share

Dicas de Aluguel

Apartamento mobiliado ou semimobiliado? Saiba a diferença!

18/11/2022

8min de leitura

Time Luggo

Editor de Conteúdo

Time Luggo
Apartamento mobiliado ou semimobiliado? Saiba a diferença!

Procurando um imóvel para alugar? Um apartamento mobiliado com armários e eletrodomésticos como fogão, geladeira e máquina de lavar é o mais procurado por quem não tem muito dinheiro no bolso, mas não abre mão de alugar um espaço aconchegante para morar sozinho.

Esse tipo de imóvel também é o preferido de quem acabou de mudar de cidade ou vai ficar pouco tempo no novo endereço. É o caso de estudantes e profissionais que vão fazer um curso de aperfeiçoamento e não vão ficar no local por mais de um ano. Ainda, há os recém-casados que querem comprar um imóvel mas ainda não conseguiram juntar a grana da entrada.

Imagem de um apartamento mobiliado, com vista da sala e de parte da cozinha
A Luggo tem apartamentos perfeitos para quem não quer levar móveis na mudança para o apartamento novo

Mas será que vale a pena alugar um apartamento mobiliado? Ou será que é melhor escolher um semimobiliado? É o que você vai descobrir agora! 

O que tem em um apartamento mobiliado?

O apartamento mobiliado já vem com todos os móveis e eletrodomésticos que os locatários usarão no dia a dia. Ou seja, o imóvel pode ter sofá, cama, mesa, cadeiras, cortinas, espelhos, geladeira, fogão e o que mais o proprietário oferecer.

Além disso, muitas vezes o espaço conta com aparelhos de TV, ar-condicionado e até micro-ondas. Ou seja, é só chegar e se instalar. 

Qual é a diferença de um apartamento mobiliado e de um semimobiliado?

Como explicamos, o apartamento mobiliado é bem completo e tem itens como armários, sofás, mesas, cadeiras, geladeira, micro-ondas e fogão. Também conta com objetos de decoração e utensílios como panelas, pratos e até talheres. Esse tipo de imóvel costuma ficar disponível quando os proprietários mudam de cidade ou de país e levam apenas roupas e objetos pessoais. 

Já o apartamento semimobiliado geralmente vem com alguns armários, como nos quartos, cozinha e banheiro. Assim, ao se mudar os moradores poderão organizar o apartamento rapidinho, colocando todas as coisas no lugar. 

Imagem de um corredor de apartamento, com vista para as portas que dão entrada aos quartos
Ao se mudar para um apartamento completamente vazio, não se esqueça de verificar se a água, a energia e a internet estão ligadas. Além da falta de móveis, esses serviços podem ter sido cortados / Créditos: imagem de Ulrich Dregler por Pixabay

Não tem uma regra sobre o que há no apartamento semimobiliado, mas ele com certeza tem menos móveis e aparelhos eletrônicos do que um apartamento pronto para morar, como é o caso dos apartamentos mobiliados. 

Como você sabe, quase ninguém que se muda tem armários e comprar e montar os móveis no devido lugar, leva um certo tempo. Por isso, um apartamento semimobiliado torna todo o processo de mudança muito mais simples e prático.

Vale a pena alugar apartamento mobiliado?

Alugar um apartamento mobiliado oferece muitas vantagens aos inquilinos. Por esse motivo, a demanda por esse tipo de imóvel vem crescendo muito ao longo dos anos. Entre as principais vantagens, vale destacar:

Maior custo-benefício

Em geral, o aluguel de um apartamento mobiliado é mais alto do que o de um vazio. Assim, ao se mudar para um espaço com móveis e eletrodomésticos, o inquilino não precisará comprar nenhum desses itens, não gastará com frete da transportadora e nem com a montagem de armários.

Já ao se mudar para um apartamento vazio, o inquilino terá que fazer um grande investimento inicial, já que precisará comprar todos os móveis e eletrodomésticos antes de se mudar.

Tempo de aluguel

Quem vai mudar de cidade para fazer um curso ou um treinamento, por exemplo, pode optar por um apartamento mobiliado, facilitando todo o processo de mudança. Além de economizar com transporte e compra de móveis.

Caso seja um curso de 5 anos, como certos tipos de graduação, talvez valha a pena comprar os móveis, por isso, não deixe de levar em conta o tempo de aluguel.

Imagem de duas pessoas, um homem e uma mulher, mexendo em caixas de mudança. A mulher segura uma fita durex para fechar as caixas
Se você vai mudar de cidade para estudar, conte com a ajuda de familiares e amigos para transportar seus móveis e economizar / Créditos: foto de Anastasia Shuraeva

Móveis do tamanho certo

Quem muda para um apartamento mobiliado conta com um espaço funcional e organizado com móveis do tamanho certo. Todo o espaço é pensado para que os moradores se sintam confortáveis e possam realizar todas as atividades com mais facilidade.

