melhor quais são os riscos de alugar um imóvel direto com um proprietário inexperiente. Continue a leitura!
Quais são os riscos do aluguel direto com um proprietário não capacitado?
Muitos proprietários preferem alugar sem o auxílio de uma imobiliária para reduzir custos ou para reajustar o valor do imóvel sem seguir uma regra específica. Só que essa informalidade oferece muitos riscos, como você vai ver abaixo.
Desrespeito a legislação
A Lei Federal nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, estabelece as obrigações e os direitos do inquilino. Essa Legislação garante que o acordo firmado entre as partes seja transparente. Também evita problemas como reajustes abusivos ou a rescisão do contrato antes do tempo predeterminado.
Sendo bem sinceros, quem escolhe alugar direto com o proprietário inexperiente, nem sempre pode contar com essas garantias, já que nem todo mundo sabe elaborar um contrato de acordo com a Legislação.
Risco de golpes
Aluguel barato direto com o proprietário sendo pessoa física, pode esconder um golpe. Quem paga uma taxa de reserva corre o risco de perder o dinheiro se o responsável pela negociação tiver segundas intenções.
Também pode acontecer do contrato ser redigido com informações falsas ou incorretas. Nesse caso, se houver algum problema, o inquilino não terá como recorrer à Justiça para garantir que seus direitos sejam cumpridos, se tiver assinado o documento.
Risco de reajustes abusivos
Quem aluga um imóvel direto com o proprietário pessoa física pode ter outras surpresas desagradáveis. O reajuste pode ser abusivo, obrigando o inquilino a procurar, de uma hora para outra, um novo lugar pra morar.
Além disso, pode ser um problema chegar a um consenso quanto a um valor que agrade as duas partes.
Problemas de relacionamento
Imagine precisar resolver algum problema e não achar o proprietário do imóvel? Isso pode acontecer já que muitos proprietários são ocupados e não têm como dar atenção aos inquilinos.
Além disso, as visitas do proprietário para cobrar o aluguel podem se tornar desagradáveis. Você pode estar com hóspedes em casa e não querer passar por uma saia justa, né?
Todos esses problemas podem azedar a relação entre inquilino e proprietário e tirar o seu sono.
Demora para resolver problemas no imóvel
Imagine que você alugou um imóvel com alguns problemas de vazamentos ou mofos. Nesse caso, o proprietário pode acabar se irritando com as cobranças para reparar o imóvel.
Como você sabe, fazer manutenções no apartamento é uma das responsabilidades do proprietário. No entanto, sem um contrato formal, até mesmo um reparo simples pode demorar para ser resolvido.
Além disso, o proprietário pode alegar que a responsabilidade não é dele. Já pensou? Nesse caso, quem alugou o imóvel pode acabar tendo que arcar com o prejuízo.
Quais as vantagens de alugar com quem entende do assunto?
Quem aluga direto com um proprietário especializado, evita todos esses perrengues, principalmente por ter um contrato de locação que abrange todos os direitos do inquilino, e pela tranquilidade de saber que pode contar com o dono do imóvel.
Ao alugar um imóvel nesse modelo, você tem muitas vantagens, principalmente com a Luggo!
➡ Respeito a Legislação: quem aluga com a Luggo resolve tudo com segurança. O processo é simples, ágil e sem burocracia. Além disso, não é preciso pagar taxas adicionais e nem ter fiador.
➡ Não há risco de golpes: quem aluga com a Luggo dorme tranquilo. O contrato tem cláusulas claras e simples de entender – não tem pegadinha! A Luggo faz parte do grupo MRV&CO, a maior plataforma habitacional de construção civil da América Latina.
➡ Não há problemas de relacionamento: quem aluga com a Luggo, tem o aluguel reajustado anualmente, conforme a Legislação. Assim, você sempre vai saber quanto irá pagar. A cobrança também é simplificada, todos os gastos são compilados em um único boleto. Simples e fácil, né?
➡ Rapidez para resolver problemas no imóvel: os apartamentos da Luggo são novinhos em folha e todos eles são semimobiliados.
Os condomínios contam com um catálogo de serviços on demand como carro compartilhado, bicicletas, lavanderia, smartlocker para receber encomendas e loja de conveniência, que funciona todos os dias.
Além disso, todos os problemas são resolvidos bem rapidinho pela equipe do condomínio. Precisou? Basta chamar o concierge.
Como alugar sem burocracia?
Quer fugir da burocracia na hora de alugar um apartamento? É claro, não é? Então, vem pra Luggo! Aqui, você aluga on-line com toda a segurança. O crédito é analisado na hora, de maneira totalmente digital, assim, você não vai precisar correr atrás de um monte de documentos.
Os condomínios da Luggo ficam perto de tudo o que você precisa: faculdades, escolas, bancos e centros comerciais. Ou seja, você não vai ficar preso no trânsito, caso tenha que resolver algum problema.
Além disso, os condomínios da Luggo são pet friendly – você pode contar com a companhia do seu amigo peludo sempre que quiser frequentar as áreas comuns.
Quer alugar um apartamento e se mudar bem rapidinho? Então, conheça os condomínios da Luggo!