Procurando um imóvel para alugar? Na hora de assinar o contrato, é preciso deixar a pressa de lado e ficar atento a todos os detalhes. Isso porque o chamado golpe do aluguel pode trazer grandes prejuízos financeiros e emocionais a quem busca por uma moradia.
A seguir, explicaremos melhor as características desse golpe e o que fazer para se proteger. Acompanhe!
Como funciona o golpe do falso aluguel?
No golpe do aluguel, um criminoso se passa por proprietário de um imóvel, casa ou apartamento, apresentando documentos e até fotos do local. Porém, para reservar o imóvel, é exigida a antecipação do valor do aluguel. Esse golpe pode ser aplicado em imóveis com diferentes finalidades.
Em imóveis destinados à curta temporada, como férias, carnaval e comemorações de fim de ano, o golpe é mais comum na alta temporada em imóveis localizados em cidades que atraem muitos turistas.
Para convencer o interessado, os criminosos explicam que há muitas pessoas interessadas no imóvel, criando senso de urgência.
No entanto, ao chegar ao local na data previamente acordada, o interessado descobre que ele não está disponível ou que o local indicado nem sequer existe. O valor pago foi transferido a um golpista e dificilmente será recuperado.
Anúncios falsos
Muitos golpistas usam as redes sociais, plataformas de anúncios online e os sites de aluguel para anunciar imóveis que muitas vezes não existem ou que não estão disponíveis para locação.
Em geral, os anúncios de aluguel são atraentes com as fotos detalhadas de todo o espaço. O valor cobrado, no entanto, costuma estar muito abaixo dos praticados pelo mercado e a negociação é realizada diretamente com o proprietário.
Os golpistas também apresentam documentos e contratos falsos para que a vítima acredite na veracidade da negociação.
Visita ao imóvel
Existe a possibilidade de que o fraudador permita, e até ofereça, que o interessado visite o imóvel. Para isso, ele retira as chaves da casa ou apartamento na imobiliária, se passando por um eventual interessado na locação.
Feito isso, o golpista leva a vítima até o local para uma visita, como se fosse o proprietário. Nesse caso, fica ainda mais difícil constatar que se trata do golpe do aluguel de imóveis.
Urgência para realização de depósitos ou taxas
Outra característica do golpe do aluguel é a urgência para realizar o pagamento de taxas e adiantamentos para concluir a transação, assim o interessado não terá tempo de pesquisar melhor e perceber que está caindo em um golpe.
Tenha atenção com negociações apressadas, principalmente quando o imóvel não fica na cidade onde você mora e não é possível visitar a propriedade.
Como se proteger do golpe do aluguel?
Para não cair no golpe do aluguel, tome as seguintes medidas:
➡ Verifique a legitimidade da locadora de imóveis: alugue de empresas conhecidas e com boa reputação no mercado, como a Luggo. Pesquise sobre os imóveis disponíveis para locação e leia avaliações ou depoimentos de quem já utilizou os serviços da empresa.
➡ Não faça pagamentos antecipados: não pague taxas e nem adiantamentos antes de assinar o contrato de locação e visitar o imóvel. Os documentos só devem ser assinados presencialmente ou em plataformas digitais seguras.
➡ Consulte o cartório de registro de imóveis: analise os registros do imóvel para confirmar se o locador é mesmo o proprietário. Também é necessário verificar se há pendências legais, evitando complicações futuras.
➡ Desconfie de e-mails e sites suspeitos: não responda e-mails não solicitados e verifique se o domínio do site é legítimo. Desconfie de anúncios mal formatados ou com erros de português. Valores mais baixos que os praticados pelo mercado também acendem um sinal de alerta.
➡ Procure indícios de fraude: faça uma busca das fotos no Google para verificar se pertencem a outro anúncio. Informações inconsistentes e a dificuldade de obter respostas também são sinais que o anúncio é falso. Muitos golpistas evitam encontros presenciais e só se comunicam por mensagem. Além disso, demoram para marcar a data da visitação do imóvel.
Como agir se cair em um golpe?
Se você cair no golpe do aluguel, tome as seguintes providências:
➡ Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou online. Assim, será possível dar início às investigações e tentar reaver o valor pago.
➡ Informe a plataforma onde o falso anúncio foi publicado sobre a fraude. Assim, a publicação será removida, evitando que outras pessoas sejam vítimas do golpe.
➡ Procure um advogado especializado em direito imobiliário, para se informar sobre quais ações podem ser tomadas para evitar problemas futuros.
Aluguel seguro e descomplicado é com a Luggo!
O golpe do aluguel é uma prática criminosa que traz prejuízos financeiros a um número cada vez maior de pessoas. Por isso, ao alugar um imóvel busque uma empresa idônea e com grande experiência no mercado, como a Luggo.
A Luggo descomplica o aluguel, todo o processo de locação é simples, rápido e sem burocracia. E o melhor de tudo: muito seguro! As etapas são 100% digitais e você pode escolher o imóvel e agendar a visita diretamente pelo site.
Os condomínios da Luggo oferecem muitas comodidades aos Luggers como coworking, area de lazer, espaço pet e espaço kids, onde os pequenos podem se divertir com toda a segurança e comodidade.
Contam ainda com bicicletário, chopeira e salão de festas, onde dá para receber os convidados com todo o conforto, sem bagunçar o apartamento.
Quer morar vivendo com tudo o que você precisa e alugar com toda a segurança? Então, não perca mais tempo! Alugue um Luggo agora mesmo!