Já quem leva os móveis antigos para um apartamento vazio pode comprometer a funcionalidade e a decoração, já que nem todos os itens ficarão bem-dispostos no novo ambiente. Assim, será preciso comprar novas peças, o que, é claro, costuma gerar muitos gastos.

A mudança é mais rápida

Quem quer mudar assim que assinar o contrato deve optar por um apartamento mobiliado. Depois de assinar o contrato, é só se mudar. Assim, basta organizar roupas e objetos pessoais sem a necessidade de comprar móveis, contratar um caminhão de mudanças e esperar a montagem dos itens para se mudar.

Imagem de um casal composto por um homem e uma mulher, sentados em um sofá ainda coberto e com caixas ao seu redor. Provavelmente são recém mudados para o apartamento
Para quem é transferido no trabalho com frequência, um apartamento mobiliado pode trazer mais tranquilidade para a rotina / Créditos: foto de Ketut Subiyanto por Pexels

Cuidados ao alugar um apartamento mobiliado

Claro, para evitar problemas futuros, é importante observar alguns cuidados ao alugar um apartamento mobiliado.

Confira o estilo da decoração

Quem aluga um imóvel vazio pode decorar cada cômodo de acordo com o seu estilo. Já quem opta por um mobiliado não tem como interferir tanto na decoração. No entanto, o inquilino pode pendurar quadros nas paredes, trocar as cortinas, mudar os móveis de lugar e colocar tapetes pela casa para deixar o espaço mais bonito.

Ou seja, no apartamento vazio basta usar a criatividade para deixar a casa cheia de personalidade, com a cara de quem alugou, enquanto que no mobiliado, isso nem sempre é possível.

Faça uma vistoria detalhada

Para evitar problemas, a vistoria deve ser detalhada. Todos os eletrodomésticos precisam ser testados para verificar se estão funcionando bem. Até mesmo os pequenos objetos devem ser vistoriados e os defeitos, reportados ao locador. 

Também é preciso verificar o estado da mobília e da decoração. Isso evitará problemas futuros que possam causar prejuízos para os proprietários ou para os inquilinos, que podem acabar tendo que pagar por defeitos que não causaram.

Confira se o preço do aluguel é justo

O aluguel de um apartamento mobiliado costuma ser 15% mais alto do que o de um vazio. Portanto, antes de assinar o contrato, confira se o valor pago é justo e compatível com os praticados pelo mercado.

Vale lembrar que mesmo optando por um imóvel mobiliado, o inquilino pode precisar comprar alguns objetos. Isso, é claro, deve ser levado em conta na hora de fechar o negócio.

Alugue com um proprietário experiente

Nada melhor do que alugar um apartamento com um proprietário experiente, né? Isso tende a garantir um contrato detalhado, com  todas as informações sobre valor, vencimento e formas de pagamento.

Imagem de duas caixas de papelão, elas são iguais e estão dispostas em cima de uma mesa de madeira
Nunca aceite acordos sem ter um contrato por escrito, assim você se muda com tranquilidade e não vai desejar desocupar o imóvel tão cedo / Créditos: foto de Karolina Grabowska

Além disso, o documento precisa prever quem será responsável pelo conserto dos eletrodomésticos e móveis. Todas essas questões são muito mais fáceis de negociar quando o contrato é firmado com quem realmente entende do assunto.

Quando alugar um apartamento sem móveis?

É mais vantajoso alugar um apartamento vazio quando o inquilino tem móveis e eletrodomésticos que cabem perfeitamente no imóvel. Essa opção também deve ser a escolha de quem não abre mão de decorar o espaço do seu jeito com peças de design exclusivo, por exemplo.

No entanto, há decorados onde os moradores poderão viver com todo o conforto, sem precisar comprar mais nada. A Luggo tem apartamentos semimobiliados com armários nos quartos, nos banheiros e na cozinha, espelho e box nos banheiros, cooktop na cozinha e varal na área de serviço.

Imagem de um homem e uma mulher brincando com uma criança, menina, em um quarto de criança com brinquedos
Se você está buscando um local estável para a família, um apartamento sem móveis pode ser ideal para adaptar o espaço de acordo com as necessidades da família / Créditos: foto de Pavel Danilyuk por Pexels

Apartamentos 100% mobiliados na Luggo!

Quer morar no imóvel dos seus sonhos? A Luggo tem opções de apartamentos 100% mobiliados, entregues com cama box, mesinha de cabeceira, sofá, rack, mesa de jantar e cadeiras. Algumas unidades, como os apartamentos do Luggo Lindoia, contam ainda com kit eletro com geladeira, fogão, depurador de ar e micro-ondas. É só entrar e pendurar a placa de lar doce lar!

E você? Tá esperando o que para começar a morar vivendo? Entre em contato com a Luggo e alugue o apartamento com tudo o que você precisa!

Assine nossa

Newsletter