Um bom projeto de iluminação torna os espaços mais bonitos e aconchegantes, destacando móveis e objetos de decoração. Nesse cenário, a iluminação com LED se sobressai, já que é sustentável e bastante durável, tornando-se uma solução alternativa e ecologicamente correta para casas e apartamentos, incluindo, é claro, os imóveis alugados.
Além de reduzir os gastos com a conta de luz, esse tipo de iluminação é versátil e resistente a impactos, por isso, pode ser utilizada tanto nas áreas internas quanto nas externas.
Quer saber um pouco mais sobre como utilizar essa iluminação inteligente? Então, continue a leitura do post!
Como usar a iluminação com LED?
Uma boa iluminação é imprescindível para o conforto e o bem-estar dos moradores. Além disso, deixa os espaços mais convidativos, o que é ideal para quem gosta de receber amigos e familiares em casa.
E, o melhor de tudo, os moradores podem utilizar a iluminação com LED tanto na iluminação direta quanto na indireta.
No entanto, vale ressaltar que antes de alterar o projeto luminotécnico de um imóvel alugado é necessário analisar o contrato e discutir o assunto com o proprietário.
Quais são os 3 tipos de iluminação mais usadas?
Além da luz natural, é possível utilizar três tipos de iluminação nos diferentes ambientes de uma casa ou em uma decoração de apartamento alugado. Confira quais são elas:
1. Iluminação direta
É uma iluminação clara, que incide diretamente sobre os objetos. Em geral, é utilizada em áreas destinadas ao trabalho como a mesa do escritório e a ilha da cozinha.
A iluminação direta também é utilizada para evidenciar um ponto específico como obras de arte e projetos paisagísticos ou para ambientes mais intimistas, diminuindo as luzes ao redor.
2. Iluminação indireta
Em contrapartida, a iluminação indireta tem o objetivo de iluminar diferentes espaços de forma uniforme, deixando-os mais aconchegantes. A luz mais disseminada é decorrente do reflexo da luz nas paredes e no teto.
No entanto, não é necessário escolher entre a iluminação direta e a indireta. Muito pelo contrário: elas podem se complementar para criar diferentes ambientes em um mesmo cômodo.
No quarto das crianças, por exemplo, pode receber pontos focais sobre uma mesa de jogos e a iluminação indireta para o espaço dedicado a outras brincadeiras.
3. Iluminação linear
A iluminação linear tem um foco de luz direcionado, dando destaque a objetos de arte, estantes e outros detalhes da decoração de apartamento alugado. Ela é mais um complemento ao projeto decorativo do ambiente.
Se você ainda está se perguntando como fazer iluminação de apartamento, acompanhe o próximo tópico e tire as suas dúvidas sobre qual iluminação de LED é a ideal para cada ambiente!
Procurando o apartamento dos sonhos? Conheça a Luggo!
Qual iluminação com LED utilizar em cada ambiente?
A iluminação quente com temperatura de cor de até 3000K proporciona brilho suave, levemente romântico. É perfeita para quartos, sala de televisão e outras áreas dedicadas ao descanso da família. Nos dias mais frios do ano, a luz quente adiciona um toque caloroso ao ambiente deixando os moradores mais confortáveis.
Já a luz neutra, com temperatura de cor de 3000K a 5000K, ilumina bem o espaço, facilitando a realização de diversos trabalhos manuais. Sua cor levemente amarelada é mais comumente utilizada em banheiros, cozinhas e lavanderias.
A luz fria, com temperatura de cor acima de 5000k, é ideal para escritórios, bibliotecas e áreas onde serão executadas tarefas que demandam atenção.
Existem desvantagens da iluminação com LED?
A iluminação com LED apresenta algumas desvantagens. Ambientes muito amplos, por exemplo, tendem a não ficar bem iluminados com esse tipo de lâmpada, uma vez que a sua luminosidade é direcional. Por isso, pode ser necessário utilizar mais lâmpadas.
Além disso, como se trata de uma tecnologia mais nova, o custo das lâmpadas de LED tende a ser mais alto do que o das lâmpadas tradicionais. No entanto, o investimento é recompensado com a economia nas contas de energia.
Opções que não alteram a estrutura do imóvel
Algumas opções de iluminação com LED não alteram a estrutura do apartamento e, portanto, podem ser utilizadas por quem mora em apartamento alugado para deixar os espaços ainda mais bonitos. A seguir, veja alguns exemplos:
Fita de LED
As fitas de LED dão um ar de modernidade ao ambiente, o que atrai especialmente o público mais jovem. Tem o preço bastante acessível e costumam ser instaladas em banheiros, salas de estar, cozinhas e até corredores.
Arandela
Arandelas são boas opções para iluminar salas de estar, corredores e halls com rapidez e praticidade. Também oferecem iluminação de apoio para salas de estar, cozinhas e escritórios.
Abajur
O abajur oferece maior conforto visual para quem deseja ler um bom livro no fim do dia ou prefere assistir filmes e séries em ambientes mais intimistas.
Símbolo de conforto visual, se ajusta aos mais diversos estilos de decoração, do romântico ao industrial.
Plafon
Os plafons oferecem iluminação de apoio, aumentando o conforto visual dos moradores. Os modelos de sobrepor são os mais indicados para imóveis alugados, uma vez que a instalação não requer mudanças estruturais.
Lustre
Lindos e cheios de estilo, lustres são o coração da sala de estar. Podem ser encontradas em diversos materiais que vão do ferro ao vidro.
Também são boas opções para espaços alugados, uma vez que podem ser removidos e reinstalados com muita facilidade.
Leia também: Reforma em apartamento alugado: entenda tudo!
E se o problema for o layout do apartamento?
Muitas vezes, apesar de optarmos por mudanças na decoração e na iluminação, no fundo, desejamos um apartamento mais funcional, que se ajuste melhor às nossas necessidades.
A Luggo conta com apartamentos projetados para priorizar conforto e funcionalidade, assim você encontra o espaço perfeito para decorar cada espaço como sempre sonhou.
Na Luggo, o aluguel é rápido e simplificado, e os Luggers têm ainda o serviço de aluguel de móveis por assinatura, assim você pode se mudar quando quiser sem ter que gastar demais.
A ação também é ideal para quem se preocupa com o meio ambiente, já que assim não haverá móveis descartados depois de um certo tempo.
Quer saber mais sobre as vantagens de morar vivendo? Então, conheça nossos condomínios!